Salão Internacional de Humor agita Piracicaba

Exposições, seminário, caminhada e o Salãozinho do Humor compõem a programação do evento, de 27/08 a 12/10, no Engenho Central. Veja os ganhadores

Alireza Pakdel foi a vencedora do Grande Prêmio Troféu Zélio de Ouro festival de humor de piracicaba

Atualizada em 29 de agosto 

A 43ª edição do Salão Internacional de Humor de Piracicaba começou no sábado, 27 de agosto, com a solenidade de premiação dos trabalhos, a partir das 19h, no Teatro Erotídes de Campos, seguido da abertura da mostra principal. 

A charge do cartunista iraniano Alireza Pakdel (foto ao lado) foi a vencedora do Grande Prêmio Troféu Zélio de Ouro, o prêmio máximo do Salão Internacional de Humor de Piracicaba. Pakdel retratou em seu trabalho o drama dos refugiados que deixaram o Oriente Médio em direção à Europa e não chegaram ao seu destino.

Os vencedores nas categorias principais foram Ronaldo Cunha Dias, do Brasil (Cartum); Nasrin Abdosheykhi, do Irã (Caricatura), e Mohamad Ali Khoshkam, do Uzbequistão (Tira/HQ). Nos temáticos, Rafael Corrêa, do Brasil, venceu o Prêmio Águas do Mirante; Shankar Pamarthy, da Índia, o Prêmio Câmara de Vereadores; Norbert Van Yperzeele, da Bélgica (Prêmio Mobilidade), e Darko Drljevic, de Montenegro (Prêmio Saúde Unimed). O prêmio Alceu Marozzi Righeto ainda será escolhido por júri popular.

Alireza Pakdel, que acumulou os prêmios de melhor Charge e o Grande Prêmio, receberá R$ 15 mil. Os demais vencedores ganham R$ 5 mil.

Este ano foram selecionadas 426 obras entre 2.773 enviadas por 494 artistas de 57 países. Das 426, 157 são cartuns, 93 caricaturas, 56 charges, 55 tiras/histórias em quadrinhos. Os vencedores de cada modalidade foram escolhidos por uma comissão julgadora.

O evento tem como objetivo incentivar e valorizar os trabalhos artísticos feitos em cartum, charge, caricatura e tiras, além de promover exposições em vários espaços culturais da cidade. A atração segue até o dia 12 de setembro, no Parque Engenho Central, com visitação de terça a sexta, das 9h às 17h; sábados, domingos e feriados, das 13h às 17h. A entrada é gratuita.

Atrações

Além da mostra, o evento promoverá o Seminário Internacional "Humor e Movimento para uma infância feliz", o Espaço "Humor e Movimento", a 5ª edição da Caminhada com Humor e a 14ª edição do Salãozinho de Humor, concurso que premia as melhores obras feitas em cartum, charge, caricatura e tiras de estudantes de todo o país.

A 5ª Caminhada com Humor será no dia 11 de setembro, a partir das 7h30, no próprio parque. A atividade é aberta ao público e ter como objetivo confraternizar e conscientizar sobre a importância da prática do exercício físico e do bom humor no dia a dia.

O seminário "Humor e Movimento para uma infância feliz", voltado para educadores de escolas da região de Piracicaba, professores e alunos da graduação em educação física e público interessado no tema, será realizado no dia 12, às 19h, no Teatro Erotides de Campos

Já a 14º edição do Salãozinho de Humor de Piracicaba terá 225 trabalhos em exposição, entre 3169 trabalhos inscritos, de várias cidades brasileiras. Das obras que estarão expostas, 25 são esculturas.

O evento procura difundir o desenho como instrumento de conhecimento, mediado pelas relações entre a arte e educação, além de fomentar o desenvolvimento de novos artistas e incentivar a formação de um público que esteja mais familiarizado com o universo do humor gráfico.

O 14º Salãozinho recebeu 3.169 desenhos de estudantes entre 7 e 14 anos das redes municipal, estadual e particular de ensino, de dez cidades do Estado de São Paulo; também de Santa Catarina e Rio de Janeiro. Os três primeiros lugares em cada uma das duas categorias em disputa receberão prêmios.

O evento é realizado pela Prefeitura de Piracicaba, Secretaria Municipal da Ação Cultural (Semac) e pelo Centro Nacional de Humor Gráfico de Piracicaba (CEDHU).

Serviço:

43ª edição do Salão Internacional de Humor de Piracicaba e 14ª edição do Salãozinho de Humor
Local: Parque do Engenho Central. Av. Maurice Allain, 454 – Piracicaba
Data: premiação e abertura no dia 27 de agosto, no teatro Erotides de Campinas do Engenho Central, e visitação até 12 de outubro
Horário de visitação: terça a sexta, das 9h às 17h; sábados, domingos e feriados, das 13h às 17h
Entrada: na abertura, a distribuição de convites é feita uma hora antes do início, sujeito a lotação do espaço. Visitação - gratuita

5ª Caminhada com Humor
Local: Parque do Engenho Central
Data: 11 de setembro
Horário: 7h30
Entrada: gratuita

Seminário "Humor e Movimento para uma infância feliz"
Local: Teatro Erotides de Campos do Engenho Central - Piracicaba
Data: 12 de setembro
Horário: 19h às 21h30
Entrada: gratuita - A inscrição pode ser feita no site institutoarcor.org.br/seminario  até o dia 6 de setembro

comentário(s)