O Clube do Ford A de Campinas, que reúne colecionadores desse modelo, conhecido popularmente como Ford Bigode, promove neste fim de semana, sábado (16) e domingo (17), uma “viagem no tempo”. Eles vão fazer um passeio por algumas cidades da região e sul de Minas com seus veículos antigos.
Com duração de dois dias, o passeio começa às 8h do dia 16, no distrito de Joaquim Egídio. Os carros seguem em comitiva até a cidade de Itatiba, onde os colecionadores visitarão o Museu do Whisky. Na sequência vão para o município mineiro de Bueno Brandão, para compras nos produtores de queijo artesanal. Depois de pernoitarem em Ouro Fino, os viajantes retornam a Campinas por Amparo, com direito a uma parada estratégica no bucólico distrito de Arcadas. Para tornar o passeio ainda mais característico, alguns dos participantes usam roupas de época.“Onde nós paramos é uma festa. Todos querem ver os carros e tirar fotos”, ressalta Dirceu Pereira Júnior, um dos fundadores do Clube.
O primeiro encontro do grupo, que hoje possui cerca de 25 integrantes, ocorreu em 2007, quando os colecionadores se reuniram em um posto de combustíveis no bairro Nova Campinas. Em 2009 foi promovido o primeiro passeio, para a cidade de Piracicaba. “A cada edição buscamos fazer um trajeto diferente, sempre visitando locais históricos e pontos turísticos da nossa região”, afirma Dirceu.
O Ford Bigode foi fabricado entre 1928 e 1931 nos Estados Unidos, e marcou o início da popularização do automóvel como principal veículo de transporte daquele país. Segundo o fundador do Clube, ele é um carro de mecânica simples e motor de 4 cilindros, mas muito resistente. “Em média conseguimos desenvolver na estrada velocidades entre 70 e 80 km/h”, destaca.
Copyright ©2010-2018 Campinas.com.br. Todos os direitos reservados.