Voltar para o visitecampinas.com.br
Já foi
Mostra fotográfica “Diverso/Diversão” inaugura Instituto Pavão Cultural, em Barão Geraldo
Compartilhe

Cinco olhares, um tema. Com obras de Ana Angélica Costa, Hélio Carvalho, Durvile Cavalcanti, Ivan Moretti e Renato Araújo, o Instituto Pavão Cultural abre suas portas com vernissage para convidados no dia 28, e para o público em geral na sexta-feira, dia 1º de março, uma opção para quem quer passar longe da folia do Carnaval. Também será possível, pela perspectiva dos artistas, curtir a preguiça, o ócio e a deambulação, pois é disso que tratam as imagens da exposição de fotos “Diverso/Diversão”, composta de 30 trabalhos em tamanhos variados, inclusive ampliações em grandes dimensões.

“A fotografia é um olhar atento e com filtros. Afora o mundo dos espelhos de Narciso e de outras ‘publicidades’, fotografar nossas andanças, então, seria um dos exercícios do ócio de quem fotografa”, diz o arquiteto Mário Braga, que dirige e faz a curadoria do Pavão em sociedade com a também arquiteta Teresa Mas.

Braga conta que a ideia do tema veio da lembrança de uma conversa com amigos, em que surgiu uma citação do dramaturgo alemão Gotthold Ephraim Lessing, usada como epígrafe por Paul Lafargue em seu livro “O Direito à Preguiça”: “Sejamos preguiçosos em tudo, exceto em amar e em beber, exceto em sermos preguiçosos”. “Veio então o Pavão e, junto, a vontade de mostrar as pessoas e o olhar de quem fotografa por prazer e registra momentos e situações diversas na sua diversão (etimologicamente, afastar-se, apartar-se, ser diferente, divergir)”, comenta o sócio-proprietário do Instituto.

Sobre os artistas

“Sem que as palavras se façam essenciais” nomeia a série de Renato Araújo. Natural de Bauru e radicado em Nova Iorque, esse arquiteto de formação tem obras no Brasil e no exterior, além de espaços públicos e privados em diversas categorias construtivas. É afiliado ao American Photographic Artists e ao Professional Photographers of America. Publicamente reconhecido nos EUA, integrou a seleção do júri no The Powerhouse Arena e venceu o The World in Focus da revista PND. Na Itália, foi o segundo colocado no Cittá in Azione. Mais do seu trabalho pode ser visto em rfdaphoto.com.

A artista visual, pesquisadora e produtora cultural Ana Angélica Costa, de Campinas, traz para o Pavão a série “Paisagens Desobjetivas”, uma amostra de seus experimentos em câmeras pinhole e obscura. Suas obras foram publicadas nos catálogos Rio Ateliê, Novos Talentos da Arte Brasileira e Prêmio Projéteis de Arte Contemporânea, entre outros. Possui obras na Coleção Joaquim Paiva, atualmente em comodato no MAM-RJ. Desde 2017 faz a gestão da Casa de Eva, espaço de criação e aprendizagem também localizado em Barão Geraldo.

Ivan Moretti, de Piracicaba, se define um fotógrafo com a pretensão de “tornar visível” o essencial: o ser, a ação, o original e o construído. Sua série “Multiplicidade” reflete o trabalho de campo como responsável por imagens na área educacional de arquitetura e urbanismo, há mais de vinte anos. Moretti tem participação em publicações sobre patrimônio regional material e imaterial, em mostras fotográficas internacionais sobre arquitetura em Paris e na Ilha da Madeira, e realizou exposições individuais e foi jurado em concursos fotográficos e salões de artes no Brasil.

Durvile Cavalcanti, de São Paulo, é arquiteto de formação e atuou como artista plástico por quase toda a carreira. Hoje se dedica à fotografia, predominantemente de paisagem, e ao design gráfico, tendo um site para a divulgação de suas obras (www.dcfoto.com.br). Expõe no Pavão a série “Praias”, motivado pelo fascínio e o simbolismo da água. Em 2015 foi selecionado pelo Museu da Imagem e do Som (MIS) de São Paulo para integrar a mostra Nova Fotografia. Foi premiado em concursos internacionais como o Monochrome Awards, PX3, IPA e TIFA, entre outros.

Hélio Carvalho, de Campinas, encontrou na rua a inspiração para o início da carreira, e sua série “Street People” retrata essas experiências. Teve trabalhos expostos em eventos como o Festival de Fotografia Hercule Florence, Inter Foto Itu, Valongo Festival Internacional da Imagem e BC Photo Festival, entre outros. Em 2018 foi premiado no concurso fotográfico do Instituto Liberdade, do Rio Grande do Sul, com uma exposição e publicação no livro “30 Perspectivas de Liberdade”.

O Instituto Pavão Cultural

Localizado em um prédio com fachada coberta de lambe-lambes em tons de verde e rosa flúor, criados pelo muralista Haroldo Paranhos (do Coletivo SHN, de Americana), o Pavão sediará exposições de artes visuais, performances cênicas, apresentações de música e dança, oficinas e atividades educativas abertas a escolas e ao público em geral. Além de ampla área de exposição com suporte para obras de grande porte, haverá, em breve, um pequeno palco para apresentações.

O andar superior da construção com imenso pé direito soma-se ao espaço expositivo e também acolherá oficinas que o Instituto promoverá em parceria com artistas. Atuará ainda na área educativa, com convênios com escolas e entidades de assistência social para promover visitas mediadas por profissionais de educação e artistas às exposições – os agendamentos podem ser realizados por professores ou coordenadores pedagógicos.

A maioria das obras expostas no Pavão poderá ser comprada: basta reservar a peça mediante um sinal para recebê-la ao final da mostra. Se for uma reprodução (fotografia, gravura) e houver uma cópia, o comprador poderá levá-la na hora. O Pavão manterá um catálogo virtual das obras disponíveis.

Em breve haverá uma lojinha que comercializará principalmente itens personalizados com a logomarca do Instituto, além de reproduções de obras em artigos como cadernos, lápis, ímãs, camisetas e pôsteres, e uma curadoria de peças autorais como joias, bijuterias e cerâmicas, desenvolvidas por artistas convidados. Futuramente, um café funcionará para servir bebidas e comidinhas aos visitantes durante as mostras.

A ideia é que o Instituto Pavão receba quatro exposições ao ano, com duração aproximada de dois meses e períodos para desmontagem e remontagem entre elas. Durante os intervalos serão promovidos eventos especiais. E a segunda mostra já está confirmada: será uma individual do artista plástico Sérgio Niculitcheff, professor do Instituto de Artes da Unicamp, prevista para o início de maio.

Serviço:

Instituto Pavão Cultural
Local: Rua Maria Tereza Dias da Silva, 708, Cidade Universitária, Barão Geraldo – Campinas. (19) 3397-0040 (atendimento das 10h às 18h)
Horário de funcionamento: o Instituto abrirá ao público de quarta à sexta-feira, das 13h às 20h, e aos sábados, das 11h às 17h. Também atenderá com hora marcada, inclusive para visitas guiadas a exposições para grupos. As oficinas, palestras e espetáculos terão horários, datas e divulgação específicas
Informações e agendamentos: educativo@pavaocultural@org ou (19) 99118-0337 (com Paula Monterrey)

Mostra “Diverso/Diversão”
Datas e horários: de 28 de fevereiro (vernissage para convidados) a 13 de abril, de quarta à sexta-feira, das 13h às 20h, e aos sábados, das 11h às 17h

Fonte: assessoria de imprensa
Foto – crédito: Ivan Moretti/Divulgação

Horário: De quarta à sexta-feira, das 13h às 20h, e aos sábados, das 11h às 17h
Recomendado para: Todas as idades
Preço: Gratuito

Contatos Campinas.com.br:

Redação: (19) 2511-3738

Comercial: (19) 9 8454-0081

E-mail: contato@campinas.com.br

Envie um WhatsApp para o comercial

Cadastro Newsletter:

Cadastre-se para receber todas as novidades do Campinas.com.br

Faça sua divulgação no Campinas.com.br Divulgue seu estabelecimento no Guia + Clube Campinas

Copyright ©2010 - 2019 Campinas.com.br. Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Ideia74

Programe-se
25/05
Show: variedade musical com Evandro Gracelli 4TET e Budi Garcia na Rabeca Cultural
25/05
Show: Nando Reis e Anavitória se apresentam em Jaguariúna
22/05 a 23/05
Cinema: nacional “Arábia” e “Imagem e Palavra”, de Godard, estão na programação do Instituto CPFL
01/06
Show: “Horizontes – Música e Meditação sob as Estrelas” é atração no Parque Pico das Cabras
17/05 a 09/06
Gastronomia: Paris 6 traz cardápio especial na Campinas Restaurant Week
16/05 a 02/06
Gastronomia: Abbraccio Cucina Italiana participa do 1º festival “Brasil Sabor” em Campinas
25/05 a 26/05
Para crianças: “Show da Luna” é atração no teatro Iguatemi Campinas no fim de semana
23/05 a 26/05
Festival de Cinema “Super-8” reúne mais de 40 produções nacionais e estrangeiras no MIS Campinas
23/05 a 25/05
Música ao vivo: jazz e MPB embalam a programação da Battataria & Restaurante Alecrins
23/05
Música: canções de Adele são interpretadas pela multiartista Claudiah em show no teatro Castro Mendes
25/05
Humor: youtuber Diogo Almeida apresenta o stand up “Vida de Professor” em Campinas
20/05 a 25/05
Música ao vivo: tem samba e rock no palco do Tonico’s Boteco
24/05 a 25/05
“Floresta Galleria” terá segundo episódio de projeções mapeadas nesta sexta-feira e sábado
23/05
Evento “Realize” reúne palestrantes motivacionais no palco do teatro Iguatemi Campinas
22/05
Academia Aquarius promove “Maratona Aquática” aberta para participação do público
22/05 a 11/06
Programa de emagrecimento “Desafio 21 Dias – Especial Namorados” da Academia Aquarius tem desconto no Campinas.com.br!
20/05 a 22/05
Bar Lado B receberá o Pint of Science Campinas, evento de divulgação científica em ambientes descontraídos
17/05 a 09/06
Campinas Restaurant Week: confira o roteiro completo dos restaurantes participantes da 12ª edição
20/05 a 22/05
Pint of Science Campinas: debate sobre ciência ocorre em quatro bares e na Casa de Cultura Fazenda Roseira
16/05 a 02/06
Festival gastronômico “Brasil Sabor” chega a Campinas
17/05 a 09/06
Gastronomia: “Do Campo à Mesa” é tema da 12ª edição da Campinas Restaurant Week
15/05 a 28/07
On The Bus promove “arraiá” em ônibus balada
17/05 a 23/05
Para crianças: circo Patati Patatá chega ao Iguatemi Campinas
13/05 a 30/05
Exposição: tragédias de Mariana e Brumadinho são retratadas em mostra de cartuns na biblioteca de Campinas
13/05 a 30/06
Resort Recanto do Teixeira oferece a promoção “Origens do Brasil” e pacotes especiais durante a semana
25/05
Música: grupo de violeiros do Sesc abre inscrições para interessados em participar do encontro “100 Violas”
08/05 a 26/05
Para crianças: Parque D. Pedro Shopping recebe a “Escola de Gênios”
08/05 a 29/05
Cinema: programação de maio do Cineclube Terracota traz o tema “Vida pelo Vídeo”
08/05 a 04/06
“Kafkianas”: programação no Sesc aborda a atualidade e influência de Kafka em diferentes linguagens artísticas
Atração fixa
Planetário do Museu Dinâmico de Ciências, no Parque Taquaral, oferece novas atividades para crianças
03/05 a 24/05
Café Filosófico: “O mundo contemporâneo repleto de adultos infantis” é tema do módulo de maio
14/05 a 11/06
Aliança Francesa de Campinas traz curso preparatório para os exames DELF/DALF
03/05 a 29/05
Exposição: mostra “As Moscas e Eu” reúne obras do engenheiro e artista Preá Rentes na Rabeca Cultural
01/05 a 31/05
Hospedagem: Bourbon Atibaia Resort oferece tarifas especiais no mês de maio
02/05 a 30/05
Para famílias: Gato Mia Café oferece atividades circenses para pais e filhos brincarem juntos
26/04 a 16/06
Campinas Decor 2019 recupera casarão centenário no Cambuí
06/05 a 31/01
Espaço Tugudum oferece “Curso Preparatório Prático de Dança” para vestibulandos
19/06 a 23/06
Feriado de Corpus Christi no resort Recanto do Teixeira será em clima de festa junina!
10/04 a 02/06
Exposições: Museu de Arte Contemporânea de Campinas recebe três novas mostras
Atração fixa
Para beber: Tap House Landel traz a promoção de cervejas “Quintas Vira Lata”
06/04 a 09/06
Teatro: Cia. Sotac traz “Festival de Clássicos Infantis” nos fins de semana. Tem desconto no Clube Campinas!
02/06, 15/06
Palhaços do LUME Teatro realizam circulação por bairros de Campinas
19/03 a 16/06
Exposição: Sesc Campinas recebe mostra itinerante da 33ª Bienal de São Paulo
26/03 a 28/05
Pré-Aceleração de Negócios Go On Women abre seletiva para empreendedoras
20/03 a 29/06
Instituto CPFL traz esculturas de Rodin para Campinas em exposição inédita no interior de SP
Atração fixa
Festa de aniversário no ônibus balada
Atração fixa
Comemore o aniversário no Clube Nashville com 15 convidados e ganhe voucher de R$ 120
Atração fixa
Studio de danças aéreas Freya oferece aula de Pole Dance Fitness
Atração fixa
Academia Aquarius promove encontros de grupos de corrida e caminhada
Atração fixa
Música: karaokê com banda ao vivo é atração no Bar Lado B nas noites de quarta-feira