Valinhos promove a 69ª Festa do Figo e 24ª Expogoiaba

Evento terá abertura no dia 14/01 com um desfile de cavaleiros e será realizado entre os dias 20/01 e 04/02, no Parque Municipal, com entrada gratuita

A 69ª Festa do Figo e 24ª Expogoiaba será aberta com um Desfile de Cavaleiros, Muladeiros e Charreteiros já no domingo, dia 14 de janeiro, e a festa será realizada a partir do fim de semana seguinte, de 20 de janeiro a 4 de fevereiro, no Parque Municipal Monsenhor Bruno Nardini.

Anunciando o evento, o desfile deverá reunir mil cavaleiros da cidade e região, que percorrerão as principais ruas e avenidas de Valinhos. A concentração está marcada para às 9h, no recinto do Parque que sedia o evento, com saída prevista para às 10h. Já o horário de funcionamento da festa, um dos mais tradicionais eventos do interior paulista, será de quarta a sexta-feira, das 17h às 24h; sábado e domingo, das 10h às 24h. A entrada é gratuita. 

A estimativa dos organizadores é de reunir 120 mil pessoas nos 12 dias de evento.

A programação traz exposição de figo, goiaba e outros produtos agrícolas, além de espaços para negócios, música (ao todo serão 80 shows regionais), gastronomia, passeios pelas áreas rurais da cidade, entre outras atrações.

Um espaço batizado de Arena Gastronômica vai receber 36 chefs ao longo do evento para aulas abertas de gastronomia. Os principais ingredientes utilizados nos pratos serão as frutas que são símbolos de Valinhos: o figo e a goiaba.

Além dos chefs, uma antiga tradição italiana será apresentada na festa pela primeira vez. O Tombo da Polenta, no Espaço Italiano, é uma divertida forma de servir o prato: elaborada em um enorme tacho, a polenta é virada sobre uma estrutura de madeira e servida, com molho de tomate e carne, em colheres.

Também na área de gastronomia, o espaço do Fundo Social de Solidariedade vai oferecer doces e milk shakes feitos com as frutas da festa. Os destaques são o shake de figo, o shake de goiaba e o figo servido com creme chantilly.

Outra aposta do evento é na área de turismo. A festa recebe tradicionalmente muitos visitantes de outros municípios, e eles terão novamente à disposição o Passeio Turístico pelo roteiro dos produtores (atividade com cobrança de ingresso). O trajeto será feito em um ônibus de turismo para percorrer quatro propriedades rurais. Há ainda um roteiro mais curto de uma hora e meia, que inclui uma trilha de 20 minutos pela Serra dos Cocais e uma visita à tradicional Casinha do Figo e Chocolate.

Quem gosta de vinho terá ainda a oportunidade de participar da pisa da uva na festa. A Adega Tordin vai oferecer a atividade, além de uma degustação de vinhos, que também serão vendidos no evento.

A festa terá ainda o Memorial Roque Palácio, homenagem ao importante artista da cidade. A irmã de Roque, Josefina Palácio, estará no evento.

Outra atrações:
Atividades infantis (pintura de rosto e oficina de artes)
Parque de diversões
Tótem para fotos com link direto para o Facebook (gratuito)
Exposição de carros antigos (21/01)
Passeio de moto (28/01)
Passeio ciclístico (04/02)

Serviço:

Desfile de Cavaleiros, Muladeiros e Charreteiros
Local de concentração: Parque Municipal Monsenhor Bruno Nardini. Rua Dom João VI, s/n, Jardim Planalto – Valinhos
Data: 14 de janeiro
Horário: a partir das 9h
Entrada: gratuita - As comitivas interessadas no uso da área de churrasco dentro do Parque Municipal deverão se cadastrar antecipadamente. Mais informações sobre o cadastramento pelos telefones (19) 99507-5812 (Lucas); ou (19) 99485-1295 (Carlos); (19) 99673-1595 (Edimara); ou ainda (19) 99263-9472 (Edinaldo)

69ª Festa do Figo e 24ª Expogoiaba de Valinhos
Local: Parque Municipal Monsenhor Bruno Nardini. Rua Dom João VI, s/nº, Jardim Planalto – Valinhos
Data: 20 de janeiro a 4 de fevereiro
Horário: quarta a sexta-feira, das 17h até meia-noite; sábado e domingo, das 10h até meia-noite
Entrada: gratuita. Os passeios turísticos são pagos
Informações: Informações: (19) 3849-8134 ou (19) 3849-8101

comentário(s)