5ª edição do Comida di Buteco 2014 em Campinas e região reúne 24 bares participantes

Concurso que vai eleger o melhor petisco da RMC será realizado de 11/04 a 04/05

Comida di Buteco Campinas 2014Atualizado em 9 de abril

Começa na sexta, 11 de abril, e segue até dia 4 de maio, a 5ª edição do Comida di Buteco 2014 em Campinas e região. O primeiro e maior concurso gastronômico do país, que nasceu em Belo Horizonte e celebra aniversário de 15 anos, terá 24 botecos participantes espalhados por Campinas, Jaguariúna e Sumaré (eram 25, mas o bar Rancho Maria Bonita, em Joaquim Egídio, não vai mais participar).

Além de votar no tira-gosto mais gostoso, público e júri terão quase um mês para avaliar a simpatia e a qualidade do atendimento, a higiene do local e, claro, a temperatura das bebidas servidas. A auditoria dos votos é feita pelo Instituto Vox Populi. “Diferente do ano passado, Campinas não terá ingredientes obrigatórios (em 2013 os ingredientes eram mandioca e/ou linguiça). Cada boteco terá total liberdade para criar e apresentar seu melhor petisco”, explica Veridiana Weinlich, coordenadora do Comida di Buteco Campinas.

Campinas foi escolhida em 2010 para ser a primeira cidade do estado de São Paulo a receber o evento graças à sua “alma botequeira”, já que a cidade tem botecos que funcionam ininterruptamente desde a década de 1940. Isso mostra que os moradores respeitam e cultuam suas raízes, assim como os habitantes dos demais municípios da região, que comprovaram a vocação para o evento visitando os botecos em Campinas nos primeiros dois anos de concurso, de acordo com a avaliação da organização do Comida di Buteco. Esse movimento turístico foi sentido pelos bares participantes e comprovado pela auditoria de votos da Vox Populi nas quatro edições anteriores do concurso, ainda segundo os organizadores.

Mais sobre o Comida di Buteco

O concurso é realizado em 16 cidades brasileiras simultaneamente, com a proposta
 de fazer de abril e maio os meses da cozinha de boteco no Brasil. As cidades participantes são: Campinas, São Paulo (capital), São José do Rio Preto e Ribeirão Preto (SP); Rio de Janeiro, Goiânia, Fortaleza, Belém, Manaus, Salvador. Minas Gerais: Belo Horizonte, Montes Claros, Ipatinga, Poços de Caldas, Uberlândia e Juiz de Fora.

Para participar são escolhidos os botecos classificados pela realização do concurso como “espontâneos”, ou seja, aqueles em que os proprietários, obrigatoriamente, administram o negócio; suas histórias e dia a dia comungam com a identidade dos donos, que na maioria das vezes contam com a força de trabalho de mais pessoas da família.

Cada participante cria um petisco para concorrer. O público e um corpo de jurados tem que visitar os botecos e votar em cédulas distribuídas para os clientes no local. A média entre os quesitos avaliados garante o resultado da premiação. São avaliados de 1 a 10, a higiene, atendimento, temperatura da bebida e o petisco (que leva 70% da nota). O voto do júri vale 50% e do público 50%. 

Em 2013, a Coxinha de Joelho do Boteco do André, de Joaquim Egídio, foi o petisco vencedor em Campinas. Em segundo lugar ficou o Bolinho de linguiça com mandioca chips do Buteco Rancho Vô Joaquim (no bairro Guanabara, 1º lugar em 2012) e o terceiro foi o Almofadinha Mineira do Bar do Bigodi e da Tia Eli (na Vila Nova). 

Confira a lista de botecos e os petiscos participantes em Campinas e região:

Alzirão Empório e Bar (ALZIRÃO ESPECIAL AO MOLHO DO CHEFF)
Bar da Vendinha (LANCHE DE CORDEIRO)
Bar do André, o Rei do Mé (FUNDO DE QUINTAL)
Bar do Bigodi e da Tia Eli (TROUXINHA MALUCA)
Bar do Cação (SADAN II)
Bar do Carioca (PHí & O PHó)
Bar do Fernando (CARPACCIO DE LAGARTO)
Bar do Jackson (INHOQUINHO)
Bar do Nicola (BRAZUCA)
Bar Preste Atenção (X-MISERIA)
Boteco do André (RISOLIS DE FRALDINHA)
Botequim da Estação (Jaguariúna) (PORCAO DE PICANHA SUINA)
Botequim da Zepha (PUNHETELA)
Buteco Rancho Vô Joaquim (CROQUETE DE CARNE SECA)
Casa Du e Du (DU BOLA)
Cultura de Bar (BOMBADINHO BOVINO)
Estação Barão (BOI A BAFO)
Mostardinha (LINGÜIÇA DE PERNIL AO AVESSO)
Nosso Bar (SANDUICHE DE PASTRAMI E ALICHELA)
O Bar da Árvore - Maple Beer (TROUXINHAS DE ROSBIFE CASEIRO)
Quiosque da Horta (BERINJELA DA HORTA)
Rei do Joelho (PASTEL DE JOELHO COM CATUPIRY)
Seo Jorge (Sumaré) (FILEZINHOS DE COSTELA)
Tapera do Wandeco (SERGIO MALANDRO GLU-GLU-GLU)

Clique aqui para conferir todos os endereços dos bares e detalhes dos petiscos

Fonte: assessoria de imprensa

Confira fotos de alguns dos petiscos do Comida di Buteco 2014 em Campinas e região (fotos - crédito: Clóvis Cordeiro) 

comentário(s)