Já foi
Instituto CPFL, em Campinas, exibe filmes da Mostra Internacional de Cinema de SP
Compartilhe

Pelo quarto ano consecutivo, o Instituto CPFL promove em Campinas exibições simultâneas da Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, que em 2018 chega à sua 42ª edição. Ao todo, serão realizadas 15 sessões na Sala Umuarama do espaço cultural, entre os dias 20 e 31 de outubro. A entrada é gratuita.

As exibições têm início neste sábado (20), às 17h, com o filme “Gutland”, uma produção belga, alemã e luxemburguesa.

As sessões em Campinas terão produções e coproduções também da Polônia, Índia, Macedônia, Grécia, Egito, França, Catar, Emirados Árabes Unidos, Itália, Canadá, Argentina, Holanda, Suíça, EUA, Irã, Dinamarca, Chile, Croácia e Romênia.

Entre os destaques está “Europa”, filme de 1991 do premiado diretor dinamarquês Lars Von Trier, e os documentários “Kusama – Infinito”, sobre a artista Yayoi Kusama, que nos anos 1960 produziu esculturas e protagonizou protestos contra a Guerra do Vietnã, e “Futebol Infinito”, sobre um atleta frustrado que defende uma revolução nas regras do esporte.

Confira a programação:

20/10

17h00 – “Gutland” (Gutland)
De Govinda Van Maele (107′). Luxemburgo, Bélgica, Alemanha. Falado em luxemburguês, alemão. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: 16 anos.
Um homem com um passado misterioso chega a uma vila, apenas com uma mala. Ele procura trabalho, mas os habitantes do local, desconfiados e hostis, lhe negam qualquer oportunidade. Apenas quando Lucy, a indisciplinada filha do prefeito, o acolhe é que os cidadãos passam a integrá-lo na rotina da cidadezinha. Mas, com o passar do tempo, fica evidente que ele não é o único no lugar que esconde um passado sombrio. Algo sinistro está encoberto sob a superfície imaculada desse pequeno e pitoresco mundo – e que lentamente o atrai.

19h00 – “Rosas Selvagens” (Wild Roses)
De Anna Jadowska (97′). Polônia. Falado em polonês. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: 16 anos.
Após uma estadia em um hospital, Ewa retorna à sua vila, onde trabalha em uma plantação de rosas. Ela precisa se reaproximar dos dois filhos e do marido, que passou meses trabalhando em outro país. Mas Ewa também precisa tomar uma decisão sobre Marcel, um aluno de colegial com quem mantém um caso amoroso.

21/10

17h00 – “As Sombras Do Deserto”
(The Shadows Of The Desert), de Jayakrishnan Subramanian, Franziska Schoenenberger (86′). Índia, Alemanha. Falado em tâmil, inglês. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: 12 anos.
Baskaran deixou a Índia e se mudou para Dubai. A ideia era encontrar melhores condições de vida, mas ele acaba voltando a seu país natal em um caixão. Sua mulher e agora viúva, Sundari, rejeita a teoria de que o homem se matou. Ela pede para que seu primo, o cineasta Jayakrishnan Subramanian, investigue a causa da morte. O diretor, então, embarca em uma jornada pelo passado de Baskaran, que é apenas mais um indivíduo de uma massa de operários indianos a quem o filme dá uma cara.

19h00 – “O Ingrediente Secreto” (Secret Ingredient)
De Gjorce Stavreski (104′). Macedônia, Grécia. Falado em macedônio. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: 14 anos.
Vele é um mecânico ferroviário que cuida do pai, que tem câncer. Para amenizar suas dores, ele desenvolve um bolo com maconha. Sua paz termina quando traficantes e vizinhos enxeridos querem descobrir a fórmula do doce. Vele e o pai, então, rumam para uma cidade remota, onde costumavam passar férias. Contudo, o chefe da máfia os encontra e diz que poupará a vida deles em troca da receita.

22/10
19h00 – “Rosas Venenosas” (Poisonous Roses)
De Ahmed Fawzi Saleh (70′). Egito, França, Catar, Emirados Árabes Unidos. Falado em árabe. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: 14 anos.
Taheya, uma mulher de 28 anos, vive em um bairro pobre do Cairo, repleto de curtumes. Ela quer impedir os planos do irmão caçula, Saqr, que pretende fugir do país a bordo de um barco de refugiados rumo à Itália. Pelos becos mal iluminados e estreitos da região, onde águas residuais jorram nas ruas, um xamã, que observa Taheya, oferece a ela uma solução misteriosa para seus problemas.

23/10
19h00 – “Garotos Choram” (Boys Cry)
De Damiano D’Innocenzo, Fabio D’Innocenzo (96′). Itália. Falado em italiano. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: 18 anos.
Mirko e Manolo são melhores amigos que moram nos subúrbios de Roma, onde vivem em condições precárias. Eles ainda estão na escola e sobrevivem por meio de subempregos. Depois de causarem um atropelamento e fugirem, descobrem que o homem que mataram era procurado pela máfia local. Atraídos pelo dinheiro fácil e pelas ilusões de uma carreira próspera, os dois logo se veem envolvidos com o submundo do crime, o que muda drasticamente a vida de cada um deles. Sem perceber as consequências de sua escolha, Mirko e Manolo se desconectam de suas famílias e antigos amigos enquanto adentram em um caminho para a escuridão.

24/10
19h00 – “Firecrackers” (Firecrackers)
De Jasmin Mozaffari (93′). Canadá. Falado em inglês. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: 16 anos.
Lou e Chantal são duas melhores amigas que planejam deixar o lugar onde vivem. Tudo muda quando Chantal é abusada por seu possessivo ex-namorado. Tomadas pela raiva, as meninas decidem se vingar. As conseqüências dessa vingança, porém, colocam em risco as chances da mudança que as jovens tanto almejam. Lou tenta preservar sua amizade e seus sonhos, mas começa a perder o controle e a perceber que a liberdade pode ter um custo muito alto.

25/10
19h00 – “La Omisión” (The Omission)
De Sebastián Schjaer (90′). Argentina, Holanda, Suíça. Falado em espanhol. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: 16 anos.
Paula, uma jovem de 23 anos, deixa Buenos Aires e se muda para uma cidade industrial coberta de neve, no sul da Argentina. Ela começa a procurar emprego com o único objetivo de guardar dinheiro. Mas a falta de um trabalho, um lar e de estabilidade emocional faz com que essa busca se torne uma jornada interna e pessoal. Paula precisa lidar com as difíceis condições do local e com aspectos mal resolvidos de sua vida, que aos poucos se revelam.

27/10

17h00 – “Kusama – Infinito” (Kusama – Infinity) (foto)
De Heather Lenz (80′). EUA. Falado em inglês. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: 12 anos.
A vida e a obra da artista Yayoi Kusama, nascida em uma família conservadora, na área rural do Japão. Em 1958, ela se mudou para Nova York e, embalada pela revolução política e social americana dos anos 1960, produziu esculturas ousadas e protagonizou protestos contra a Guerra do Vietnã. O documentário explora a infância difícil de Kusama, o preconceito, o machismo que sofreu em seu trabalho e sua internação voluntária numa clínica psiquiátrica.

19h00 – “A Plantação De Laranjas” (Orange Days)
De Arash Lahooti (105′). Irã. Falado em farsi. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: 14 anos.
Aban é uma mulher de 45 anos que gerencia uma fazenda de laranjas no norte do Irã – um campo de trabalho amplamente dominado por homens. Ela lidera uma equipe formada exclusivamente por mulheres, que trabalharão temporariamente na sua colheita. O objetivo é vencer seu competidor, o fazendeiro Kazem. Mas Aban precisa superar obstáculos no percurso, como greve de funcionárias e até um roubo em sua propriedade.

28/10

17h00 – “Deixem Os Velhos Morrerem” (Let The Old Folks Die)
De Juri Steinhart (92′). Suíça. Falado em suíço-alemão. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: 14 anos.
Kevin vive em um tempo e em um lugar onde tudo é permitido e aceito. Ele quer uma revolução! Mas contra o quê? Sua vida confortável e sem problemas o deixa entediado e o aborrece. Kevin decide, então, estabelecer uma comuna com seu melhor amigo, Manuel. Como um ritual de iniciação, os neorrevolucionários destroem seus smartphones: eles querem a volta das emoções verdadeiras, o fim das convenções e escapar do consumismo.

19h00 – Europa (Europa)
De Lars von Trier (113′). Dinamarca. Falado em inglês. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: 18 anos.
Na Alemanha, em 1945, a escuridão se sobrepõe a uma nação conquistada e destruída. Leo Kessler, um americano de ascendência germânica, chega ao país no pós-guerra e consegue um emprego na Linha Ferroviária Zentropa, propriedade de Max Hartmann, um simpatizante do nazismo.
Vencedor de Melhor Contribuição Artística, do Grande Prêmio Técnico e do Prêmio do Júri no Festival de Cannes.

29/10
19h00 – “Enigma” (Enigma)
De Ignacio Juricic Merillán (80′). CHILE. Falado em espanhol. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: 14 anos.
Nancy é convidada a participar de um programa de televisão sobre mistérios nunca resolvidos, cujo episódio irá contar a história de sua filha, uma jovem lésbica que foi brutalmente assassinada —um crime que permanece há oito anos sem solução. Enquanto decide se participará ou não da atração, Nancy confronta sua família para saber a versão de cada um sobre os eventos do passado e, aos poucos, descobre mais sobre a vida da filha.

30/10
19h00 – “Chris, O Suíço” (Chris The Swiss)
De Anja Kofmel (94′). Suíça, Alemanha, Croácia, Finlândia. Falado em suíço alemão, alemão, inglês. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: Livre.
Croácia, janeiro de 1992. No meio das guerras iugoslavas, Chris, um jovem jornalista suíço é encontrado morto em circunstâncias misteriosas, vestindo o uniforme de um grupo mercenário internacional. Vinte anos depois, sua prima, a diretora Anja Kofmel, decide investigar essa história, tentando entender qual foi realmente o envolvimento de Chris no conflito.

31/10
19h00 – “Futebol Infinito” (Infinite Football)
De Corneliu Porumboiu (70′). Romênia. Falado em romeno. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português. Indicado para: Livre.
Laurențiu cansou do futebol como ele é. Depois de sofrer duas sérias contusões quando era jovem, ele passou a defender a ideia de que o esporte deve ser modificado: o futebol deveria se ver livre das restrições, as normas precisam ser revisadas e os jogadores necessitam ser atribuídos a zonas no campo e a subequipes. O diretor Corneliu Porumboiu volta a Vaslui, sua cidade natal, para entender as ideias de Laurentiu, irmão de um amigo de infância.

Serviço:

Mais informações: mostra.org/br/home/ ou institutocpfl.org.br/agenda/

Preço: Gratuito
Rua Jorge de Figueiredo Corrêa, 1632 - Chácara Primavera
Aberto

Copyright ©2010-2018 Campinas.com.br. Todos os direitos reservados.

Programe-se
22/02 a 23/02
Música ao vivo: confira a programação do restaurante O Açougueiro nesta sexta e sábado
24/02
Quarteto de Cordas Vocais e Bloquete embalam o pré-Carnaval do “Escuta o Cheiro”
22/02
Cordão do Félix abre a programação de pré-Carnaval na praça Carlos Gomes nesta sexta
18/04 a 21/04
Páscoa 2019: atrações especiais movimentam o Resort Recanto do Teixeira no feriadão
23/02
“CarnAfro” agita o calçadão da rua Treze de Maio neste sábado
23/02
Música: Giovani Cidreira apresenta o show “Japanese Food” no Sesc Campinas
21/02 a 03/03
Bar Lado B celebra Dia da Margarita com double drink até o começo de março
02/03 a 03/03
Carnaval no Iguatemi Campinas terá bailinhos com a Banda do Palhaço Aloha
24/02
Bloco do Bob comemora 10 anos no pré-Carnaval de Campinas
01/03 a 05/02
Bourbon Atibaia terá programação de Carnaval para toda a família
02/03 a 05/03
Espaço infantil Gato Mia Café terá matinê de Carnaval
22/02
Teatro: peça-manifesto “Justa”, no Sesc Campinas, questiona a justiça e a ética no Brasil
25/02 a 03/03
Programação de Carnaval do Tonico’s Boteco tem muito samba, Festival de Marchinhas e bailes!
01/03 a 05/03
Galleria Shopping promove bailinhos de Carnaval com a Banda do Zé Minhoca
12/03
Para crianças: personagens do “Frozen” e os bonecos Trolls animam o “Terça da Folia” do buffet Cantinho da Folia
21/02 a 24/02
Música: programação do Clube Nashville tem mais rock’n’roll. Entrada VIP no sábado para cadastrados no Clube Campinas
24/02
Show: Fernando Anitelli apresenta “O Teatro Mágico – Voz e Violão” em Campinas
23/02
Música e dança: palco do teatro Iguatemi recebe o espetáculo “Uma Viagem pela História do Tango”
22/02
Humor: Ary Toledo está de volta a Campinas
24/02
Bloco Nem Sangue Nem Areia homenageia o Nordeste no Carnaval 2019
23/02
Carnaval em Campinas: bloco Unidos do Candinho desfila neste sábado em Sousas
03/03
Ônibus balada de Campinas terá bailinho de Carnaval “Mamãe Eu Quero”
23/02
Música: João Arruda apresenta o show “Entre Violas e Coros” na Rabeca Cultural
23/02
Catedral de Campinas terá mais uma edição de visita guiada
23/02 a 24/02
Teatro: ator Clóvys Torres apresenta solo “Me Dá a Tua Mão” no Castro Mendes
12/03 a 21/05
Rabeca Cultural promove curso de fotografia para iniciantes
18/02 a 12/03
Escola Municipal de Cultura e Arte de Campinas abre vagas para oficina de audiovisual
23/02
Música: Gabriel Sater faz show gratuito no teatro do Sesi Campinas
23/02
Aliança Francesa de Campinas promove evento de portas abertas com várias atividades ao público
23/02
Gastronomia: “Pork’s Day” terá mais uma edição no Bar Lado B
18/02 a 23/02
Programação de música ao vivo agita a semana no bar Lado B
23/02
Show: Titãs Trio Acústico se apresenta em Paulínia
18/02 a 23/02
Música ao vivo: Tonico’s Boteco tem programação de samba, karaokê e rock nacional
26/03 a 30/03
Compositores Ernani Aguiar e Guinga são os homenageados do Festival de Música Contemporânea Brasileira
22/02 a 24/02
Cerveja, gastronomia e música: 2º edição do “Champions Beer” agita o Galleria Shopping
01/02 a 28/02
Parque dos dinossauros T-Rex estende promoção ‘Compre 4 e pague 3’ até o fim de fevereiro
20/03 a 29/06
Instituto CPFL traz esculturas de Rodin para Campinas em exposição inédita no interior de SP
Atração fixa
Festa de aniversário no ônibus balada
27/02
“Women Up: Empreendedorismo com Propósito” terá palestras de três profissionais no Terracota Coworking
Atração fixa
Terapia: encontros de Constelação Familiar em Campinas terá programação de atividades de março a maio
25/02
Inova Business School oferece workshops de capacitação gratuitos voltados aos negócios
23/02
Carnaval em Campinas: bloco City Banda celebra 25 anos em 2019
Atração fixa
Restaurante peruano Salsa con Ají promove noites latinas aos sábados
22/02, 23/02, 24/02...
Carnaval 2019 em Campinas: mais de 40 blocos de rua fazem a festa em diversas regiões da cidade
Atração fixa
Curso de improvisação em dança para adultos e 60+ no Espaço Tugudum
24/02
Curso intensivo de vendas será realizado no Go On Office. Tem desconto no Clube Campinas!
23/02
Música e projeção de imagens: “Horizontes no Planetário” faz uma viagem pelo cosmos no Museu de Astronomia
07/02 a 24/02
Para crianças: Iguatemi Campinas recebe o evento infantil “American Girl Experience”
Atração fixa
Música: Espaço Tugudum promove aulas de percussão para crianças
05/02 a 28/02
Curso “Estação Ferroviária e o Ciclo do Café” será ministrado gratuitamente em Campinas. Inscrições abertas
07/02 a 31/03
MACC recebe três exposições gratuitas de linguagens e temáticas distintas
06/02 a 27/02
Cinema: filmes premiados estão na programação de fevereiro do Cineclube Terracota
04/02 a 31/03
Gastronomia: restaurante Abbraccio lança opções de panini em seu menu
Atração fixa
Oficina de brincadeiras circenses é atração no Gato Mia Café
02/02 a 23/02
Humor: stand up “Comédia ao Vivo” faz curta temporada no teatro Iguatemi Campinas
31/01 a 05/03
Que tal brincar o Carnaval em um ônibus balada?
28/01 a 02/03
Gastronomia: “Cardápio de Verão” é novidade no jantar do restaurante Estação Marupiara
09/02 a 24/02
Grandes shows são destaques na 57ª Festa da Uva e 9ª Festa do Vinho de Vinhedo
05/02 a 26/02
Academia Aquarius lança projeto de emagrecimento para o Carnaval
24/02
Multiartista Mauro Braga apresenta espetáculo solo em Campinas
02/02 a 25/02
“Fevereiro na Dança” movimenta Campinas com intensa programação
Atração fixa
Comemore o aniversário no Clube Nashville com 15 convidados e ganhe voucher de R$ 120
19/01 a 06/03
Exposição: Rabeca Cultural recebe a mostra “Aqui Jazz”, do artista Paulo Branco
Atração fixa
Espaço Tugudum oferece aulas de dança infantil
Atração fixa
Studio de danças aéreas Freya oferece aula de Pole Dance Fitness
05/01 a 22/02
“Sesc Verão 2019” reúne diversas atividades esportivas gratuitas em Campinas
Atração fixa
Para crianças: Vivência Musical com Afonsinho Menino no Gato Mia Café
Atração fixa
Rabeca Cultural abre novas turmas de Psicologia para crianças e adolescentes
Atração fixa
Academia Aquarius promove encontros de grupos de corrida e caminhada
Atração fixa
Música: karaokê com banda ao vivo é atração no Bar Lado B nas noites de quarta-feira
Atração fixa
Bem-estar e lazer: “Domingo Fitness” agita o Parque Taquaral
Atração fixa
Promoção: Roots Burger oferece batata rústica grátis na compra de um hambúrguer