O CIS-Guanabara sedia um encontro do projeto “Mulheres em rede na Economia Criativa”, que vai debater o tema “Economia criativa como negócio: experiências femininas”, nesta quarta-feira (15), às 19h.
Uma palestra será apresentada com o intuito de compartilhar ideias de modelos de negócios a partir das experiências de mulheres que participaram da capacitação do projeto, e também da história de empreendedoras convidadas, que irão contar experiências enriquecedoras no campo da economia criativa, da construção de redes locais e da identificação de ecossistemas.
Entre as convidadas está a dançarina Malena Mandaluz, que também é confeiteira, artesã de mandalas, facilitadora de grupos femininos, e vai falar da multiplicidade de atuações. Também serão apresentados os cases: Feito Nó, uma loja colaborativa formada por uma rede compartilhada para comercialização de produtos em conjunto; o projeto Matula, um coletivo de atores e produtores culturais que irão falar da gestão como modo de (r)existência, e o case do portal Campinas.com.br, principal espaço de divulgação e fomento à cultura local. Para finalizar o evento, o projeto A Preta que Habito fará uma apresentação e pocket show de como utilizam a música para transitar neste universo de empreendedorismo feminino, jovem e político.
Saiba mais sobre o “Mulheres em rede na Economia Criativa”
Voltado para a troca de experiências, estímulo ao empreendedorismo feminino e protagonismo das mulheres em comunidades com fragilidade social, o projeto “Mulheres em rede na Economia Criativa” visa atingir um perfil de público de diferentes classes sociais e escolaridades, incluindo principalmente mulheres das classes C e D, com escolaridade desde ensino fundamental até superior completo.
Aprovado pelo Governo do Estado de São Paulo/Secretaria da Cultura, o projeto é desenvolvido por um coletivo de mulheres formado por: Anna Kühl, Giovana Umbuzeiro Valent, Micheli de Paula, Lisa Bueno e Renata Mendes, que se juntaram para potencializar a formação de redes de mulheres empreendedoras, em Campinas, todas com histórias profissionais ligadas à economia criativa e ao empreendedorismo feminino. O projeto tem o objetivo de promover e potencializar a formação de redes femininas na região de Campinas para discutir questões como geração de trabalho e renda, autonomia, novos modelos de negócio, cultura digital e uso de redes sociais para negócios; entre outros.
O projeto visa atender principalmente mulheres que residem ou atuam em territórios de vulnerabilidade econômica, mas não exclusivamente. É destinado a participantes, a partir de 18 anos, atuantes e/ou residentes na Região Metropolitana de Campinas, que já estão envolvidas no contexto da economia criativa de alguma maneira, tais como: microempresárias, artesãs, professoras, fotógrafas, produtoras, ilustradoras, artistas e interessadas em geral.
Todas as atividades são gratuitas e deverão fomentar a proximidade entre as participantes, de modo que sejam identificados: talentos complementares, demandas recorrentes, possibilidades de trocas de saberes, oportunidades para o coletivo (divulgação, vendas, compras de matérias-primas).
Em sua primeira edição, foram contempladas a história de 26 mulheres, em diferentes fases ou necessidades para desenvolver seu próprio negócio. “Empreender sem apoio pode nos travar em alguma fase do empreendimento, sem entendermos o porquê não conseguimos ir além, mas quando estamos em rede fica mais fácil de identificar, ver as possibilidades e buscar apoio para superar as dificuldades, quando nos permitimos se desenvolver com as relações e oportunidades que surgem delas” reforça Lisa Bueno umas das idealizadoras do projeto.
O projeto está novas edições e está em busca de parcerias para trabalhar outros grupos de mulheres e territórios na cidade.
Foto: divulgação
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