Já foi
Cultura: Campinas recebe a 2ª edição do “Festival de Circo Transversal”
Compartilhe

A segunda edição do “Festival de Circo Transversal” reúne a riqueza do universo circense em apresentações na Unicamp, na praça do Coco e no Centro Cultural Casarão, todos no distrito de Barão Geraldo, em Campinas, entre os dias 24 e 29 de abril. A programação é gratuita, com colaboração espontânea ‘no chapéu’. Também haverá oficinas, mesas de conversa, espetáculos de sala e palco aberto, com profissionais investigativos e criadores de linguagens singulares, que encontram no universo circense um elemento potencializador de suas criações. As vagas são limitadas e há um valor de contribuição voluntária.

Teatro físico, teatro visual, clown, equilibrismo, malabarismo, dança, música, danças aéreas compõem as apresentações artísticas do evento co-criado e co produzido pelos grupos campineiros Cia ParaladosanjoS e Cia Suno.Teatro.

A edição traz sete espetáculos, todos trabalhos solos, com destaque para Matias Donoso (Chile), Tato Molavin (Argentina), Adelvane Néia (Jacarezinho), Daniel Salvi e Cia Suno (Campinas) além da presença de um dos Doutores da Alegria, o Palhaço Klaus, da La Cascata Cia Cômica (São Paulo), em dois espetáculos e uma oficina. A programação ainda traz duas produções inéditas criadas especialmente para o festival: “Voôs Possíveis” resultado cênico do Laboratório de Danças Aéreas coordenado por Monica Alla do Grupo Ares (São Paulo) e apresentação do espetáculo “Solos Suspensos”, dirigido por Marcos Becker e Marilia Ennes (Cia ParaladosanjoS), gerado pelo encontro de mulheres e transgêneros do circo contemporâneo.

Programação:

24/04

15h30: Laboratório de Danças aéreas, Monica Alla (Grupo Ares)
Local: FEF Unicamp
Workshop de dois dias sobre Técnicas de rapel e dança vertical com foco em criações de coreografias solos, de duplas, trios e coletivas para estudantes eprofissionais de circo, artes cênicas, educação física e demais pessoas com experiência em práticas corporais, sem medo de altura e com muito espírito de aventuracom a fundadora do Grupo Ares, Monica Alla, uma das referências nacionais na linguagem da Dança Vertical.
Valor: contribuição voluntária entre R$ 20 e R$ 75
Vagas: 25
Inscrições: festivaldecircotransversal@gmail.com
16 anos

20h: “Mais Uma Chance”, com Cia. Duna (Chile)
Local: Teatro de Arena Unicamp
A cada espetáculo há “mais uma chance” de se conectar com a plateia, como num grande abraço. Através de suas habilidades a energia surge e a magia acontece,montado na sua mini bici, atravessa barreiras junto ao público e mostra sua verdade nua e crua. O perigo está presente em cena, onde o impossível acontece e as barreiras de fogo não podem mais nos deter. Duração: 40 minutos. Classificação livre

25/04

18h30: “O Poste”, com Daniel Salvi
Local: Praça do Coco
Um trabalhador deve trocar uma lâmpada queimada no alto de um poste. Uma tarefa simples para um profissional qualificado, mas que pode se tornar umasequência de peripécias cômicas e catastróficas se realizadas por um “faz-tudo” desatualizado. Em meio às tentativas frustradas e irritações, ele descobre que sóprecisava relaxar para conseguir alcançar seu objetivo. Duração:50 minutos. Indicação: livre.

20h: “Molavin”, com Tato Villanueva (Argentina)
Local: Centro Cultural Casarão
Se pode esquecer a verdade repetindo uma mentira, uma nuvem de fumo grosso e intangível. Esta Opéra Bufa conta a vida e as visões de Boris, um vendedor de fumaça que, cansado de mentir, procurarecuperar sua dignidade. Ainda que tenha que morrer por isso. Duração: 50 minutos. Classificação Livre.

26/04

15h30: Laboratório de Danças aéreas, com Monica Alla (Grupo Ares/ SP)
Local: FEF Unicamp

Vôos Possíveis, coordenação de Monica Alla (São Paulo)
Local: FEF Unicamp
Apresentação do Resultado Cênico criado durante o Laboratório de Danças Aéreas com a participação de todos os alunos do workshop.

20h: “Desfazer A-Ma-La”, com Humatriz Teatro (Jacarezinho)
Local: Centro Cultural Casarão
Desfazer A-Ma La nos faz lembrar o retorno de uma viagem ou partir e chegar à outro lugar…Essa foi a motivação encontrada pela atriz Adelvane Néia da Cia Humatriz Teatro para compartilhar com o público, alguns aspectos do processo de montagem de seu solo A-Ma-La. Desfazer, desmontare revelar, trata se de abrir e contar, com um olhar distanciado, o processo de busca e investigação na montagem de um solo, sua experiência como palhaça através do exercício constante na construçãode uma trajetória de vida-arte-vida suas dúvidas e conflitos: uma transformação após 20 anos da estreia. Duração: 50 minutos. Classificação 12 anos.

27/04

20h: “Solos Suspensos”, coordenação Marilia Ennes e Marcos Becker Cia ParaladosanjoS (Campinas/SP)
Local: Centro Cultural Casarão
Com objetivo de romper as fronteiras entre as diversas linguagens que envolvem a cena, o corpo e o espaço, Solos Suspensos surge como uma provocação para aeralistas especialmente convidados a experienciarem uma co-criação inédita. Uma noite que reúne artistas mulheres e transgêneros com larga experiência em criação cênica aprofundada e investigações aero-acrobáticas. Ao revisitar seustrabalhos na tentativa de explorar nuances e desvios, a partir de uma partitura física pré-estruturada do repertório pessoal, os artistas serão incentivados a buscar outros meios de abordagem domaterial expressivo além de visitar campos ainda desconhecidos da performance. Duração: 50 minutos. Classificação Livre.

28/04

16h: “O Buraco”, com Cia. Suno (Campinas)
Local: Centro Cultural Casarão
Uma palhaça acróbata vinda de uma tradicional família circense se vê no desafio de atravessar um buraco infinito andando em uma corda bamba. Toda sua família tentou e se deu mal: seu avo, seubisavô, seu tataravô,… sua mãe também tentou, mas conheceu o anão do circo e fugiu com ele. Num cenário composto por um barril, uma mini-banda e uma corda bamba, sob o prisma da comicidade,Fiorella brinca com os conflitos de um palhaço que vive sua situação limite: ter que atravessar um buraco com fundo infinito. Números de mágica e contorcionismo completam a diversão do publico.Com Helena Figueira. Duração 50 minutos. Classificação: livre

20h: “Animo Festas”, com La Cascata Cia. Cômica (São José dos Campos)
Local: Centro Cultural Casarão
Animo Festas é o espetáculo show do palhaço Klaus, que narra a saga solitária de um animador de festas infantis e seu submundo de tristeza e miséria. Nesta narrativa solitária, as festas infantis são opano de fundo para questões sobre a felicidade, o valor trabalho artístico e as escolhas que fazemos para viver ou sobreviver. Inspirado no Freak Show, Animo Festas leva a cena o universo sombrio dopalhaço. Bem vindo ao submundo do palhaço Klaus. Duração: 50 minutos. Classificação: 16 anos

29/04

11h: Oficina de Palhaçaria Clássica, com Marcio Douglas (La cascata Cia. Cômica)
Local: Centro Cultural Casarão
A oficina de Palhaçaria Clássica é destinada para pesquisadores da arte do palhaço ou interessados em geral. A oficina tem como fundamento o aprendizado das técnicas da Palhaçaria Clássica, isto é, oselementos que se baseia a palhaçaria. Serão abordados os princípios técnicos básicos dessa arte cômica, assim como, as técnicas de Cascatas (Quedas) e Claques (Tapas falsos de Palhaço).

18h: “Mãos À Obra“, com La Cascata Cia. Cômica (São José dos Campos/SP)
Local: Centro Cultural Casarão
Mãos a obra é uma comedia fruto que trabalho realizado pela La Cascata Cia. Cômica sobre o oficio do arte do palhaço e as vertentes do universo circense. Aborda de maneira cômica a relação patéticado homem com seu meio ambiente que provoca destruição do mesmo em busca de uma melhor qualidade de vida. Duração: 50 minutos. Classificação: Livre

Serviço:

“Festival de Circo Transversal”
Local: Centro Cultural Casarão. Rua Maria Reginato Riberio, s/nº, Terras do Barão -Barão Geraldo
FEF Unicamp. Av. Érico Veríssimo, 701, Barão Geraldo – Campinas
Teatro de Arena Unicamp. Cidade Universitária Zeferino Vaz, Barão Geraldo – Campinas
Praça do Coco. R. José Martins, 738, Barão Geraldo – Campinas

Entrada: gratuita – no final de cada espetáculo os artistas passarão o chapéu, e o público pode contribuir com o valor que desejar e achar justo. Para garantir seu ingresso, basta chegar com uma hora de antecedência.

Foto: Matias Donoso (divulgação)

Horário: Veja no texto
Recomendado para: Todas as idades
Preço: Gratuito

Copyright ©2010-2018 Campinas.com.br. Todos os direitos reservados.

Programe-se
15/11 a 24/12
Milhares de pessoas acompanham a chegada do Papai Noel no Iguatemi Campinas. Veja a programação de Natal do shopping
24/11
Rodrigo Teaser recria performances de Michael Jackson em show acompanhado de banda, bailarinos e efeitos
20/11 a 02/12
Teatro: Os Geraldos realizam mostra de teatro em comemoração aos 10 anos do grupo
14/11 a 20/11
Super feriadão em Campinas e região: roteiro reúne dicas para passear e descontos para aproveitar no Clube Campinas!
17/11
Com grande festa, “Pop Noel” chega ao Unimart Shopping neste sábado
15/11 a 18/11
Feriadão tem programação especial no restaurante Dom Pinheiro. E com desconto no Clube Campinas para o sábado!
25/11
Expo Noivas: Castelo medieval, em Vinhedo, é palco de feira voltada ao mercado de casamentos
15/01 a 18/01
Agora é Festa promove edição do “Super Férias” em janeiro de 2019
15/11 a 18/11
1º Festival Beer & Burguer é atração para o feriado em Socorro
21/11, 22/11, 28/11...
“Mostra Cinema e Reflexão” do Cine CPFL tem exibições gratuitas de filmes premiados e de destaque em festivais
18/11
“Escuta o Cheiro”: sambista Aureluce Santos é a convidada especial em novembro. Tem desconto no Clube Campinas!
15/11 a 17/11
Música ao vivo: confira a programação no bar e restaurante medieval Milord Taverna
15/11 a 17/11
Música: Battataria de Barão Geraldo traz repertório de jazz e MPB no fim de semana prolongado
17/11, 19/11
Música ao vivo: tributos a Bon Jovi, a Raul Seixas e blues rock embalam a programação do Bar Lado B
12/11 a 08/12
Drink: na compra de um Campari Tônica no Bar Lado B, os clientes ganham uma taça de brinde!
14/11 a 18/11
Música: feriadão de muito rock’n’roll no Clube Nashville
14/11 a 17/11
Musical: “The Wiz, O Mágico de Oz”, adaptado pela Academia IAD – Lina Penteado, é atração no Castro Mendes
14/11 a 19/11
Música ao vivo: MPB e Bossa Nova são destaques na agenda do feriadão da Battataria & Restaurante Alecrins
13/11 a 17/11
Biblioteca itinerante do projeto “Book Truck – Cultura Pra Todo Lado” chega a Campinas
02/12
Corrida da Inclusão comemora o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência
17/11
Show: multiartista Arto Lindsay se apresenta no Sesc Campinas
17/11
“Varal Criativo” leva atividades culturais gratuitas para o Largo do Pará
20/11, 27/11, 04/12...
Sesc Campinas recebe filmes da 42ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo
13/11 a 18/11
Exposição: Casa de Vidro recebe instalação artística de Danilo Batista com 500 balões
17/11
Prova de moutain bike que ocorre em Campinas no domingo encerra inscrições nesta terça
28/11
Vem aí um aulão com circuito funcional, jump e bike na Academia Aquarius
17/11 a 18/11
Humor: Carioca apresenta novo espetáculo no teatro Iguatemi Campinas
17/11 a 18/11
Música: “Beatles 4 Kids” leva repertório do quarteto de Liverpool para as crianças no palco do teatro Iguatemi
20/11, 24/11
Celebração da Consciência Negra reunirá série de atividades em Campinas
22/11 a 23/11
2° edição do Decanter Wine Day terá degustação de vinhos importados
15/11 a 17/11
1º “Festival Mamãe e Bebê” movimenta o espaço Gato Mia Café no feriadão
18/11, 20/11, 23/11
Consciência Negra: Estação Cultura tem programação especial para celebrar a data
14/11 a 20/11
Hospedagem: pacote para os dois feriados de novembro está com desconto no Bourbon Atibaia
07/11 a 06/01
Gastronomia: Abbraccio apresenta novas versões de Gnocchi com massa artesanal
07/11 a 30/11
Black Friday na Academia Aquarius tem mensalidade gratuita mediante doação de brinquedo
07/11 a 30/11
Black Friday: “Projeto Superação”, da Academia Aquarius, está com 75% de desconto em novembro
07/11 a 02/12
“Projeto Envelope Amarelo”: exposição fotográfica em Campinas retrata as relações das pessoas com o Centro da cidade
23/11, 30/11
Café Filosófico: “Semana de 22” é tema de debates no mês de novembro
02/12
Vem aí a 5ª Pet Caminhada Homeostase, na Lagoa do Taquaral
07/11 a 05/12
Teatro: “Mostra de Verão” reúne trabalhos dos alunos de Artes Cênicas da Unicamp
17/11
Música: Isadora Canto apresenta o show “Vida de Criança” no espaço infantil Gato Mia Café, em Campinas
14/11 a 20/11
Super feriado: jantares temáticos e atrações para crianças estão na programação do resort Recanto do Teixeira
08/11 a 16/01
Exposição: “Pelo Avesso” reúne obras da artista campineira Valéria Scornaienchi no MACC
01/12 a 02/12
“SoulLocal”: Campinas recebe primeiro festival de economia criativa da região
21/11
Espaço Gato Mia Café debate sobre “Essa tal solidão materna” em roda de conversa
06/12 a 07/12
Instituto Edson De Paula promove o curso “Liderança Inspiradora 4.0”. Tem desconto no Clube Campinas!
24/11
Humor: Thiago Ventura volta ao palco do teatro Iguatemi Campinas para apresentações em novembro
29/11
Gato Mia Café realiza vivência de yoga kids
02/11 a 16/12
Teatro infantil: “A Bela e a Fera” faz temporada no espaço da Livraria Cultura do shopping Iguatemi Campinas
08/11 a 18/12
Exposição de fotografias no Arqtus Concept – Ligia Testa Espaço de Arte reúne trabalhos de sete artistas
Atração fixa
Rabeca Cultural abre novas turmas de Psicologia para crianças e adolescentes
04/11 a 16/02
4ª edição do “Verão Vivo” já começou em Campinas
24/11, 25/11
Crianças: Campinas tem sessões gratuitas de teatro infantil em novembro
28/11, 12/12
Gato Mia Café e Brinquedoteca realiza roda de conversa com pais e mães sobre educação infantil
25/10 a 19/12
Espaço Rabeca Cultural traz curso continuado de artes visuais
29/10 a 21/12
Maialini Campinas prepara menu executivo no almoço com os sabores das estações
19/11, 26/11, 03/12
Programação “Construtores de Universos no Cinema” discute obras de grandes cineastas na Rabeca Cultural
26/10 a 25/11
Gastronomia: confira todos os menus da 11ª Campinas Restaurant Week
Atração fixa
Bar Lado B presenteia clientes com taça exclusiva
24/11, 28/11
Evento Jornada da Inovação Social será realizado em Campinas
24/11, 01/12, 04/12...
Sesi Campinas Amoreiras promove festival de cinema italiano
09/12
3° Encontro de colecionadores de carros rebaixados ocorre na Pedreira do Chapadão, em Campinas
Atração fixa
Academia Aquarius promove encontros de grupos de corrida e caminhada
20/09 a 09/12
Sesc Campinas promove a exposição gratuita “Rios Des.Cobertos – A Cidade de Campinas e o Rio Tietê”
11/09 a 30/11
Gastronomia: Restaurante Bonelli traz menu promocional inspirado na primavera
Atração fixa
Encontro de Constelação Familiar às quartas-feiras em Campinas
03/09 a 30/11
Gastronomia: restaurante Abbraccio apresenta receita inspirada no prato bife Wellington
Atração fixa
Ônibus balada chama atenção nas ruas e avenidas de Campinas
Atração fixa
Música: karaokê com banda ao vivo é atração no Bar Lado B nas noites de quarta-feira
Atração fixa
Bem-estar e lazer: “Domingo Fitness” agita o Parque Taquaral
Atração fixa
Promoção: Roots Burger oferece batata rústica grátis na compra de um hambúrguer