Rodeio de Jaguariúna movimenta a cidade e a região de Campinas

Evento deve receber mais de 200 mil pessoas e o faturamento de alguns setores do município, como hotéis, restaurantes e comércio chega a dobrar

Uma das principais festas country do país, a Jaguariúna Brahma Country Festival movimenta a cidade e toda a região de Campinas nesta época do ano. O evento deve atrair mais de 200 mil pessoas e ocorre de 2 a 11 de agosto, de quinta a sábado, com intensa programação de rodeios, grandes shows e outras atrações.

Em Jaguariúna, o faturamento do setor hoteleiro e gastronômico acaba dobrando e alavanca diversos setores do município, de acordo com a Associação Comercial e Industrial de Jaguariúna. O aumento da procura ocorre por cerca de oito semanas, no período que antecedeu e durante o evento. A entidade estima que a taxa de ocupação dos hotéis e restaurantes aumenta, em média, 90% durante o período da festa.

O comércio de roupas e sapatos também registra um aumento de 30%, com relação a outras épocas do ano. A rede comercial acaba sendo alvo da procura dos turistas que desejam comprar roupas típicas de rodeio, botas e outros acessórios country.

Além do movimento na economia, o Jaguariúna Brahma Country Festival traz oportunidades e ofertas de empregos temporários de forma direta e indireta. Registros da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Social mostram que a quantidade de pessoas empregadas durante a época da festa chega a ser 50% maior no final de julho e em agosto, do que em outros meses do ano.

Por consequência deste aumento do fluxo de pessoas, a área turística da cidade também é procurada. Para se divertir, as pessoas buscam passeios pelos pontos turísticos. Uma dica é a antiga estação da Companhia Mogiana, inaugurada em 1945 e desativada desde os anos 70, um monumento ferroviário e patrimônio da cidade aberto para visita. Jaguariúna também oferece um rota rural que inclui caminhadas, passeios ecológicos, atividades equestres, além de atividades radicais. 

Saiba mais sobre o passeio da Maria Fumaça entre Campinas e Jaguariúna

Serviço:

Jaguariúna Brahma Country Festival
Local: Red Park. Avenida Antarctica, 1530 (acesso pela Rodovia SP-340) - Jaguariúna. (19) 3867-7000
Data: de 2 a 11 de agosto (de quinta a domingo)
Shows após a competição de todeio
Ingressos: entre R$ 10 (meia-entrada para o parque) e R$ 250
Vendas: www.zetks.com.br
Pontos de venda físicos localizados em Jaguariúna, São Paulo, Jundiaí, Campinas, Amparo, Pedreira, Santo Antonio de Posse, Holambra e Mogi Mirim

comentário(s)