Comida di Buteco Campinas 2017: tem cereal nos peticos!

8ª edição do evento gastronômico na cidade será realizado entre os dias 14/04 e 07/05. No total, 26 bares, incluindo de Jaguariúna e Valinhos, concorrem ao prêmio

Comida di Buteco campinasEm sua oitava edição em Campinas, o evento gastronômico Comida di Buteco será temático em 2017. Os cereais estarão nas receitas dos 26 bares que competem pelo título de melhor boteco de Campinas. O concurso reúne estabelecimentos de Campinas, Jaguariúna e Valinhos e ocorre entre os dias 14 de abril e 7 de maio. Pelo segundo ano consecutivo, os petiscos terão o preço máximo de R$ 25,90.

De acordo com a organização, a escolha do cereal (arroz, aveia, linhaça, milho, quinoa, trigo, entre outros) como tema este ano visa estimular a pesquisa da cultura gastronômica por parte dos bares, a criatividade e a pluralidade no uso de recursos, ingredientes e histórias. Além disso, o cereal está na base da cadeia alimentar do brasileiro do norte ao sul do país, e é uma categoria de alimentos que está nos primórdios da alimentação humana, desde que o homem começou a cultivar seus alimentos. Também apresentam uma grande diversidade, não sofrem com a sazonalidade no Brasil e existem várias opções de custo baixo, permitindo receitas criativas sem incremento no custo do petisco. 

A eleição do melhor boteco terá votos do público e de um corpo de jurados, que conta com gastrônomos, jornalistas e botequeiros de carteirinha. O público e júri deverão avaliar o tira-gosto, a simpatia e a qualidade do atendimento, a higiene do local e, claro, a temperatura das bebidas servidas. A auditoria dos votos é feita pelo Instituto Vox Populi.

Assim como no ano passado, em 2017 haverá o concurso nacional, no qual os vencedores de cada cidade disputam entre si o prêmio de melhor boteco do Brasil.

A festa de premiação será no dia 22 de maio, a partir das 19h, no Espaço Santa Maria. Em Campinas, a festa é fechada para os donos de boteco, convidados e imprensa.

Comida di Buteco Campinas bares botecos 2017Botecos e petiscos concorrentes:

Bar Basso - Omelete Gourmet – Omelete de mortadela com rúcula)

Bar do Ari – Valinhos - (Shiw de... - Polpetone de carne moída e anchova recheado com gorgonzola acompanhado de geleia de pimenta)

Bar do Bigodi e da Tia Eli (O rei do pedaço – Escondidinho de costela de porco na cerveja, coberta com mandioca cozida e queijo provolone gratinado)

Bar do Carioca (Coxinha do Lisboa - Coxinha portuguesa: milho, ervilha, azeitona verde, orégano, queijo, presunto, palmito, ovos picados e catupiry)

Bar do Dito – Valinhos - (Couve-flor bombada - Couve-flor recheada com presunto, queijo e bacon frito)

Bar do Tio e Rafa (Fraldinha chapada - Bolinho de mandioca recheado com fraldinha na cerveja preta, milho e catupiry)

Bar e Mercearia do Saulo (Eta Ragu Bão - Creme de milho, ragu de fraldinha com cerveja, champion, requeijão, muçarela e batata palha. Acompanha bolinhas de ragu com gorgonzola e catupiry)

Bar Preste Atenção (Vera Verão- Lanche de pão francês, presunto parma, provolone, aveia, rúcula, tomate e azeitona preta)

Botequim da Estação –Jaguariúna – (Trouxinha da Estação - Trouxinha de frango com creme de milho e molho picante)

Botequim da Zepha (Caseirinho da Zepha - Lanche de baguete integral com linguiça caseira e mussarela, azeitona preta, cebolete, rúcula, tomate e cenoura, cortado em boquinha de anjo. Acompanha mostarda agridoce.)

Buteco do Pira (Surpresa do Pira - Palmito enrolado no presunto e empanado)

Buteco Rancho Vô Joaquim (Trem Bom Oxente- Acarajé de milho verde, recheado com vatapá, servido com batata doce chips. Acompanha molho de pimenta e molho especial da casa)

Casa Du e Du (Rolim du Vizim- Combinação de carne seca, calabresa , bacon, feijão de corda, arroz e queijo coalho enroladinho na massa de pastel)

Cultura de Bar (Cremilho - Enrolado de massa de mandioca recheado com creme de milho, queijo e camarão, servido com pimenta picante.)

Eskina Bar (Bombom de miii verde- Bolinho de milho verde recheado com bacon e catupiry)

Estação Barão (Arancini a Moda Mineira - Bolinho de risoto de mignon com catupiry e massa de queijo)

Linguiceria (Porco com porco - Hamburguer de lingüiça mista, com mussarela e bacon acompanhado de molho barbecue)

Possante Bar (Ripa na Chulipa - Lanche de costela de ripa com mussarela, rúcula e cebolas grelhadas acompanhado de molho de cerveja e chips de mandioca)

Quiosque da Horta (Tacos Ariba - Massa crocante recheada com mignon suíno desfiado bem temperado)

Rei do Joelho (Lombo do Rei - Copa lombo assado temperada na cerveja escura guarnecido com cebola caramelizada e pão)

Taberna do Oliveira (Sensação- Lanche de contrafilé, tomate, orégano, manjericão e provolone)

Lumen Christ Bar e Mercearia (Tiras de frango a Moda Lumen- Tiras de frango empanadas com trigo, aveia e quinoa. Acompanhadas com creme de gorgonzola)

Botequim do Beto (Filho adotivo- Moela pré cozida mergulhada no molho de cevada, empanada e frita. Acompanhada de molho a base de mostarda e molho de pimenta levemente picante)

Boteco do Joca – (Temakinho Caipira - Cones recheados com frango, cream cheese, milho e chia, crustados na farofa de milho)

Estação Bonfim – (Eisben Pastell - Massa de pastel com quinoa recheada com joelho de porco defumado, catupiry e manjericão)

Toca do Tatu – (Rolha de Vaca atolada - Croquete de costelinha gaúcha, mandioca e farinha de linhaça)

Serviço:

Comida di Buteco Campinas 2017
Data: de 14 de abril a 7 de maio
Mais informações: comidadibuteco.com.br/campinas

Foto: Dreison Medeiros (divulgação)

comentário(s)