Próxima de Campinas, cidade de Guararema se destaca como destino natalino

Toda iluminada e enfeitada para o Natal, cidade vira um presépio gigante durante o mês de dezembro e pode ser visitada até 15 de janeiro

Localizada a apenas 1h30 de Campinas, com fácil acesso pela rodovia D. Pedro, a pequena cidade de Guararema se desponta como destino turístico de natal. Nesta época do ano, a decoração toma conta da cidade. Inspirado em Gramado, o projeto “Guararema Cidade Natal” está no quarto ano consecutivo e atrai turistas do estado de São Paulo. Os enfeites são produzidos exclusivamente com material reciclável, a base de guarrafas pet. Veja mais fotos no facebook.

Com o tema “Vale dos Anjos”, mais de 40 locais foram cuidadosamente decorados, formando um circuito natalino que liga os dois portais de entrada até o centro da cidade. Pontos turísticos, pontes, vias, construções históricas e prédios públicos receberam iluminação especial, árvores, estrelas, velas, sinos, bolas, guirlandas, anjos em tamanhos gigantes que levam o turista a um passeio pela cidade e ao encantamento. Em um das entradas da cidade foi instalada uma árvore de 22 metros. Já na praça 9 de julho, fica o presépio com personagens de mais de 2 metros de altura. É comum ver pessoas eternizando esse momento em uma foto, onde cada lugar serve de cenário para um cartão postal de natal.

Toda a decoração é feita a partir de um projeto de conscientização ambiental. Este ano, 3 milhões de garrafas pets foram transformadas em belos enfeites de natal. A consultora de decoração de Guararema é reconhecida nacionalmente por sua arte natalina criada a partir de garrafas pets, Nelci Rafagnin Maran, de 64 anos, é responsável pelo projeto de Foz do Iguaçu e foi quem ensinou a técnica para a cidade de Gramado, lugares que viraram referência.  A partir de 2013, a cidade de Guararema terá o primeiro barracão modelo do Brasil para preparativos natalinos com aproveitamento de pets. Segundo Nelci,  Guararema será um produto turístico expressivo para São Paulo como Gramado é para o Rio Grande do Sul.

Durante todo o ano, as escolas e a sociedade se mobilizaram para arrecadar garrafas pet, tirar lixo do meio ambiente e levar o brilho do natal para milhares de turistas. O projeto, idealizado pelo prefeito de Guararema, Marcio Alvino, em 2009, envolve comunidade, preservação ambiental, desenvolvimento econômico e pretende promover o turismo. Um grupo de empreendedores de Guararema formado por empresários do ramo da hotelaria, gastronomia e de eventos também estão trabalhando para que o destino alcance um posto entre as estâncias turísticas paulistas. Guararema tem tudo para se tornar um dos destinos queridinhos de paulistanos e campineiros, pela proximidade, facilidade de acesso e por suas características e atrativos turísticos.

A cidade que já possui boas opções de hospedagem e gastronomia, fica lotada neste período do ano. O acender das luzes teve abertura no dia 03 de dezembro, com um show da Família Lima realizado em uma estação de trem recuperada e que acaba de ganhar uma Maria Fumaça. Cerca de 10 mil pessoas passaram pela estação no dia da abertura das festividades, mas a previsão é que a cidade deve ser visitada por mais de 80 mil pessoas até 15 de janeiro, último dia da decoração. A Prefeitura de Guararema elaborou uma programação para os fins de semana, que contempla apresentações de coral, música e espetáculos teatrais.

Entre os principais pontos turísticos da cidade estão o Parque da Pedra Montada, o Recanto do Américo Pau D'Alho, Ilha Grande, a igreja centenária Nossa Senhora da Escada, a segunda igreja construída no Brasil, em 1652, pelos jesuítas, onde também está a única imagem de São Longuinho no Brasil. Não deixe de conhecer de perto o projeto Ilha Grande, que une meio ambiente, turismo e saúde.  

Onde comer

Para almoçar a dica é o restaurante Engenho do Salto. O local tem um alambique centenário com produção de cachaças artesanais e nobres, entre elas, a famosa Made in Brasil, que é exportada para Londres. Bidestilada é considerada o melhor tipo de cachaça para fazer caipirinha. Saiba mais:  www.engenhodosalto.com.br.

Existem outras opções de restaurantes pelo centro da cidade e alguns lugares pitorescos no bairro gastronômico chamado Freguesia da Escada.

Locais para visitar

A dica é fazer o circuito natalino a noite. Primeiramente, faça o circuito completo de carro, aos arredores do centro. Depois estacione, e percorra o circuito central a pé ou de bicicleta, que compreende três quilômetros.

Reserve uma manhã para visitar a exposiçaõ permanente do Orquidácea, que recebe visitantes para ver e comprar orquídeas. Saiba mais: www.orquidacea.com.br

Passe uma tarde no charmoso Megandra Empório Cultural, o local é tão agradável que não dá vontade de ir embora. Além do que é ideal para tomar um café ou chá acompanhado de deliciosos bolos, que dão água na boca. Saiba mais: www.megandra.com.br

Ainda de dia, visite os pontos turísticos, que receberam decoração natalina, mas de manhã pode-se entrar nos atrativos.

Onde hospedar-se           

ADPM  www.adpmguararema.com.br

Guararema Parque Hotel   www.guararemahotel.com.br

Pousada Sapucaia  www.sapucaia.tur.br

Pousada Água da Onça   www.pousadaaguadaonca.com.br

Pousada Arandela    www.pousadaarandela.com.br

Pousada Chez Lili   www.chezlili.com.br     

Pousada Maria Florência  www.pousadamariaflorencia.com.br

Pintado na Brasa Hotel Fazenda www.pintadonabrasa.com.br   

Vale do Sonho Hotel & Eventos  www.valedosonho.tur.br

comentário(s)