A maior e mais tradicional festa de Barão Geraldo, a “Festa da Padroeira Santa Isabel”, abre a temporada de celebrações juninas de Campinas no próximo sábado, dia 1º de junho de 2019. O evento, quase centenário, é organizado pela Comissão Econômica das Comunidades de Barão e será realizado em todos os fins de semana de junho, com 10 shows, até dia 23, no Salão Comunitário da Igreja de Santa Isabel. A parte religiosa da festa, com um tríduo de celebrações em homenagem à Santa que dedicou sua vida aos pobres, será entre os dias 1 e 4 de julho, com belas procissões noturnas à luz de velas pelas ruas de Barão Geraldo: a “Procissão Luminosa”.
Além das barracas e shows, haverá rodadas de bingo premiadas todos os dias de festa. E no dia 23 de junho, o tradicional bingão – que é o ponto de maior lazer da comunidade – vai distribuir R$ 15 mil em prêmios.
A festa terá barracas de comidinhas, com delícias do milho, pastéis, pizza, yakisoba, cachorro quente, doces e caldos, porções de peixe e batata frita, além das bebidas, sucos, vinho quente e quentão. Também haverá um “Espaço Kids” para as crianças.
A “Festa da Padroeira Santa Isabel” é uma celebração junina tradicional, voluntária, sem fins lucrativos e em benefício das obras sociais da paróquia. Os artistas que ser apresentam também são voluntários.
Programação de shows e outras atrações:
01/06 – Lucas e Breno
Na abertura, será a vez da apresentação da dupla Lucas e Breno. Os músicos têm 24 anos de carreira e já se apresentaram no festival “Viola de Todos os Cantos” e no festival “Jequinha de Abreu”. Também já participaram do programa “Caminhos da Roça” e do “Terra da Padroeira”. São dois discos lançados e estão trabalhando no terceiro.
02/06 – Grupo Aviso Prévio
No dia 2, domingo, o Grupo Aviso Prévio, de Barão Geraldo, vai tocar os pagodes mais populares e tem como principal especialidade o samba de raiz, com repertório de Adoniran Barbosa, Ataulfo Alves, Cartola e Elis Regina. É formado por Julio Giorgi (voz, cavaco e violão), Nelson Costa no pandeiro, Almir Terrazan no repique, Eudair Pequim (tantan e timba), Francisco Silva (voz e tantan), Ataíde (voz, cavaco) , Elpídio (voz, violão).
08/06 – Léo Bruto e Rafael
Os músicos de Barretos têm mais de 20 anos de carreira, mas a dupla foi formada há pouco mais de um ano e têm um CD gravado. Já se apresentou no último Encontro de Violeiros e Catireiros “Espanta Abeia”, no mês passado, e tem agenda marcada no Costelão de Sumaré, dia 21 de julho (junto com Gian e Giovani e outros).
09/06 – Raízes de Barão
Raízes de Barão do crooner Donizetti Gomes, locutor da Ponte Preta e subprefeito de Barão, canta música sertaneja raiz ao lado de amigos. O grupo é formado por Cacá no contrabaixo, Donizete (guitarra e voz) , Elpídio (teclado e voz) , João (bateria), Ataíde (cavaquinho) , Júlio (violão) e Almir (percussão).
15/06 – Tradição Sertaneja
O grupo campineiro Tradição Sertaneja apresenta seu xote com arrasta pé. É formado por Walter no vocal, João no violão e voz e Mirati na sanfona violão base.
16/06 – Quadrilha com o Grupo de Oração Beraká da Unicamp
A quadrilha será apresentada pelos jovens católicos GOU (Grupo de Oração Universitário) Beraká, que se reúne todas as terças-feiras. Faz parte do movimento nacional “Ministério Universidades Renovadas (MUR)”, que é um ministério da Renovação Carismática Católica (RCC). “Este ano, em parceria com a paróquia Santa Isabel, estaremos dançando uma quadrilha no dia 16 de junho às 19h30. Será um momento muito bonito de vida fraterna”, diz Olivia, uma das coordenadoras do grupo.
22/06 – Henrique Menezes
O cantor de Barão Geraldo é autodidata no violão e estudou canto no CCEM (Centro Cultural Escola de Musica de Campinas). Já cantou em duplas como Monica e Henrique e se apresentou no programa “Legionários”, da Record, e no palco Brahma da Festa de Peão de Americana. No repertório, músicas dos ídolos Cristiano Araújo, Jorge e Mateus, Zé Neto e Cristiano, além de clássicas da música raiz, como Trio Parada Dura.
23/06 – 12h
Nhoque e “Bingão” com o show da banda Alvim e os Esquilos
No último dia de festa, domingo, 23 de junho, a programação começa com o almoço de nhoque da padroeira à moda tradicional, a partir das 12h, quando também tem início o Bingão, com vários prêmios, totalizando R$ 15.000 ao longo do dia. O almoço será animado pela banda satirica Alvin e os Esquilos.
01 a 04/07
Tríduo e Procissão Luminosa Noturna
Entre os dias 1º de julho e 4 de julho, a paróquia de Santa Isabel realizará um tríduo de missas em homenagem à Santa Isabel.
A primeira celebração será sobre o tema “Igreja em comunhão”, organizada pela Comunidade Santa Terezinha. No dia 2, a Comunidade de Santa Paulina (Jd. Alto da Cidade Universitária) organizará a celebração da “Igreja Acolhedora”. No dia 3 a comunidade do Cristo redentor (Cidade Universitária) realizará a cerimônia da “Igreja Profética”.
Por fim, na noite do dia 4 de julho, dia de Santa Isabel, o monsenhor Roberto realizará a “Procissão Luminosa” pelas ruas de Barão Geraldo, além da missa à Santa Isabel Padroeira , protetora dos pobres e mãe e Rainha que Encerrará a festa com a participação de todas as comunidades de Barão
Este ano a Festa de Santa Isabel tem o apoio da Belmari confecções, Eletro Dalbem, Marmoraria Nª Sª Aparecida, Maxcom e Pastelaria Brasil e várias outras empresas.
“Festa da Padroeira Santa Isabel”
Local: Igreja de Santa Isabel. Avenida Ângelo Vicentin, 601, no centro de Barão Geraldo – Campinas
Fonte: Jornal de Barão
Fonte – crédito: Arquivo Pessoal – Fernando Flaitt
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74