Associação Comercial de Campinas promove a 5ª Semana de Negócios e Empreendedorismo

Principal plataforma de eventos voltados à cultura empreendedora do interior de São Paulo será realizada de 16 a 20/10. Inscrições abertas

A 5ª edição da Semana de Negócios e Empreendedorismo (SNE) será realizada pela Associação Comercial de Campinas (ACIC) e pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-Campinas) de 16 a 20 de outubro. As atividades ocorrem no Vitória Hotel Concept (dias 16, 17 e 18) e no Expo D. Pedro (dias 19 e 20). A SNE é a principal plataforma de eventos do interior paulista, voltada ao fortalecimento da cultura empreendedora de Campinas e região. A iniciativa marca o Mês do Empreendedor na cidade. Exceto o encerramento, que ocorre das 8h30 às 12h, todas as demais atividades serão realizadas no período da noite, das 18h30 às 22h. As inscrições devem ser feitas pelo site: www.semanane.com, pelo telefone (19) 2104-9200 ou e-mail: atendimento@acicampinas.com.br.

A programação da SNE é composta por cinco eventos que ocorrerão durante toda a semana. O gerente-executivo da ACIC, Leandro Diniz, ressalta o alto grau de excelência dos conteúdos apresentados. “Nesses quatro anos já foram mais de quatro mil empreendedores impactados, aproximadamente 100 palestrantes convidados e em torno de 310 horas de conteúdos com temas voltados à inspiração, inovação, educação empreendedora e ao networking, destinados à capacitação de gestores e empreendedores, bem como ao desenvolvimento de empresas de diferentes portes e áreas de atuação”, esclarece Diniz. De acordo com ele, a previsão é de mais de 2 mil participantes, um crescimento de aproximadamente 25% em comparação à edição de 2016.

Para a vice-presidente da Associação Comercial de Campinas, Adriana Flosi, a SNE consolida o trabalho desenvolvido pela entidade para o fortalecimento do empreendedorismo em Campinas e região. “A ACIC tem uma atuação propositiva nesse sentido. Tanto que atuou, ao lado da Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, para melhorar o quesito “Ambiente Regulatório”, um dos sete analisados pela organização Endeavor para a elaboração do Índice de Cidades Empreendedoras - Brasil”, lembra Adriana. Como resultado, de 2015 para 2016, Campinas subiu de 24º para 9º lugar nesse quesito, o que contribuiu para elevar a cidade de 5ª a 3ª colocada no ranking nacional.

Programação

O "Click – Ideias que inspiram" abre a programação na segunda-feira, dia 16. Palestrantes convidados apresentarão tendências e soluções disruptivas para a sociedade e para os negócios, instigando os participantes sobre como se preparar para o futuro. Entre os nomes já confirmados estão a PhD em medicina espacial, Thais Russomano, conselheira do projeto holandês Mars One, que pretende colonizar Marte na próxima década; o chef Rossano Linassi, consultor em gastronomia e principal referência na introdução de insetos na alimentação humana no Brasil; Adalberto Maluf, diretor de Marketing, Sustentabilidade e Novos Negócios da BYD, gigante chinesa reconhecida em nível global pela inovação e excelência tecnológicas no segmento energético; e Iana Barenboim, sócia do Olabi Makerspace organização social focada em promover a diversidade na produção de tecnologias que faz parte da rede global de FabLabs do MIT.

Na terça, 17, ocorre o "Inova Day". O formato do evento possibilitará compreender a importância da implantação de uma cultura de inovação dentro de uma empresa para permanecer relevante no mercado, a partir da apresentação de modelos de negócios que são referência e nos conceitos empregados por esses empreendimentos. O CEO da Atmo Educação, sócio e membro do conselho da Unità Educacional e da Inova Consulting, Marcelo Veras e o presidente e CEO da Inova Consulting e da Inova Business School, Luís Rasquilha, estão entre os palestrantes confirmados para o Inova Day, que também contará com outros grandes especialistas no assunto. Entre eles estão Mauro Oliveira, VP de inovação e desenvolvimento de negócios da CI&T; e Bruno Stefani, gerente sênio de comunidades e inovação da AMBEV.

A quarta-feira, 18, será destinada ao "Fórum de Transformação Digital". No evento, serão abordadas as diferentes maneiras de agregar valor a uma empresa e revolucionar suas estratégias de marketing e vendas, a partir do potencial das inúmeras transformações que ocorrem de forma exponencial no universo digital. Maurício Vargas, CEO e fundador do ReclameAQUI, será um dos palestrantes. Estão confirmadas as participações de Sérgio Alexandre, sócio e líder de transformação digital da PwC; Cláudio Souza, diretor de inside sales da ReachLocal; David Dias, head de canais e ecossistemas do IBM Watson; Rafael Caetano, diretor de vendas online da Porto Seguro; Ricardo Blancas, vice-presidente de vendas da SAP – Business One; além do presidente da ACIC, Guilherme Campos, a vice-presidente Adriana Flosi e o gerente- geral Leandro Diniz.

Na quinta-feira, 19, será realizada a segunda edição do "Day1x". O evento é derivado do "Day1", criado pela Endeavor para incentivar pessoas que sonham alto em seus negócios. O "Day1x" é composto por palestras de empreendedores de destaque que compartilham suas histórias de superação abordando o dia decisivo para a transformação de suas vidas. Neste ano, estão confirmadas as participações de nomes como o de Manuella Curti, CEO da Filtros Europa; Arione Diniz, fundador da rede Óticas Diniz; Igor Morais, fundador da Kings Sneakers; Odery e Maurício Cunha, proprietários da Odery Drums e, Carlos Neto, CEO da MATERA Systems.

Igor Morais nasceu em uma banca de jornal na Cracolândia, passou por inúmeras dificuldades e hoje é dono de um negócio de sucesso. Manuella, aos 26 anos, enfrentou duas tragédias familiares e se viu obrigada a largar a recém-iniciada carreira de advogada para assumir a direção da empresa, fundada por seu pai. Diniz, ainda muito jovem, tímido e gago, superou seus desafios pessoais para construir seu próprio caminho e fundar a maior rede de óticas do Brasil. Por meio destas e de outras histórias emocionantes, o público encontra inspiração nos erros e acertos daqueles que venceram diferentes percalços para alcançar o sucesso empreendedor.

A programação da 5ª SNE termina na sexta, 20, com a atividade AC Networking Meeting, realizada no Expo D. Pedro, das 8h30 às 12h. André Castilho, referência internacional em Storytelling para marcas será um dos palestrantes. Outro nome confirmado é Yuri Trafane, sócio diretor da Ynner Treinamentos. O evento será uma oportunidade para ampliar o conhecimento sobre a arte da negociação, expandir a rede de relacionamentos e fomentar a geração de negócios, bem como para compartilhar ideias, conteúdos empreendedores e experiências.

Agenda:

16/10, das 18h30 às 22h00 - "Click – Ideias que Inspiram" (Vitoria Hotel)
17/10, das 18h30 às 22h00 - "Inova Day" (Vitoria Hotel)
18/10, das 18h30 às 22h00 - "Fórum de Transformação Digital" (Vitoria Hotel)
19/10, das 18h30 às 22h00 - "Day1x" (Expo D. Pedro)
20/10, das 08h30 às 12h00 - "AC Networking – Meeting" (Expo D. Pedro)

Serviço:

5ª Semana de Negócios e Empreendedorismo
Local: Vitória Hotel Concept. Av. José de Sousa Campos, 425, Cambuí / Expo D. Pedro. Parque D. Pedro Shopping - Campinas
Data: de 16 a 20 de outubro
Mais informações e inscrições: semanane.com/

Fonte: assessoria de imprensa 

comentário(s)