01/03 a 13/04
Mostra fotográfica “Diverso/Diversão” inaugura Instituto Pavão Cultural, em Barão Geraldo
Compartilhe

Cinco olhares, um tema. Com obras de Ana Angélica Costa, Hélio Carvalho, Durvile Cavalcanti, Ivan Moretti e Renato Araújo, o Instituto Pavão Cultural abre suas portas com vernissage para convidados no dia 28, e para o público em geral na sexta-feira, dia 1º de março, uma opção para quem quer passar longe da folia do Carnaval. Também será possível, pela perspectiva dos artistas, curtir a preguiça, o ócio e a deambulação, pois é disso que tratam as imagens da exposição de fotos “Diverso/Diversão”, composta de 30 trabalhos em tamanhos variados, inclusive ampliações em grandes dimensões.

“A fotografia é um olhar atento e com filtros. Afora o mundo dos espelhos de Narciso e de outras ‘publicidades’, fotografar nossas andanças, então, seria um dos exercícios do ócio de quem fotografa”, diz o arquiteto Mário Braga, que dirige e faz a curadoria do Pavão em sociedade com a também arquiteta Teresa Mas.

Braga conta que a ideia do tema veio da lembrança de uma conversa com amigos, em que surgiu uma citação do dramaturgo alemão Gotthold Ephraim Lessing, usada como epígrafe por Paul Lafargue em seu livro “O Direito à Preguiça”: “Sejamos preguiçosos em tudo, exceto em amar e em beber, exceto em sermos preguiçosos”. “Veio então o Pavão e, junto, a vontade de mostrar as pessoas e o olhar de quem fotografa por prazer e registra momentos e situações diversas na sua diversão (etimologicamente, afastar-se, apartar-se, ser diferente, divergir)”, comenta o sócio-proprietário do Instituto.

Sobre os artistas

“Sem que as palavras se façam essenciais” nomeia a série de Renato Araújo. Natural de Bauru e radicado em Nova Iorque, esse arquiteto de formação tem obras no Brasil e no exterior, além de espaços públicos e privados em diversas categorias construtivas. É afiliado ao American Photographic Artists e ao Professional Photographers of America. Publicamente reconhecido nos EUA, integrou a seleção do júri no The Powerhouse Arena e venceu o The World in Focus da revista PND. Na Itália, foi o segundo colocado no Cittá in Azione. Mais do seu trabalho pode ser visto em rfdaphoto.com.

A artista visual, pesquisadora e produtora cultural Ana Angélica Costa, de Campinas, traz para o Pavão a série “Paisagens Desobjetivas”, uma amostra de seus experimentos em câmeras pinhole e obscura. Suas obras foram publicadas nos catálogos Rio Ateliê, Novos Talentos da Arte Brasileira e Prêmio Projéteis de Arte Contemporânea, entre outros. Possui obras na Coleção Joaquim Paiva, atualmente em comodato no MAM-RJ. Desde 2017 faz a gestão da Casa de Eva, espaço de criação e aprendizagem também localizado em Barão Geraldo.

Ivan Moretti, de Piracicaba, se define um fotógrafo com a pretensão de “tornar visível” o essencial: o ser, a ação, o original e o construído. Sua série “Multiplicidade” reflete o trabalho de campo como responsável por imagens na área educacional de arquitetura e urbanismo, há mais de vinte anos. Moretti tem participação em publicações sobre patrimônio regional material e imaterial, em mostras fotográficas internacionais sobre arquitetura em Paris e na Ilha da Madeira, e realizou exposições individuais e foi jurado em concursos fotográficos e salões de artes no Brasil.

Durvile Cavalcanti, de São Paulo, é arquiteto de formação e atuou como artista plástico por quase toda a carreira. Hoje se dedica à fotografia, predominantemente de paisagem, e ao design gráfico, tendo um site para a divulgação de suas obras (www.dcfoto.com.br). Expõe no Pavão a série “Praias”, motivado pelo fascínio e o simbolismo da água. Em 2015 foi selecionado pelo Museu da Imagem e do Som (MIS) de São Paulo para integrar a mostra Nova Fotografia. Foi premiado em concursos internacionais como o Monochrome Awards, PX3, IPA e TIFA, entre outros.

Hélio Carvalho, de Campinas, encontrou na rua a inspiração para o início da carreira, e sua série “Street People” retrata essas experiências. Teve trabalhos expostos em eventos como o Festival de Fotografia Hercule Florence, Inter Foto Itu, Valongo Festival Internacional da Imagem e BC Photo Festival, entre outros. Em 2018 foi premiado no concurso fotográfico do Instituto Liberdade, do Rio Grande do Sul, com uma exposição e publicação no livro “30 Perspectivas de Liberdade”.

O Instituto Pavão Cultural

Localizado em um prédio com fachada coberta de lambe-lambes em tons de verde e rosa flúor, criados pelo muralista Haroldo Paranhos (do Coletivo SHN, de Americana), o Pavão sediará exposições de artes visuais, performances cênicas, apresentações de música e dança, oficinas e atividades educativas abertas a escolas e ao público em geral. Além de ampla área de exposição com suporte para obras de grande porte, haverá, em breve, um pequeno palco para apresentações.

O andar superior da construção com imenso pé direito soma-se ao espaço expositivo e também acolherá oficinas que o Instituto promoverá em parceria com artistas. Atuará ainda na área educativa, com convênios com escolas e entidades de assistência social para promover visitas mediadas por profissionais de educação e artistas às exposições – os agendamentos podem ser realizados por professores ou coordenadores pedagógicos.

A maioria das obras expostas no Pavão poderá ser comprada: basta reservar a peça mediante um sinal para recebê-la ao final da mostra. Se for uma reprodução (fotografia, gravura) e houver uma cópia, o comprador poderá levá-la na hora. O Pavão manterá um catálogo virtual das obras disponíveis.

Em breve haverá uma lojinha que comercializará principalmente itens personalizados com a logomarca do Instituto, além de reproduções de obras em artigos como cadernos, lápis, ímãs, camisetas e pôsteres, e uma curadoria de peças autorais como joias, bijuterias e cerâmicas, desenvolvidas por artistas convidados. Futuramente, um café funcionará para servir bebidas e comidinhas aos visitantes durante as mostras.

A ideia é que o Instituto Pavão receba quatro exposições ao ano, com duração aproximada de dois meses e períodos para desmontagem e remontagem entre elas. Durante os intervalos serão promovidos eventos especiais. E a segunda mostra já está confirmada: será uma individual do artista plástico Sérgio Niculitcheff, professor do Instituto de Artes da Unicamp, prevista para o início de maio.

Serviço:

Instituto Pavão Cultural
Local: Rua Maria Tereza Dias da Silva, 708, Cidade Universitária, Barão Geraldo – Campinas. (19) 3397-0040 (atendimento das 10h às 18h)
Horário de funcionamento: o Instituto abrirá ao público de quarta à sexta-feira, das 13h às 20h, e aos sábados, das 11h às 17h. Também atenderá com hora marcada, inclusive para visitas guiadas a exposições para grupos. As oficinas, palestras e espetáculos terão horários, datas e divulgação específicas
Informações e agendamentos: educativo@pavaocultural@org ou (19) 99118-0337 (com Paula Monterrey)

Mostra “Diverso/Diversão”
Datas e horários: de 28 de fevereiro (vernissage para convidados) a 13 de abril, de quarta à sexta-feira, das 13h às 20h, e aos sábados, das 11h às 17h

Fonte: assessoria de imprensa
Foto – crédito: Ivan Moretti/Divulgação

Horário: De quarta à sexta-feira, das 13h às 20h, e aos sábados, das 11h às 17h
Recomendado para: Todas as idades
Preço: Gratuito

Contatos Campinas.com.br:

Redação: (19) 2511-3738

Comercial: (19) 9 8454-0081

E-mail: contato@campinas.com.br

Envie um WhatsApp para o comercial

Cadastro Newsletter:

Cadastre-se para receber todas as novidades do Campinas.com.br

Faça sua divulgação no Campinas.com.br Divulgue seu estabelecimento no Guia + Clube Campinas

Copyright ©2010 - 2019 Campinas.com.br. Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Ideia74

Programe-se
19/03 a 26/04
Exposição: Espaço Cultural do TRT-15 traz obras do artista plástico Egas Francisco
28/03
Música: Roberta Campos faz show no teatro Iguatemi Campinas
31/03
Festa “Sombrero” reúne gastronomia latina e música em Barão Geraldo
28/03
“Cinema na Mesa”: projeto do restaurante Estação Marupiara terá mais uma edição no dia 28
23/03 a 18/04
Exposição: Sesi Campinas Amoreiras traz exposição sobre Candido Portinari
24/03
Praça Arautos da Paz recebe 8ª edição da Caminhada pela Inclusão neste domingo
23/03
Música: Rabeca Cultural recebe show do grupo Ailá
22/03 a 23/03
Músicos Erick Barbi e PIM apresentam repertório acústico no restaurante O Açougueiro
23/03
Para crianças: Grupo CantaVento apresenta show de lançamento de CD no Sesc Campinas
23/03 a 24/03
Música: Sinfônica de Campinas volta ao palco do Castro Mendes no fim de semana
21/03 a 24/03
Música: rock nacional e internacional embalam o Clube Nashville. Tem entrada VIP no Clube Campinas!
25/03 a 03/04
2ª edição da Semana Design Campinas movimenta a região com debates sobre o segmento
23/03 a 24/03
Humor: Rodrigo Sant’anna apresenta “Tô de Graça – Da TV para o Palco” no teatro Iguatemi
23/03
Terapeuta Elizabeth de Farias conduz Constelação Familiar no sábado. Haverá sorteio para uma pessoa constelar
18/03 a 23/03
Música: homenagens aos Beatles e Rolling Stones estão na agenda do Bar Lado B
18/03 a 23/03
Música ao vivo: programação do Tonico’s Boteco tem muito samba e homenagem às mulheres
23/03
Espetáculo “Travessias”, no teatro do Sesi Campinas, reflete sobre migrações
24/03, 31/03, 13/04...
Palhaços do LUME Teatro realizam circulação por bairros de Campinas
19/03 a 16/06
Exposição: Sesc Campinas recebe mostra itinerante da 33ª Bienal de São Paulo
29/03
Festival de Música Contemporânea Brasileira traz concerto gratuito com Mônica Salmaso e Guinga no Castro Mendes
06/04
Show “Horizontes – Música e Meditação” será apresentado no Museu Aberto de Astronomia, em Campinas
14/03 a 28/04
Abbraccio retoma promoção com três opções de spaghetti e entrada com preço especial
14/03 a 28/03
Projeto “Café com Jazz” leva boa música ao Galleria Shopping
26/03 a 28/05
Pré-Aceleração de Negócios Go On Women abre seletiva para empreendedoras
21/03 a 10/04
Bem-estar: Academia Aquarius terá edição de Páscoa do projeto “Superação”
06/04 a 04/04
Master in Business Innovation: UFSCar e Go On Office trazem para Campinas 2ª edição do curso de pós. Tem desconto no Clube Campinas
29/03, 05/04, 12/04...
Café Filosófico está de volta em 2019 e debate sobre os desafios da identidade no mundo contemporâneo
05/04, 18/04
Para crianças: Cia Histriônica realiza temporada do espetáculo infantil “AsSombrasSão” em Campinas
23/03 a 08/06
“Construindo Narrativas Visuais”: curso na Rabeca Cultural é destinado para quem já se iniciou na fotografia
09/03 a 22/04
Exposição “Elefhant Parade” chega a Campinas no Parque D. Pedro Shopping
07/03 a 31/03
No Mês das Mulheres, que tal uma comemoração em um ônibus balada só para elas?
22/02 a 31/03
Região: JundiaíShopping apresenta exposição de insetos e predadores gigantes
25/04
Promovido pela ACIC, “Retail Conference 2019” vai discutir novo DNA do varejo
08/03 a 31/03
Parque comemorativo aos 80 anos do Batman é atração no Iguatemi Campinas
06/03 a 27/03
Cinema: confira a programação de março do Cineclube Terracota
07/03 a 29/03
Restaurante Abbraccio celebra Mês da Mulher com aperitivo grátis no happy hour
09/03 a 30/03
Humor: Afonso Padilha volta a se apresentar em Campinas com seu 4º show solo
09/03 a 31/03
Galleria Shopping promove nova edição do “Drive In Kids”, com cineminha gratuito para as crianças
03/04
Workshop “Excelência no Atendimento – Modelo Disney” será realizado em Campinas, no Go On Office
13/03 a 08/05
Curso “Construtores de Universos no Cinema” na Rabeca Cultural investiga as obras de oito cineastas da atualidade
25/02 a 31/03
Exposição: Estação Cultura recebe mostra que revisita o Carnaval
Atração fixa
Dança integral para mulheres no Espaço Tugudum
26/02 a 01/04
Para crianças: Parque do Garfield é atração no shopping Iguatemi Campinas
06/04
“Vendas Consultivas com PNL” é tema de treinamento em Campinas
18/04 a 21/04
Páscoa 2019: atrações especiais movimentam o Resort Recanto do Teixeira no feriadão
26/03 a 11/06
Rabeca Cultural promove curso de fotografia para iniciantes
26/03 a 30/03
Compositores Ernani Aguiar e Guinga são os homenageados do Festival de Música Contemporânea Brasileira
20/03 a 29/06
Instituto CPFL traz esculturas de Rodin para Campinas em exposição inédita no interior de SP
Atração fixa
Festa de aniversário no ônibus balada
Atração fixa
Terapia: encontros de Constelação Familiar em Campinas terão programação de atividades de março a maio
Atração fixa
Restaurante peruano Salsa con Ají promove noites latinas aos sábados
Atração fixa
Música: Espaço Tugudum promove aulas de percussão para crianças
07/02 a 31/03
MACC recebe três exposições gratuitas de linguagens e temáticas distintas
04/02 a 31/03
Gastronomia: restaurante Abbraccio lança opções de panini em seu menu
Atração fixa
Oficina de brincadeiras circenses é atração no Gato Mia Café
Atração fixa
Comemore o aniversário no Clube Nashville com 15 convidados e ganhe voucher de R$ 120
Atração fixa
Espaço Tugudum oferece aulas de dança infantil
Atração fixa
Studio de danças aéreas Freya oferece aula de Pole Dance Fitness
Atração fixa
Para crianças: Vivência Musical com Afonsinho Menino no Gato Mia Café
Atração fixa
Academia Aquarius promove encontros de grupos de corrida e caminhada
Atração fixa
Ônibus balada chama atenção nas ruas e avenidas de Campinas
Atração fixa
Música: karaokê com banda ao vivo é atração no Bar Lado B nas noites de quarta-feira