A equipe de arte-educação da exposição “Figura e modernidade: Rodin no Acervo da Pinacoteca de São Paulo”, em cartaz na Galeria de Arte do Instituto CPFL, em Campinas, prepara uma série de atividades lúdicas com o público que visitar a mostra durante o fim de semana prolongado pelo feriado de Corpus Christi. Elas serão realizadas entre os dias 20 e 22 de junho, durante o horário de funcionamento: quinta e sexta-feira, das 9h às 19h, e no sábado, das 10h às 16h.
Os espectadores serão convidados a circular pela exposição com os olhos vendados, a conhecer as obras do grande artista francês através de um jogo de cartas, a desenhar e a construir objetos escultóricos a partir de materiais não convencionais.
A mostra reúne, até o dia 29 de junho, a coleção completa do artista francês na Pinacoteca. Trata-se de um conjunto de 10 esculturas originais e 76 fotografias documentais da vida do artista.
A exposição tem a curadoria de Valéria Piccoli, curadora-chefe do museu, e conta com recursos educativos desenvolvidos pelo NAE – Núcleo de Ação Educativa da Pinacoteca, para uso autônomo, que estimulam a participação do público de todas as idades, criando novas relações com as obras.
Confira as atividades no feriadão:
“Olhando em voz alta”
20/06
Dia temático – das 9h às 19h
Propositora: Marina Silva e Siqueira
Vamos olhar as esculturas em voz alta? Neste dia haverá uma ação educativa na exposição “Figura e Modernidade: Rodin no acervo da Pinacoteca de São Paulo”. Os visitantes serão convidados a realizar sua visita vendados, enquanto seus acompanhantes descrevem algumas obras em voz alta, emprestando seu olhar e percepção.
“Jogo de Cartas”
21/06
Dia temático – das 9h às 19h
Propositora: Ana Beatriz Beraldo
Qual a relação de Rodin com as esculturas modernas e contemporâneas? Apoiando-se no passado e rompendo com tradições, Rodin abre espaço para o desenvolvimento às vanguardas da escultura moderna. Na atualidade, a escultura contemporânea carrega novos conceitos. A vivência educativa proposta ao público especialmente neste dia é um baralho de obras de arte contemporâneas que pretende que cada visitante possa relacionar com as esculturas de Rodin expostas no Instituto CPFL e fomentar um diálogo atemporal acerca da escultura.
“Experiências na tridimensionalidade” (para o público a partir de 14 anos)
22/06
Vivência – das 10h30 às 12h
Máximo 15 participantes. Inscrições 30min. antes da atividade
Propositora: Paula Monterrey
A tridimensionalidade é o tema central que agrega nos dias atuais uma infinidade de proposições artísticas que se desenvolveram a partir da escultura a partir da modernidade e das brechas abertas por Rodin em suas esculturas. A proposta convida os participantes a um jogo de construção de objetos escultóricos a partir de materiais não convencionais.
“Contorno, linhas. Volume, massas: desenhando esculturas” (para o público a partir de 14 anos)
22/06
Vivência – das 14h às 15h
Máximo de 15 participantes. Inscrições 30min. antes da atividade
Propositora: Diana Lanças
A proposta é um convite é a experiência pelos participantes da linguagem do desenho a partir da observação direta das esculturas expostas na exposição, o exercício de apreender uma figura tridimensional no espaço do papel é um desafio de tradução dentro da linguagem visual. Com base nesse movimento, os participantes serão apresentados a diferentes possibilidades em desenho para representação de formas.
Fonte: assessoria de imprensa
Foto – crédito: Rodrigo Cancela (divulgação)
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74