Já foi
23ª Campinas Decor restaura fazenda da Unicamp
Compartilhe

Atualizado em 8 de junho

A 23ª edição da Campinas Decor, principal mostra de arquitetura, decoração e paisagismo do interior paulista, que começou no dia 27 de abril e se encerraria em 10 de junho, foi prorrogada, e agora poderá ser visitada até sábado, 16 de junho.

“Além do grande sucesso de público, queremos compensar os dias nos quais ficamos com o evento fechado devido às dificuldades causadas pela greve dos caminhoneiros”, explica Stella Pastana Tozo, uma das organizadoras.

Além de exibir as tendências e o que há de mais recente em artigos para decoração, revestimentos, mobiliário, luminotécnica, automação residencial e tudo o que envolve esse universo, o evento deixará como legado a recuperação da Fazenda Argentina, pertencente à Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), reforçando a tradição de doar melhorias realizadas em prédios do patrimônio público.

A propriedade localizada ao lado da Rodovia Campinas-Mogi Mirim, em local de fácil acesso e com visão panorâmica de parte da cidade, foi escolhida como palco para apresentar o trabalho de um time formado por 74 profissionais de Campinas e cidades do entorno, responsáveis por projetar, decorar e – em alguns casos, construir – 41 ambientes internos e externos. No total, são 12.650 metros quadrados de passeio, entre 1.345 metros quadrados de área construída original da fazenda e 11.305 m2 de jardins.

Inspirados na exuberância do local, os expositores soltaram a criatividade em diversas salas, suítes, banheiros e terraços, além de espaços comerciais e de uso dos visitantes, como brinquedoteca, restaurante, café e loja. A ampla área disponível na fazenda possibilitou ainda a construção de edificações como um loft de vidro, em meio à paisagem original do local, e a criação de espaços em perfeita simbiose com o campo, como uma horta e pomar orgânicos.

O cenário original também faz do paisagismo uma das grandes atrações da edição. Bosques, jardins e praças projetados pelos profissionais participantes complementam a vegetação existente, que conta com espécimes como palmeiras imperiais e um “corredor” de flamboyants na entrada da fazenda.

A realização da Campinas Decor na Fazenda Argentina foi possível devido ao convênio de permissão de uso firmado entre a organização do evento e a Unicamp, firmado no último mês de outubro entre a Unicamp e a organização do evento. O termo tem como objetivo a cooperação entre a universidade e a iniciativa privada para a conservação do imóvel.

Durante as obras de preparação da mostra, iniciadas no final de janeiro, organização e expositores recuperaram pisos e revestimentos, refizeram e consertaram telhados, portas e janelas e modernizaram a rede hidráulica e elétrica das edificações.

Os trabalhos envolveram um verdadeiro exército de profissionais – arquitetos, paisagistas, engenheiros, artistas plásticos, pedreiros, pintores, jardineiros, carpinteiros e entregadores, entre outros. Nos horários de pico, o local chegou a reunir cerca de 500 pessoas ao mesmo tempo.

Com uma área total de 1,4 milhão de metros quadrados, a Fazenda Argentina foi adquirida pela Unicamp em 2014 para planos de expansão da universidade. Após a revitalização efetuada pela Campinas Decor, a área ficará sob a responsabilidade da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Preac), e será utilizada como sede provisória do Museu de Artes Visuais da Unicamp, além de abrigar um espaço para eventos culturais. Será instalado ainda um escritório para elaboração do plano diretor da área.

A Campinas Decor 2018 é a sexta edição da mostra a ser realizada em um prédio de propriedade pública e a segunda em parceria com a Unicamp. A primeira dobradinha com a universidade aconteceu em 2008, na Estação Guanabara, da qual a Unicamp é comodatária. O prédio da antiga estação foi totalmente recuperado e passou a abrigar o CIS-Guanabara – Centro Cultural de Inclusão e Integração Social.

Além da Estação Guanabara, a Campinas Decor já recuperou o Casarão do Lago do Café (2003), o Instituto Agronômico de Campinas (nas edições de 2009 e 2010, em locais diferentes), a Estação Cultura (2011) e a Casa de Vidro, também no Lago do Café (2016), inaugurada em setembro de 2017 pela prefeitura como centro cultural.

História da Família

Assim como nas edições anteriores, a organização traçou uma “história da família” para nortear o trabalho dos expositores. O charme extra da edição 2018 fica justamente com o elo feito com a universidade, anfitriã da edição.

Os visitantes poderão conhecer os espaços preparados para a Família Gonzáles, “moradora” da Fazenda Argentina. Segundo a história idealizada pela Campinas Decor, o pai, Diogo, é argentino. Veio para o Brasil estudar e se formou em engenharia agrícola na Unicamp, onde conheceu sua mulher. Atualmente segue na área agro industrial, tem 55 anos, gosta da vida no campo. Apegado à família, aprecia bons momentos na fazenda, onde cultiva uma horta orgânica.

A mãe, Alessandra, é engenheira de alimentos, tem 52 anos, gosta de frequentar exposições de arte. Pratica pilates, é apaixonada por música clássica e aprecia bons vinhos na companhia da família. Nos momentos de lazer, gosta de assistir dicas de saúde e bem-estar no Youtube.

Camila, 24 anos, é a filha mais velha do casal. Formada em Arquitetura e Urbanismo, se destaca pelos projetos sociais de mobilidade urbana dos quais participa. É feminista e cheia de energia. Estudiosa, ama ler e viajar com um guia na mão.

Os gêmeos de 16 anos completam a família. Pedro é apaixonado por tecnologia e séries de ficção científica. Seu quarto é um cenário de uma famosa saga intergaláctica, repleto de criatividade e tudo que inspira o jovem geek pelo espaço sideral. Dudu é cavaleiro e faz seus treinos na fazenda. Apaixonado por animais, seu sonho é participar de competições internacionais.

Novos talentos

Mantendo a tradição de valorizar profissionais que estão há pouco tempo no mercado, mas têm grande potencial criador, a organização da Campinas Decor reservou dois espaços da mostra para o projeto Novos Talentos, que contempla expositores com até três anos de formados.

Neste ano, as profissionais escolhidas foram Cátia Furlan, designer de interiores, autora do projeto do espaço batizado de “Hobby da Dona da Casa”, e a dupla Maria Gabriela Linares e Simone Rossi, também graduadas em design de interiores, que assinaram o ambiente Lounge Kids.

Sobre a Campinas Decor

Criada em 1996, a Campinas Decor consolidou-se como a principal mostra de arquitetura, decoração e paisagismo do interior de São Paulo. Ao longo dos anos, tornou-se uma grande vitrine do trabalho realizado pelos expositores, além de uma oportunidade única para fornecedores e patrocinadores divulgarem sua marca e seus últimos lançamentos. À frente da realização do evento desde 2001, as empresárias Stella Pastana Tozo e Sueli Cardoso transformaram a mostra em um evento de grande visibilidade não só na região, mas em âmbito estadual e nacional.

Serviço:

23ª Campinas Decor
Local: Fazenda Argentina. Rua Dr. Ricardo Benetton Martins, s/n – Campinas (próximo ao CPqD, ao lado da rodovia Campinas-Mogi)
Informações: (19) 3255-7744

Fonte: assessoria de imprensa/foto divulgação

Horário: Terça a sexta-feira, das 14h às 22h; sábados, domingos e feriados, das 12h30 às 22h (bilheteria fecha às 21h)
Recomendado para: Todas as idades
Preço: R$ 35 (inteira), R$ 17,50 (meia)

Copyright ©2010-2018 Campinas.com.br. Todos os direitos reservados.

Programe-se
02/03 a 05/03
Espaço infantil Gato Mia Café terá matinê de Carnaval
21/02
Mesa redonda no Terracota Coworking discute o trabalho do futuro para profissionais de comunicação
22/02
Teatro: peça-manifesto “Justa”, no Sesc Campinas, questiona a justiça e a ética no Brasil
25/02 a 03/03
Programação de Carnaval do Tonico’s Boteco tem muito samba, Festival de Marchinhas e bailes!
01/03 a 05/03
Galleria Shopping promove bailinhos de Carnaval com a Banda do Zé Minhoca
12/03
Para crianças: personagens do “Frozen” e os bonecos Trolls animam o “Terça da Folia” do buffet Cantinho da Folia
21/02 a 24/02
Música: programação do Clube Nashville tem mais rock’n’roll. Entrada VIP no sábado para cadastrados no Clube Campinas
24/02
Show: Fernando Anitelli apresenta “O Teatro Mágico – Voz e Violão” em Campinas
23/02
Música e dança: palco do teatro Iguatemi recebe o espetáculo “Uma Viagem pela História do Tango”
22/02
Humor: Ary Toledo está de volta a Campinas
24/02
Bloco Nem Sangue Nem Areia homenageia o Nordeste no Carnaval 2019
23/02
Carnaval em Campinas: bloco Unidos do Candinho desfila neste sábado em Sousas
03/03
Ônibus balada de Campinas terá bailinho de Carnaval “Mamãe Eu Quero”
23/02
Música: João Arruda apresenta o show “Entre Violas e Coros” na Rabeca Cultural
23/02
Catedral de Campinas terá mais uma edição de visita guiada
23/02 a 24/02
Teatro: ator Clóvys Torres apresenta solo “Me Dá a Tua Mão” no Castro Mendes
12/03 a 21/05
Rabeca Cultural promove curso de fotografia para iniciantes
18/02 a 12/03
Escola Municipal de Cultura e Arte de Campinas abre vagas para oficina de audiovisual
23/02
Música: Gabriel Sater faz show gratuito no teatro do Sesi Campinas
23/02
Aliança Francesa de Campinas promove evento de portas abertas com várias atividades ao público
23/02
Gastronomia: “Pork’s Day” terá mais uma edição no Bar Lado B
18/02 a 23/02
Programação de música ao vivo agita a semana no bar Lado B
20/02
Teatro do Sesi Campinas recebe espetáculo com histórias de refugiados
23/02
Show: Titãs Trio Acústico se apresenta em Paulínia
18/02 a 23/02
Música ao vivo: Tonico’s Boteco tem programação de samba, karaokê e rock nacional
21/02
Música: espetáculo “Simplesmente Elis” retorna ao teatro Iguatemi. Tem desconto no Clube Campinas!
26/03 a 30/03
Compositores Ernani Aguiar e Guinga são os homenageados do Festival de Música Contemporânea Brasileira
22/02 a 24/02
Cerveja, gastronomia e música: 2º edição do “Champions Beer” agita o Galleria Shopping
01/02 a 28/02
Parque dos dinossauros T-Rex estende promoção ‘Compre 4 e pague 3’ até o fim de fevereiro
20/03 a 29/06
Instituto CPFL traz esculturas de Rodin para Campinas em exposição inédita no interior de SP
Atração fixa
Festa de aniversário no ônibus balada
27/02
“Women Up: Empreendedorismo com Propósito” terá palestras de três profissionais no Terracota Coworking
Atração fixa
Terapia: encontros de Constelação Familiar em Campinas terá programação de atividades de março a maio
20/02, 21/02, 25/02
Inova Business School oferece workshops de capacitação gratuitos voltados aos negócios
23/02
Carnaval em Campinas: bloco City Banda celebra 25 anos em 2019
Atração fixa
Restaurante peruano Salsa con Ají promove noites latinas aos sábados
22/02, 23/02, 24/02...
Carnaval 2019 em Campinas: mais de 40 blocos de rua fazem a festa em diversas regiões da cidade
Atração fixa
Curso de improvisação em dança para adultos e 60+ no Espaço Tugudum
24/02
Curso intensivo de vendas será realizado no Go On Office. Tem desconto no Clube Campinas!
23/02
Música e projeção de imagens: “Horizontes no Planetário” faz uma viagem pelo cosmos no Museu de Astronomia
07/02 a 24/02
Para crianças: Iguatemi Campinas recebe o evento infantil “American Girl Experience”
Atração fixa
Música: Espaço Tugudum promove aulas de percussão para crianças
05/02 a 28/02
Curso “Estação Ferroviária e o Ciclo do Café” será ministrado gratuitamente em Campinas. Inscrições abertas
07/02 a 31/03
MACC recebe três exposições gratuitas de linguagens e temáticas distintas
06/02 a 27/02
Cinema: filmes premiados estão na programação de fevereiro do Cineclube Terracota
04/02 a 31/03
Gastronomia: restaurante Abbraccio lança opções de panini em seu menu
Atração fixa
Oficina de brincadeiras circenses é atração no Gato Mia Café
02/02 a 23/02
Humor: stand up “Comédia ao Vivo” faz curta temporada no teatro Iguatemi Campinas
31/01 a 05/03
Que tal brincar o Carnaval em um ônibus balada?
28/01 a 02/03
Gastronomia: “Cardápio de Verão” é novidade no jantar do restaurante Estação Marupiara
09/02 a 24/02
Grandes shows são destaques na 57ª Festa da Uva e 9ª Festa do Vinho de Vinhedo
05/02 a 26/02
Academia Aquarius lança projeto de emagrecimento para o Carnaval
24/02
Multiartista Mauro Braga apresenta espetáculo solo em Campinas
02/02 a 25/02
“Fevereiro na Dança” movimenta Campinas com intensa programação
Atração fixa
Comemore o aniversário no Clube Nashville com 15 convidados e ganhe voucher de R$ 120
19/01 a 06/03
Exposição: Rabeca Cultural recebe a mostra “Aqui Jazz”, do artista Paulo Branco
Atração fixa
Espaço Tugudum oferece aulas de dança infantil
Atração fixa
Studio de danças aéreas Freya oferece aula de Pole Dance Fitness
05/01 a 22/02
“Sesc Verão 2019” reúne diversas atividades esportivas gratuitas em Campinas
Atração fixa
Para crianças: Vivência Musical com Afonsinho Menino no Gato Mia Café
Atração fixa
Happy Hour começa mais cedo no Bar Lado B! E também tem desconto no Clube Campinas
Atração fixa
Rabeca Cultural abre novas turmas de Psicologia para crianças e adolescentes
Atração fixa
Academia Aquarius promove encontros de grupos de corrida e caminhada
Atração fixa
Música: karaokê com banda ao vivo é atração no Bar Lado B nas noites de quarta-feira
Atração fixa
Bem-estar e lazer: “Domingo Fitness” agita o Parque Taquaral
Atração fixa
Promoção: Roots Burger oferece batata rústica grátis na compra de um hambúrguer