Em parceria com a Pinacoteca de São Paulo, museu da Secretaria da Cultura e Economia criativa do estado de São Paulo, o Instituto CPFL, em Campinas, apresenta, de 20 de março a 29 de junho, pela primeira vez ao público do interior paulista, a exposição “Figura e modernidade: Rodin no acervo da Pinacoteca de São Paulo”, que reúne a coleção completa da Pinacoteca referente ao artista francês Auguste Rodin. Com curadoria de Valéria Piccoli, curadora-chefe do museu, o conjunto de 10 esculturas originais e 76 fotografias documentais da vida do artista será exibido gratuitamente na Galeria de Arte do Instituto CPFL.
A mostra conta com recursos educativos, desenvolvidos pelo NAE (Núcleo de Ação Educativa da Pinacoteca), para uso autônomo, que estimula a participação do público de todas as idades, criando novas relações com as obras.
Sobre a coleção atual do museu, a curadora Valéria Piccoli comenta que “trata-se de fundições recentes de obras clássicas do artista, realizadas sob supervisão do museu francês”.
Fazem parte também da coleção um conjunto de 76 fotografias em que o artista aparece trabalhando em seu ateliê, acompanhado de modelos de suas esculturas ou mesmo de amigos e mecenas. “Esse material é constituído de fac-símiles de itens dos arquivos do Musée Rodin e ajudam a compor um percurso cronológico pela vida do artista, mostrando outros artistas e intelectuais que ele admirava e com quem se relacionava. Mais curioso é que algumas dessas fotos revelam como Rodin utilizava a fotografia no processo de composição de suas esculturas ”, completa Valéria.
A parceria entre o Instituto CPFL e a Pinacoteca se iniciou em 2012, quando ambos organizaram, na sede da segunda, a exposição gênese e celebração, com coleção de peças tradicionais africanas. Em 2013, foi a vez da mostra 100 de anos arte paulista, que ocorreu na sede do Instituto CPFL, em Campinas, e apresentou ao público 50 obras de artistas atuantes entre 1912 e 2012, como Di Cavalcanti, Portinari, Pancetti e Tomie Ohtake.
A relação da Pinacoteca com o escultor Auguste Rodin (1840-1917) se iniciou em 1995, no contexto das exposições “Rodin: esculturas” e “Rodin e a Fotografia”, realizadas em parceria com o Museu Rodin, de Paris. As mostras receberam, juntas, mais de 183 mil pessoas e marcaram também o início das exposições internacionais de grande porte na instituição.
Exposição: “Figura e modernidade: Rodin no acervo da Pinacoteca de São Paulo”
Agendamento de visitas para grupos pode ser feito por e-mail monitoriainstitutocpfl@gmail.com ou pelo telefone (19) 3756-8000
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74