68ª Festa do Figo e 23ª Expogoiaba agitam Valinhos em janeiro

Eventos serão realizados entre os dias 14 e 29/01 e trazem shows, exposição, venda e leilão de frutas, turismo, entre outras atrações. A entrada é gratuita

Festa do Figo Valinhos região de Campinas passeio turismoO Parque Municipal Monsenhor Bruno Nardini, em Valinhos, recebe entre os dias 14 e 29 de janeiro a 68ª Festa do Figo e 23ª Expogoiaba. O evento conta com exposição, venda e leilão de frutas, passeios turísticos, parque de diversões, música, shows, artesanato, entre outras atrações. O horário de funcionamento da festa será de terça a sexta-feira, das 18h às 22h; sábados e domingos, das 9h30 às 22h. A abertura no dia 14 será a partir das 16h. A entrada é gratuita. 

O tradicional Desfile de Cavaleiros, Muladeiros e Charreteiros abriu a programação do evento no dia 8, no Parque Municipal. A atração reuniu 89 comitivas de Valinhos e região. 

Música e outras atrações culturais

festa do figo campinas valinhos

A programação terá cerca de 70 atrações musicais. Serão quatro espaços destinados exclusivamente a apresentações de vários gêneros de grupos da região.

O Palco 1 receberá cerca de 40 shows nos estilos pop rock nacional, bandas de baile com sucessos que marcaram gerações, sertanejo, covers, gospel, pagode, entre outros. Nos dias de semana, as apresentações serão a partir das 19h30. Já nos fins de semana, aos sábados, a partir das 15h, e aos domingos, a partir das 10h. Entre os destaques estão a Orquestra de Violas Cultura Caipira de Valinhos e da Corporação Musical do município.

Já o Espaço Adoniran recebe os grupos de samba e pagode, às sextas, sábados e domingos, a partir das 20h.

No Palco do Rock, as bandas jovens de Valinhos se apresentam às sextas e sábados, a partir das 19h30. Aos domingos, os shows terão início às 18h.

No Espaço Italiano, coordenado pela Associação Italiana, estão programados shows típicos aos domingos, 12h às 15h30 e das 18h30 às 20h30. 

Para as crianças haverá oficinas de pintura de rosto e bexigas para crianças, sábados e domingos, das 15h às 19h. 

E no encerramento da festividade, no dia 29, uma missa em Ação de Graças celebrada pelo padre Dalmírio Djalma Amaral, com início às 9h30, no Palco 1. 

Passeios turísticos 

Passeios turísticos Valinhos Festa do Figo região de CampinasA festa também volta a promover passeios turísticos pela cidade ao longo do evento. São dois roteiros que oferecem aos visitantes a oportunidade de conhecer o processo de produção de algumas frutas, doces, vinhos e licores. Além disso, é possível conhecer a tradição dos descendentes italianos e japoneses que influenciaram a região, fazendo com que a cultura local se tornasse, até hoje, cheia de encantos.

Roteiro de Agroturismo
Sítio Kusakariba: Um lugar acolhedor, de descendentes japoneses, onde os visitantes podem conhecer as plantações de goiaba e seriguela, assim como a produção de doces e compotas artesanais.

Adega Tio Mário: Um lugar para quem quer conhecer o processo da fabricação de vinho, suco de uva, licores e plantações de figo roxo e uva, produzidos por uma típica família italiana.

Camping Macuco: Possui área para camping com muitas atrações, principalmente aquáticas, com toboáguas, piscinas naturais e belas paisagens onde impera a tranquilidade.

Saídas aos sábados e domingos, das 9h30 às 17h (Ônibus a cada 30 minutos)
Ingresso: R$ 12 (por pessoa)

Roteiro Turismo Ecológico
Casinha do Figo com Chocolate: Localizada em um sítio com plantação de figo roxo, a famosa "casinha", como é conhecida, produz o verdadeiro e delicioso "Figo com Chocolate", além de várias opções de doces, compotas e frutas. Conta também com um mirante com vista panorâmica da cidade.

Cocais Trilhas: Localizada a mais de 900 metros de altitude na Serra dos Cocais, em uma área de Preservação Ambiental, possui trilhas com fauna e flora específicas, graças à peculiaridade de sua formação geológica.

Saídas aos sábados e domingos às 10h, 13h, e 14h30
Ingresso: R$ 12 (por pessoa)

Serviço:

68ª Festa do Figo e 23ª Expogoiaba de Valinhos
Local: Parque Municipal de Feiras e Exposições Monsenhor Bruno Nardini. Rua Dom João VI, s/n, Jardim Planalto – Valinhos
Data: de 14 a 29 de janeiro
Horário: terça a sexta-feira, das 18h às 22h; sábados e domingos, a partir das 9h
Entrada: gratuita
Informações: (19) 3871-4850 – 3849-7790

comentário(s)