Fazenda Santa Elisa do IAC sedia a 2ª Corrida e Caminhada do Café

Interessados devem se inscrever pela internet até 17/11. Prova será realizada no dia 19/11, às 8h30

Corrida e Caminhada do Café Campinas Instituto Agronômico de CampinasAtualizado em 16 de novembro

A 2ª edição da Corrida e Caminhada do Café será realizada no dia 19 de novembro, na histórica fazenda Santa Elisa, principal centro experimental do Instituto Agronômico de Campinas (IAC). A largada será a partir das 8h30, com percurso de 6 km, passando pelos principais pontos do local. As inscrições, que se encerrariam no feriado do dia 15, foram prorrogadas até sexta, dia 17, pela internet.

Nos seis quilômetros do percurso dentro da fazenda Santa Elisa, os participantes vão conhecer um pouco mais da história e da importância da cultura cafeeira na região de Campinas e no Brasil, como o Centro de Café Alcides Carvalho e plantações experimentais de café.

O centro experimental começou a ser formado em 8 de fevereiro de 1892, quando foi instalado o campo de demonstração do IAC em terras da então ‘Chácara Santa Elisa’.

A madrinha da Corrida do Café é a pentacampeã do heptatlo, Conceição Geremias, um dos maiores nomes do atletismo feminino, com três participações em olimpíadas, que começou a dar os primeiros passos no esporte no local, aos 13 anos. Sexta filha de uma família de oito irmãos, Conceição Geremias recorda-se que morou com os pais na histórica Fazenda Santa Elisa até por volta de 1977. Tornou-se nacionalmente conhecida ao conquistar a medalha de ouro no heptatlo nos Jogos Pan-Americanos de 1983, em Caracas.

Os seis quilômetros que serão percorridos na corrida e caminhada mostram aspectos históricos da fazenda Santa Elisa, principal centro experimental do IAC. A fazenda tem 692 hectares e 14 quilômetros de divisas e abriga sete centros de pesquisas do IAC – Café, Grãos e Fibras, Horticultura, Solos, Ecofisiologia e Biofísica, Fitossanidade e Recursos Genéticos Vegetais. Os prédios de pesquisas, administração, laboratórios e estufas são rodeados por bosques, gramados e coleções raras de plantas nativas e exóticas. As primeiras águas do Ribeirão Colombo, afluente do rio Piracicaba, nascem nessa área ambiental.

O percurso, corrida e caminhada, dentro da fazenda Santa Elisa, contempla a passagem por ruas com cafés plantados, lagos, plantações variadas, o histórico Centro de Café que tem o nome do renomado pesquisador Alcides Carvalho e o bambuzal em forma de corredor plantado pelo Barão Geraldo de Rezende para a sua filha albina se proteger do sol.

Serão premiados com troféus os cinco primeiros colocados na corrida geral, masculino e feminino, e com medalhões os três primeiro colocados de cada categoria (masculino e feminino), em cada uma das faixas etárias. Para as crianças de cinco a dez anos ocorre a Corrida Kids, com no máximo 50 participantes, com percurso para cada faixa etária, masculino e feminino.

Serviço:

2ª Corrida e Caminhada do Café
Local: Fazenda Santa Elisa do Instituto Agronômico de Campinas (IAC). Av. Doutor Theodureto de Almeida Camargo, 1500, bairro Jardim Nossa Senhora Auxiliadora – Campinas
Data: 19 de novembro
Horário: largada às 8h30
Inscrições: entre R$ 42 e R$ 85 – até 17/11
Inscrições: até dia 17, pelo link corpuseventos.com.br

comentário(s)