Já foi
Calourada Unicamp 2019 traz programação gratuita de curtas-metragens
Compartilhe

Integrando a programação da Calourada Unicamp 2019, a sala de cinema da Casa do Lago receberá uma mostra de curtas durante os dois dias de recepção aos alunos.

A Pró-reitoria de Graduação (PRG) organizou a Calourada deste ano em torno dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que compõem a agenda global dos países membros das Nações Unidas para erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir que as pessoas alcancem a paz e a prosperidade.

Pensando nisso, os filmes integrantes da mostra dialogam com as temáticas dos ODS, como igualdade de gênero, saúde e bem-estar e redução das desigualdades.

Sob a curadoria de Eduarda Wilhelm, mestranda do Programa de Pós-graduação em Multimeios da Unicamp, participam da mostra filmes de ficção, documentário e videodança produzidos por alunos da graduação em midialogia, dança, do Programa Aluno-Artista, entre outros realizadores.

Programação:

25/02
10h às 18h: Sessões contínuas (Cabeças Falantes; Fios da resistência; Insólitos; Pulo; Uma bolha no pé esquerdo de Nina; Aqui não há luz)
Sessão seguida de debate com os realizadores

Cabeças falantes (Documentário – 20min)
O curta-metragem Cabeças Falantes retrata a vivência de jovens negros(as) em uma universidade pública. Numa mistura de situações ficcionais com entrevistas, o documentário representa uma forma de inadequação social que aparenta ser sutil externamente, mas que explode internamente nas cabeças desses sujeitos. De maneira sensível, o filme traz um pesado conflito entre vozes de preconceitos e estigmas e o desejo de ocupar o espaço universitário.

Fios da resistência (Documentário – 14min)
O filme-documentário trata da importância do cabelo na formação identitária e política da mulher negra e mostra como as redes sociais (Facebook, Instagram, YouTube) são uma ferramenta de apoio e incentivo no processo de transição capilar. O filme reúne uma série de relatos pessoais de mulheres negras que ressignificam sua identidade a partir dos cabelos. Assim, para todas as participantes as redes sociais tiveram uma grande influência nesse processo.

Insólitos (Videodança – 15min)
“Homem, mulher, estético, sexual, alternativo, binário, raro, incomum… Por dentro ou por fora, Insólitos estão por toda parte, nem sempre o que não é entendido é errado.” A videodança é o resultado dos estudos de mestrado do diretor em torno da manipulação do movimento no tempo-espaço.

Pulo (Ficção – 13min)
Nas férias de verão, Alice passa boa parte de seus dias brincando com seus amigos e jogando futebol no seu condomínio. Porém, a menina esconde um segredo. E com a inauguração da piscina do condomínio, vai ficar cada vez mais difícil fingir que tudo está normal. Alice terá que fazer uma escolha difícil e aprender sobre si mesma para resolver esse conflito.

Uma bolha no pé esquerdo de Nina (Ficção – 20min)
A três dias da qualificação de seu Mestrado, uma formação grotesca no pé de Nina rouba-lhe toda a concentração. O problema logo ganha novas proporções para a cosmóloga, enquanto certos mistérios acerca da natureza do Universo ressurgem.

Aqui não há luz (Ficção – 16min)
Lúcia começa a ser assombrada por uma figura indistinta. O que no começo eram só pequenas aparições acaba se tornando algo perturbador e perigoso. Sem saber diferenciar o real do não real, passa a conviver com essa criatura que consome sua personalidade e a transforma.

26/02

10h às 18h: Sessões contínuas ((Ex)posta; Invisível; Cep 05300; Maria dos Retalhos; Morganas; Reis; No fim-da-estrada)
Sessão seguida de debate com os realizadores

(Ex)posta (Documentário – 10min)
Após terem suas imagens íntimas expostas na internet sem o seu consentimento, quatro mulheres contam as suas histórias: como conheceram seus agressores, como ocorreu a exposição da sua intimidade e como lidaram com esta violência. Os relatos se entrelaçam, levando-nos a refletir sobre questões de gênero, sexualidade, privacidade, a objetificação dos corpos femininos e sobre os supostos limites diante das novas formas de se relacionar, agora também no espaço virtual. Ao rememorarem seus traumas, cada mulher caminha por diferentes direções, compondo uma rede de experiências sobre a violência da exposição íntima não consensual e as suas possibilidades de superação.

Invisível (Ficção – 10min)
Ana, não aguentando mais estar em um relacionamento com o abusivo Carlos, decide se libertar e tornar seus problemas invisíveis.

Cep 05300 (Documentário – 21min)
A história de mulheres que cresceram na mesma rua e que em momentos diferentes da vida realizaram um aborto. Em conversas informais, elas relatam suas diferentes experiências com o processo, evidenciando a necessidade de expor o tema, bem como legalizar o procedimento.

Maria dos Retalhos – vim como mãe (Documentário – 17min)
Maria dos Retalhos – vim como mãe é um curta documentário que fala sobre a maternidade em contexto periférico. Pensar os anseios da maternidade e suas intersecções, o estado que pode interferir na criação do filho desde a nomeação, e o trabalho que os filhos dão às mães ou a ajuda que o filho dá à família ao trabalhar, são questões que o documentário pretende passar, mas, de modo a evidenciar que essas narrativas repetidas de algum modo apresentam parte da história sobre a maternidade na periferia, e de modo geral os anseios sobre ser mãe. A grosso modo, Maria dos Retalhos é um filme sobre fragmentos e costura de mulheres que foram como mães e ficaram como costureiras.

Morganas. Processo Um (Videodança – 5min)
Morganas busca traçar caminhos de ocupação de espaços públicos através da linguagem da performance. Parte-se de um questionamento sobre a identidade feminina, explorando a corporalidade do vestir, ressignificando seus corpos por texturas, estados e qualidades.

Reis (Documentário – 14min)
Uma passagem pela história de um grupo de folia de reis da cidade de Poços de Caldas (MG), através dos relatos, registros e memórias do seu líder, Joaquim Cândido da Silva. Através da sua história, a história do grupo se desenrola, e reflete-se sobre seu papel e seu futuro como manifestação de cultura e fé.

No fim-da-estrada (Ficção – 23min)
Um velho senhor morando sozinho numa casa ao fim de uma estrada, ao receber uma inesperada visita, defronta-se com seus problemas de relacionamento com a família. Sua filha traz consigo o neto que ele pouco conhece, além de um cachorro não-quisto pela família afim de deixá-lo com o pai para não fazer sofrer o menino. Entre as tensões ocasionadas pelo passado recente e as tentativas de aproximação do velho para com o neto, o filme culmina numa cena transcedental na qual o antigo e o novo se interseccionam e buscam suas singularidades comuns. É uma história de contemplação e silêncio; mais que isso, é uma busca das razões para coisas sem sentido – uma poltrona que descansa um corpo inerte, uma estrada que leva a lugar nenhum, o boitatá. São os habitantes das bandas do fim-da-estrada, perdidos no anacronismo de sua sorte, buscando a empatia do novo, escondidos no interior do Vale.

Serviço:

Calourada Unicamp 2019
Mais informações: acesse o link

Horário: 10h às 18h
Recomendado para: Todas as idades
Preço: Gratuito

Copyright ©2010-2018 Campinas.com.br. Todos os direitos reservados.

Programe-se
23/03
Para crianças: Grupo CantaVento apresenta show de lançamento de CD no Sesc Campinas
23/03 a 24/03
Música: Sinfônica de Campinas volta ao palco do Castro Mendes no fim de semana
21/03 a 24/03
Música: rock nacional e internacional embalam o Clube Nashville. Tem entrada VIP no Clube Campinas!
25/03 a 03/04
2ª edição da Semana Design Campinas movimenta a região com debates sobre o segmento
23/03 a 24/03
Humor: Rodrigo Sant’anna apresenta “Tô de Graça – Da TV para o Palco” no teatro Iguatemi
21/03
Música: Mark Rio estará no palco do teatro Iguatemi com o show “Tributo ao Rei do Rock”
21/03 a 22/03
Tradicional bonde português “Prazeres 28” desembarca no Iguatemi Campinas
23/03
Terapeuta Elizabeth de Farias conduz Constelação Familiar no sábado. Haverá sorteio para uma pessoa constelar
18/03 a 23/03
Música: homenagens aos Beatles e Rolling Stones estão na agenda do Bar Lado B
22/03
Show: Orquestra Rock e Banda Melim dividem palco em abertura do projeto “Arte do Bem” em 2019
18/03 a 23/03
Música ao vivo: programação do Tonico’s Boteco tem muito samba e homenagem às mulheres
21/03
Mentoria em grupo da Campinas Tech apresenta case da startup Ramper, que fez mais de mil vendas em um ano
23/03
Espetáculo “Travessias”, no teatro do Sesi Campinas, reflete sobre migrações
22/03
Show: tributo internacional ao Queen terá apresentação única em Campinas, no Expo D. Pedro
24/03, 31/03, 13/04...
Palhaços do LUME Teatro realizam circulação por bairros de Campinas
19/03 a 16/06
Exposição: Sesc Campinas recebe mostra itinerante da 33ª Bienal de São Paulo
29/03
Festival de Música Contemporânea Brasileira traz concerto gratuito com Mônica Salmaso e Guinga no Castro Mendes
06/04
Show “Horizontes – Música e Meditação” será apresentado no Museu Aberto de Astronomia, em Campinas
14/03 a 28/04
Abbraccio retoma promoção com três opções de spaghetti e entrada com preço especial
14/03 a 28/03
Projeto “Café com Jazz” leva boa música ao Galleria Shopping
26/03 a 28/05
Pré-Aceleração de Negócios Go On Women abre seletiva para empreendedoras
21/03 a 10/04
Bem-estar: Academia Aquarius terá edição de Páscoa do projeto “Superação”
06/04 a 04/04
Master in Business Innovation: UFSCar e Go On Office trazem para Campinas 2ª edição do curso de pós. Tem desconto no Clube Campinas
22/03, 29/03, 05/04...
Café Filosófico está de volta em 2019 e debate sobre os desafios da identidade no mundo contemporâneo
05/04, 18/04
Para crianças: Cia Histriônica realiza temporada do espetáculo infantil “AsSombrasSão” em Campinas
23/03 a 08/06
“Construindo Narrativas Visuais”: curso na Rabeca Cultural é destinado para quem já se iniciou na fotografia
09/03 a 22/04
Exposição “Elefhant Parade” chega a Campinas no Parque D. Pedro Shopping
07/03 a 31/03
No Mês das Mulheres, que tal uma comemoração em um ônibus balada só para elas?
22/02 a 31/03
Região: JundiaíShopping apresenta exposição de insetos e predadores gigantes
25/04
Promovido pela ACIC, “Retail Conference 2019” vai discutir novo DNA do varejo
08/03 a 31/03
Parque comemorativo aos 80 anos do Batman é atração no Iguatemi Campinas
06/03 a 27/03
Cinema: confira a programação de março do Cineclube Terracota
07/03 a 29/03
Restaurante Abbraccio celebra Mês da Mulher com aperitivo grátis no happy hour
08/03 a 22/03
Humor: teatro Iguatemi traz Matheus Ceará em curta temporada do show “Papai é uma Piada”
09/03 a 30/03
Humor: Afonso Padilha volta a se apresentar em Campinas com seu 4º show solo
09/03 a 31/03
Galleria Shopping promove nova edição do “Drive In Kids”, com cineminha gratuito para as crianças
22/03
Campinas recebe o “InspiraDelas”, maior evento do interior sobre o mercado de trabalho para mulheres
01/03 a 13/04
Mostra fotográfica “Diverso/Diversão” inaugura Instituto Pavão Cultural, em Barão Geraldo
03/04
Workshop “Excelência no Atendimento – Modelo Disney” será realizado em Campinas, no Go On Office
13/03 a 08/05
Curso “Construtores de Universos no Cinema” na Rabeca Cultural investiga as obras de oito cineastas da atualidade
25/02 a 31/03
Exposição: Estação Cultura recebe mostra que revisita o Carnaval
Atração fixa
Dança integral para mulheres no Espaço Tugudum
26/02 a 01/04
Para crianças: Parque do Garfield é atração no shopping Iguatemi Campinas
06/04
“Vendas Consultivas com PNL” é tema de treinamento em Campinas
18/04 a 21/04
Páscoa 2019: atrações especiais movimentam o Resort Recanto do Teixeira no feriadão
26/03 a 11/06
Rabeca Cultural promove curso de fotografia para iniciantes
26/03 a 30/03
Compositores Ernani Aguiar e Guinga são os homenageados do Festival de Música Contemporânea Brasileira
20/03 a 29/06
Instituto CPFL traz esculturas de Rodin para Campinas em exposição inédita no interior de SP
Atração fixa
Festa de aniversário no ônibus balada
Atração fixa
Terapia: encontros de Constelação Familiar em Campinas terão programação de atividades de março a maio
Atração fixa
Restaurante peruano Salsa con Ají promove noites latinas aos sábados
Atração fixa
Música: Espaço Tugudum promove aulas de percussão para crianças
07/02 a 31/03
MACC recebe três exposições gratuitas de linguagens e temáticas distintas
04/02 a 31/03
Gastronomia: restaurante Abbraccio lança opções de panini em seu menu
Atração fixa
Oficina de brincadeiras circenses é atração no Gato Mia Café
Atração fixa
Comemore o aniversário no Clube Nashville com 15 convidados e ganhe voucher de R$ 120
Atração fixa
Espaço Tugudum oferece aulas de dança infantil
Atração fixa
Studio de danças aéreas Freya oferece aula de Pole Dance Fitness
Atração fixa
Para crianças: Vivência Musical com Afonsinho Menino no Gato Mia Café
Atração fixa
Academia Aquarius promove encontros de grupos de corrida e caminhada
Atração fixa
Música: karaokê com banda ao vivo é atração no Bar Lado B nas noites de quarta-feira