O Instituto CPFL, em Campinas, promove nos dias 15, 20 e 30 de novembro, atividades culturais para o público que visitar a exposição “Tinta sobre Tinta: acervo do MAM”. As ações serão desenvolvidas com foco na interatividade dos visitantes com elementos artísticos como tintas, pincéis, cores, paisagens e até sabores.
No feriado do dia 15, das 10h30 às 11h30, bebês de 6 a 24 meses e seus responsáveis são convidados para uma experiência com tintas naturais, feitas com materiais comestíveis. Os bebês terão acesso a pincéis e papéis para expressarem sua corporalidade por meio da pintura e são livres para experimentar no papel, no corpo e até na boca. Com o objetivo que possam descobrir diferentes cores, sabores e cheiros, os pequenos poderão vivenciar o fazer artístico com o vermelho vivo do urucum, o ocre do açafrão da terra e o verde da couve. As cores serão reinventadas, uma vez passando de comida para tinta, e outra vez, de tinta a pintura, confundindo as fronteiras entre o novo da arte e o cotidiano da alimentação. Terão 10 vagas disponíveis para essa atividade e as inscrições ocorrem 30 minutos antes da atividade.
No dia 20, das 10h às 16h, a equipe educativa da exposição convida o público a vivenciar uma tarde de criação de “Paisagens Fantásticas”, aquelas que transitam entre a realidade e o imaginário, a partir de suas memórias afetivas, conversas, sentimentos e inquietações. A paisagem é um gênero da pintura que caminha pelo tempo, ultrapassando fronteiras e habitando outras linguagens artísticas. Nesse sentido, a paisagem como tema vai além de um retrato da realidade concreta de um lugar, podendo carregar o que existe de subjetividade, fantasia, conflitos, histórias, pontos de vista e emoções.
Já no sábado, dia 30, das 14h às 16h, o público é convidado a participar de uma vivência que propõe sentir e experimentar a obra de Sheila Brannigan, sem título (pintura I) de 1964, através da dança. A vivência contará com a participação da dançarina Adnã Alves e do músico Henrique Simas, para interpretação sonora e corporal da obra de Brannigan com a facilitação de uma oficina aberta ao público. Com 15 visitantes disponíveis para essa atividade e as inscrições ocorrem por ordem de chegada 30 minutos antes da atividade.
Os formatos foram construídos em diálogo com o educativo, acervo/conservação e curadoria do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP).
Programação:
15/11
Pintura para Bebês
Horário: das 10h30 às 11h30
Vagas: 10 bebês
Idades: 6 a 24 meses
Inscrições: 30 minutos antes da atividade
20/11
“Paisagens Fantásticas”
Horário: das 10h às 16h
Vagas: sem limite
Idades: todas
Inscrições: participação espontânea
30/11
“Pintura em Movimento”
Horário: das 14h às 16h
Vagas: 15 visitantes
Idade: todas
Inscrições: por ordem de chegada 30 minutos antes da atividade
Foto – crédito: acervo Instituto CPFL (divulgação)
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74