Já foi
Cultura: Campinas recebe a 2ª edição do “Festival de Circo Transversal”
Compartilhe

A segunda edição do “Festival de Circo Transversal” reúne a riqueza do universo circense em apresentações na Unicamp, na praça do Coco e no Centro Cultural Casarão, todos no distrito de Barão Geraldo, em Campinas, entre os dias 24 e 29 de abril. A programação é gratuita, com colaboração espontânea ‘no chapéu’. Também haverá oficinas, mesas de conversa, espetáculos de sala e palco aberto, com profissionais investigativos e criadores de linguagens singulares, que encontram no universo circense um elemento potencializador de suas criações. As vagas são limitadas e há um valor de contribuição voluntária.

Teatro físico, teatro visual, clown, equilibrismo, malabarismo, dança, música, danças aéreas compõem as apresentações artísticas do evento co-criado e co produzido pelos grupos campineiros Cia ParaladosanjoS e Cia Suno.Teatro.

A edição traz sete espetáculos, todos trabalhos solos, com destaque para Matias Donoso (Chile), Tato Molavin (Argentina), Adelvane Néia (Jacarezinho), Daniel Salvi e Cia Suno (Campinas) além da presença de um dos Doutores da Alegria, o Palhaço Klaus, da La Cascata Cia Cômica (São Paulo), em dois espetáculos e uma oficina. A programação ainda traz duas produções inéditas criadas especialmente para o festival: “Voôs Possíveis” resultado cênico do Laboratório de Danças Aéreas coordenado por Monica Alla do Grupo Ares (São Paulo) e apresentação do espetáculo “Solos Suspensos”, dirigido por Marcos Becker e Marilia Ennes (Cia ParaladosanjoS), gerado pelo encontro de mulheres e transgêneros do circo contemporâneo.

Programação:

24/04

15h30: Laboratório de Danças aéreas, Monica Alla (Grupo Ares)
Local: FEF Unicamp
Workshop de dois dias sobre Técnicas de rapel e dança vertical com foco em criações de coreografias solos, de duplas, trios e coletivas para estudantes eprofissionais de circo, artes cênicas, educação física e demais pessoas com experiência em práticas corporais, sem medo de altura e com muito espírito de aventuracom a fundadora do Grupo Ares, Monica Alla, uma das referências nacionais na linguagem da Dança Vertical.
Valor: contribuição voluntária entre R$ 20 e R$ 75
Vagas: 25
Inscrições: festivaldecircotransversal@gmail.com
16 anos

20h: “Mais Uma Chance”, com Cia. Duna (Chile)
Local: Teatro de Arena Unicamp
A cada espetáculo há “mais uma chance” de se conectar com a plateia, como num grande abraço. Através de suas habilidades a energia surge e a magia acontece,montado na sua mini bici, atravessa barreiras junto ao público e mostra sua verdade nua e crua. O perigo está presente em cena, onde o impossível acontece e as barreiras de fogo não podem mais nos deter. Duração: 40 minutos. Classificação livre

25/04

18h30: “O Poste”, com Daniel Salvi
Local: Praça do Coco
Um trabalhador deve trocar uma lâmpada queimada no alto de um poste. Uma tarefa simples para um profissional qualificado, mas que pode se tornar umasequência de peripécias cômicas e catastróficas se realizadas por um “faz-tudo” desatualizado. Em meio às tentativas frustradas e irritações, ele descobre que sóprecisava relaxar para conseguir alcançar seu objetivo. Duração:50 minutos. Indicação: livre.

20h: “Molavin”, com Tato Villanueva (Argentina)
Local: Centro Cultural Casarão
Se pode esquecer a verdade repetindo uma mentira, uma nuvem de fumo grosso e intangível. Esta Opéra Bufa conta a vida e as visões de Boris, um vendedor de fumaça que, cansado de mentir, procurarecuperar sua dignidade. Ainda que tenha que morrer por isso. Duração: 50 minutos. Classificação Livre.

26/04

15h30: Laboratório de Danças aéreas, com Monica Alla (Grupo Ares/ SP)
Local: FEF Unicamp

Vôos Possíveis, coordenação de Monica Alla (São Paulo)
Local: FEF Unicamp
Apresentação do Resultado Cênico criado durante o Laboratório de Danças Aéreas com a participação de todos os alunos do workshop.

20h: “Desfazer A-Ma-La”, com Humatriz Teatro (Jacarezinho)
Local: Centro Cultural Casarão
Desfazer A-Ma La nos faz lembrar o retorno de uma viagem ou partir e chegar à outro lugar…Essa foi a motivação encontrada pela atriz Adelvane Néia da Cia Humatriz Teatro para compartilhar com o público, alguns aspectos do processo de montagem de seu solo A-Ma-La. Desfazer, desmontare revelar, trata se de abrir e contar, com um olhar distanciado, o processo de busca e investigação na montagem de um solo, sua experiência como palhaça através do exercício constante na construçãode uma trajetória de vida-arte-vida suas dúvidas e conflitos: uma transformação após 20 anos da estreia. Duração: 50 minutos. Classificação 12 anos.

27/04

20h: “Solos Suspensos”, coordenação Marilia Ennes e Marcos Becker Cia ParaladosanjoS (Campinas/SP)
Local: Centro Cultural Casarão
Com objetivo de romper as fronteiras entre as diversas linguagens que envolvem a cena, o corpo e o espaço, Solos Suspensos surge como uma provocação para aeralistas especialmente convidados a experienciarem uma co-criação inédita. Uma noite que reúne artistas mulheres e transgêneros com larga experiência em criação cênica aprofundada e investigações aero-acrobáticas. Ao revisitar seustrabalhos na tentativa de explorar nuances e desvios, a partir de uma partitura física pré-estruturada do repertório pessoal, os artistas serão incentivados a buscar outros meios de abordagem domaterial expressivo além de visitar campos ainda desconhecidos da performance. Duração: 50 minutos. Classificação Livre.

28/04

16h: “O Buraco”, com Cia. Suno (Campinas)
Local: Centro Cultural Casarão
Uma palhaça acróbata vinda de uma tradicional família circense se vê no desafio de atravessar um buraco infinito andando em uma corda bamba. Toda sua família tentou e se deu mal: seu avo, seubisavô, seu tataravô,… sua mãe também tentou, mas conheceu o anão do circo e fugiu com ele. Num cenário composto por um barril, uma mini-banda e uma corda bamba, sob o prisma da comicidade,Fiorella brinca com os conflitos de um palhaço que vive sua situação limite: ter que atravessar um buraco com fundo infinito. Números de mágica e contorcionismo completam a diversão do publico.Com Helena Figueira. Duração 50 minutos. Classificação: livre

20h: “Animo Festas”, com La Cascata Cia. Cômica (São José dos Campos)
Local: Centro Cultural Casarão
Animo Festas é o espetáculo show do palhaço Klaus, que narra a saga solitária de um animador de festas infantis e seu submundo de tristeza e miséria. Nesta narrativa solitária, as festas infantis são opano de fundo para questões sobre a felicidade, o valor trabalho artístico e as escolhas que fazemos para viver ou sobreviver. Inspirado no Freak Show, Animo Festas leva a cena o universo sombrio dopalhaço. Bem vindo ao submundo do palhaço Klaus. Duração: 50 minutos. Classificação: 16 anos

29/04

11h: Oficina de Palhaçaria Clássica, com Marcio Douglas (La cascata Cia. Cômica)
Local: Centro Cultural Casarão
A oficina de Palhaçaria Clássica é destinada para pesquisadores da arte do palhaço ou interessados em geral. A oficina tem como fundamento o aprendizado das técnicas da Palhaçaria Clássica, isto é, oselementos que se baseia a palhaçaria. Serão abordados os princípios técnicos básicos dessa arte cômica, assim como, as técnicas de Cascatas (Quedas) e Claques (Tapas falsos de Palhaço).

18h: “Mãos À Obra“, com La Cascata Cia. Cômica (São José dos Campos/SP)
Local: Centro Cultural Casarão
Mãos a obra é uma comedia fruto que trabalho realizado pela La Cascata Cia. Cômica sobre o oficio do arte do palhaço e as vertentes do universo circense. Aborda de maneira cômica a relação patéticado homem com seu meio ambiente que provoca destruição do mesmo em busca de uma melhor qualidade de vida. Duração: 50 minutos. Classificação: Livre

Serviço:

“Festival de Circo Transversal”
Local: Centro Cultural Casarão. Rua Maria Reginato Riberio, s/nº, Terras do Barão -Barão Geraldo
FEF Unicamp. Av. Érico Veríssimo, 701, Barão Geraldo – Campinas
Teatro de Arena Unicamp. Cidade Universitária Zeferino Vaz, Barão Geraldo – Campinas
Praça do Coco. R. José Martins, 738, Barão Geraldo – Campinas

Entrada: gratuita – no final de cada espetáculo os artistas passarão o chapéu, e o público pode contribuir com o valor que desejar e achar justo. Para garantir seu ingresso, basta chegar com uma hora de antecedência.

Foto: Matias Donoso (divulgação)

Horário: Veja no texto
Recomendado para: Todas as idades
Preço: Gratuito

Copyright ©2010-2018 Campinas.com.br. Todos os direitos reservados.

Programe-se
24/02
Bloco do Bob comemora 10 anos no pré-Carnaval de Campinas
01/03 a 05/02
Bourbon Atibaia terá programação de Carnaval para toda a família
02/03 a 05/03
Espaço infantil Gato Mia Café terá matinê de Carnaval
21/02
Mesa redonda no Terracota Coworking discute o trabalho do futuro para profissionais de comunicação
22/02
Teatro: peça-manifesto “Justa”, no Sesc Campinas, questiona a justiça e a ética no Brasil
25/02 a 03/03
Programação de Carnaval do Tonico’s Boteco tem muito samba, Festival de Marchinhas e bailes!
01/03 a 05/03
Galleria Shopping promove bailinhos de Carnaval com a Banda do Zé Minhoca
12/03
Para crianças: personagens do “Frozen” e os bonecos Trolls animam o “Terça da Folia” do buffet Cantinho da Folia
21/02 a 24/02
Música: programação do Clube Nashville tem mais rock’n’roll. Entrada VIP no sábado para cadastrados no Clube Campinas
24/02
Show: Fernando Anitelli apresenta “O Teatro Mágico – Voz e Violão” em Campinas
23/02
Música e dança: palco do teatro Iguatemi recebe o espetáculo “Uma Viagem pela História do Tango”
22/02
Humor: Ary Toledo está de volta a Campinas
24/02
Bloco Nem Sangue Nem Areia homenageia o Nordeste no Carnaval 2019
23/02
Carnaval em Campinas: bloco Unidos do Candinho desfila neste sábado em Sousas
03/03
Ônibus balada de Campinas terá bailinho de Carnaval “Mamãe Eu Quero”
23/02
Música: João Arruda apresenta o show “Entre Violas e Coros” na Rabeca Cultural
23/02
Catedral de Campinas terá mais uma edição de visita guiada
23/02 a 24/02
Teatro: ator Clóvys Torres apresenta solo “Me Dá a Tua Mão” no Castro Mendes
12/03 a 21/05
Rabeca Cultural promove curso de fotografia para iniciantes
18/02 a 12/03
Escola Municipal de Cultura e Arte de Campinas abre vagas para oficina de audiovisual
23/02
Música: Gabriel Sater faz show gratuito no teatro do Sesi Campinas
23/02
Aliança Francesa de Campinas promove evento de portas abertas com várias atividades ao público
23/02
Gastronomia: “Pork’s Day” terá mais uma edição no Bar Lado B
18/02 a 23/02
Programação de música ao vivo agita a semana no bar Lado B
23/02
Show: Titãs Trio Acústico se apresenta em Paulínia
18/02 a 23/02
Música ao vivo: Tonico’s Boteco tem programação de samba, karaokê e rock nacional
21/02
Música: espetáculo “Simplesmente Elis” retorna ao teatro Iguatemi. Tem desconto no Clube Campinas!
26/03 a 30/03
Compositores Ernani Aguiar e Guinga são os homenageados do Festival de Música Contemporânea Brasileira
22/02 a 24/02
Cerveja, gastronomia e música: 2º edição do “Champions Beer” agita o Galleria Shopping
01/02 a 28/02
Parque dos dinossauros T-Rex estende promoção ‘Compre 4 e pague 3’ até o fim de fevereiro
20/03 a 29/06
Instituto CPFL traz esculturas de Rodin para Campinas em exposição inédita no interior de SP
Atração fixa
Festa de aniversário no ônibus balada
27/02
“Women Up: Empreendedorismo com Propósito” terá palestras de três profissionais no Terracota Coworking
Atração fixa
Terapia: encontros de Constelação Familiar em Campinas terá programação de atividades de março a maio
21/02, 25/02
Inova Business School oferece workshops de capacitação gratuitos voltados aos negócios
23/02
Carnaval em Campinas: bloco City Banda celebra 25 anos em 2019
Atração fixa
Restaurante peruano Salsa con Ají promove noites latinas aos sábados
22/02, 23/02, 24/02...
Carnaval 2019 em Campinas: mais de 40 blocos de rua fazem a festa em diversas regiões da cidade
Atração fixa
Curso de improvisação em dança para adultos e 60+ no Espaço Tugudum
24/02
Curso intensivo de vendas será realizado no Go On Office. Tem desconto no Clube Campinas!
23/02
Música e projeção de imagens: “Horizontes no Planetário” faz uma viagem pelo cosmos no Museu de Astronomia
07/02 a 24/02
Para crianças: Iguatemi Campinas recebe o evento infantil “American Girl Experience”
Atração fixa
Música: Espaço Tugudum promove aulas de percussão para crianças
05/02 a 28/02
Curso “Estação Ferroviária e o Ciclo do Café” será ministrado gratuitamente em Campinas. Inscrições abertas
07/02 a 31/03
MACC recebe três exposições gratuitas de linguagens e temáticas distintas
06/02 a 27/02
Cinema: filmes premiados estão na programação de fevereiro do Cineclube Terracota
04/02 a 31/03
Gastronomia: restaurante Abbraccio lança opções de panini em seu menu
Atração fixa
Oficina de brincadeiras circenses é atração no Gato Mia Café
02/02 a 23/02
Humor: stand up “Comédia ao Vivo” faz curta temporada no teatro Iguatemi Campinas
31/01 a 05/03
Que tal brincar o Carnaval em um ônibus balada?
28/01 a 02/03
Gastronomia: “Cardápio de Verão” é novidade no jantar do restaurante Estação Marupiara
09/02 a 24/02
Grandes shows são destaques na 57ª Festa da Uva e 9ª Festa do Vinho de Vinhedo
05/02 a 26/02
Academia Aquarius lança projeto de emagrecimento para o Carnaval
24/02
Multiartista Mauro Braga apresenta espetáculo solo em Campinas
02/02 a 25/02
“Fevereiro na Dança” movimenta Campinas com intensa programação
Atração fixa
Comemore o aniversário no Clube Nashville com 15 convidados e ganhe voucher de R$ 120
19/01 a 06/03
Exposição: Rabeca Cultural recebe a mostra “Aqui Jazz”, do artista Paulo Branco
Atração fixa
Espaço Tugudum oferece aulas de dança infantil
Atração fixa
Studio de danças aéreas Freya oferece aula de Pole Dance Fitness
05/01 a 22/02
“Sesc Verão 2019” reúne diversas atividades esportivas gratuitas em Campinas
Atração fixa
Para crianças: Vivência Musical com Afonsinho Menino no Gato Mia Café
Atração fixa
Happy Hour começa mais cedo no Bar Lado B! E também tem desconto no Clube Campinas
Atração fixa
Rabeca Cultural abre novas turmas de Psicologia para crianças e adolescentes
Atração fixa
Academia Aquarius promove encontros de grupos de corrida e caminhada
Atração fixa
Música: karaokê com banda ao vivo é atração no Bar Lado B nas noites de quarta-feira
Atração fixa
Bem-estar e lazer: “Domingo Fitness” agita o Parque Taquaral
Atração fixa
Promoção: Roots Burger oferece batata rústica grátis na compra de um hambúrguer