A programação da Mostra de Cinema Chinês no Instituto CPFL, em Campinas, começou na primeira semana de setembro e segue até o final do mês trazendo 16 títulos no total, com sessões gratuitas.
Nesta quarta (12) serão exibidos os filmes “A Promessa de Amei” e “Dias de Hutong”, às 17h e às 19h, respectivamente, e na quinta (13), nos mesmos horários, “Um Longo Caminho”, de Zhang Yimou, considerado o mais prestigiado cineasta chinês de todos os tempos, e “Dias Iluminados”, de Na Zhanjung. São quatro títulos raros ou inéditos nas salas brasileiras.
Já na sexta-feira (14), às 19h, a cientista social e antropóloga Rosana Pinheiro Machado analisa os conflitos que surgem hoje na China entre a absorção da economia de mercado do mundo ocidental e elementos tradicionais da própria cultura chinesa no Café Filosófico CPFL “Made in China”.
A Mostra de Cinema Chinês vai até o dia 29 de setembro. Confira todos os filmes:
12/09
“A Promessa de Amei”, de Ding Hei (“Promise”, China, 97 min, 12 anos) – 17h
Na cordilheira Qinlin, os dois filhos de uma humilde família estudam bastante e ajudam a manter a casa, sendo que o mais velho consegue ser aprovado em primeiro lugar pela melhor universidade da província. A mídia descobre então a pobreza daquela família e as pessoas começaram a doar todo tipo de recursos para ajudar o menino estudioso. O rapaz decide recusa as doações e choca toda comunidade e provoca discórdias em sua família.
“Dias de Hutong”, de An Zhanjun (“Hutong Days”, China, 2007, 101 min, 16 anos) – 19h
Junto com sua esposa, Zhano Jianping vive em uma viela antiga da cidade de Beijing. O casal trabalha duro e sonha poder mudar para um apartamento espaçoso. No entanto, uma série de reveses cai sobre eles. Mas Zhao mantem sua sinceridade, laboriosidade e otimismo, conseguindo educar seu filho e ajudar desconhecidos..
13/09
“Um Longo Caminho”, de Zhang Yimou (“Riding Alone for Thousands of Miles”, China, 2005, 107 min, 16 anos) – 17h
A jornada transformadora de um homem pelo interior da China. Quando Takata Gou-ichi descobre que seu distante filho está seriamente doente, ele corre para ficar ao seu lado. Mas o filho se recusa a vê-lo. Rie, esposa do rapaz, entrega a Takata um vídeo para ajudá-lo a conhecer seu filho novamente. A menção de uma promessa no vídeo envia Takata em uma odisséia para provar seu amor.
“Dias Iluminados”, de Na Zhanjung (“Glittering Day”, China, 2009, 107 min, 12 anos) – 19h
Em meio as péssimas condições de vida em Jiyuchi, em Beijing, seus moradores ainda vivem, em pé de guerra uns com os outros. Para melhorar as condições de vida, o governo da cidade começa a transformar o local. Diante desse fato, são expostos dramas e expectativas de cada um dos residentes.
19/09
“Cidade Vazia”, de Hu Qiang (“Empty Town”, China, 2006, 87 min, 12 anos) – 17h
Jiang Mei e Jiang Gui são irmãs. Próximo ao fim do ano, Mei regressou a Tunbao e percebe o amor que Song Yu nutria por ela desde infância. Mas Song Yu é namorado de Jiang Gui… Jiang Mei se vê, então, em uma situação sem saída. Em função disso, o atual namorado de Jiang Mei entra em conflito com Song Yu. No entanto, a história vai se tornar mais complexa ainda quando e tranquilidade de Tunbao se verá mais comprometida ainda…
“O Nó”, de Yin Li (““The Knot”, China, 2006, 110 min, 12 anos) – 19h
Na década de 1940, Chen Qiushui, um jovem da então agitada Taiwan, se apaixona por sua aluna, mas é obrigado a fugir dos castigos políticos e ir para a China continental. Os namorados ficam separados. Ele trabalha como médico militar em muitos combates, não conseguindo nenhuma informação sobre a amada.
20/09
“Urtin Duu: A Longa Canção”, de Hasichaolu (“Urtin Duu”, China, 2008, 117 min, 12 anos) – 17h
Uma cantora tradicional de Urtin Duu vai foi a Pequim desenvolver seu trabalho, enquanto seu marido é contratado para trabalhar em um clube de equitação. Certo dia, o clube adquire um cavalo mongol raro, e o rapaz insiste em comprar o animal para soltá-lo na natureza, decisão que irá fazer o casal se desentenda. Inesperadamente, o rapaz tem um acidente e morre e a dor desta perde fez com que a mulher perca a voz durante uma apresentação. Ela então decide comprar o cavalo mongol e cavalgar até a terra natal para acabar com a própria vida.
“O Último Tusi”, de Jin Shen e Chen Mingxin (“The Last Headwoman”, China, 2007, 85 min, 12 min) – 19h
No início do século 20, a China estava mergulhada no caos. Enquanto a cambaleante dinastia feudal Qing amargava o seu crepúsculo, a Província de Yunnan, um dos principais berços da minoria étnica Yu, testemunhava intenso confronto armado. Nesse ambiente, a jovem heroína Yi, mesmo tendo sua mãe morta, abre mão do ódio e do desejo de vingança pessoal em benefícios do processo de reconciliação e da tolerância.
26/09
“O Bom Homem de Jiangbei”, de Liu Xin (“Good Man”, China, 2007, 79 min, 12 anos) – 17h
Uma mulher rural perde dez mil yuanes em espécie quando leva sua criança à cidade para uma consulta médica. Pela ajuda da televisão, ela encontra um taxista, que tinha a levado para hospital, mas que afirma não ter encontrado o dinheiro, o que ninguém acredita. Sem o que fazer, o taxista se vê forçado a devolver o dinheiro, afirmando que o encontrara com outros dois passageiros. Isso fez com que os passageiros acusados fiquem furiosos e o taxista acaba demitido. Quando a mulher volta para casa, percebe que, na verdade, esquecera o dinheiro na porta da própria casa. Desesperada, ela retorna à cidade para procurar o taxista, o que vai desencadear um surpreendente final….
“Você e Eu”, de Ma Liwen (“The Ring of Rainbow Flower”, China, 2008, 95 min, 12 anos) – 19h
Uma estudante do ensino secundário sente-se inferior devido a questões fisiológicas da puberdade e uma colega, alegre e talentosa, é sua única amiga. Elas se esforçaram e são admitidas na mesma universidade, mas irão se apaixonar pelo mesmo garoto.
27/09
“Anel de Flor de Arco Íris”, de Liang Ming (“The Ring of Rainbow Flower”, China, 2008, 95 min, 12 anos) – 17h
Uma estudante do ensino secundário sente-se inferior devido a questões fisiológicas da puberdade e uma colega, alegre e talentosa, é sua única amiga. Elas se esforçaram e são admitidas na mesma universidade, mas irão se apaixonar pelo mesmo garoto.
“Voluntário”, de Pan Anzi (“Volunteer”, China, 2007, 81 min, 12 anos) – 19h
Um músico de talento se afasta de seus negócios ele se inspira a um grupo de voluntários e vai a uma escola primária rural. Ali, ao frustrar uma falcatrua de seu patrão, ele acaba perdendo tudo que buscara profissionalmente. Mas ele sabe que já conseguiu algo mais valioso.
Crédito: divulgação
Copyright ©2010-2018 Campinas.com.br. Todos os direitos reservados.