18/12
Sesc Campinas recebe filmes da 42ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo
Compartilhe

Pela sétima vez consecutiva, o Sesc Campinas proporciona ao público da Região Metropolitana de Campinas (RMC) a oportunidade de assistir a filmes que estiveram em cartaz durante a Mostra Internacional de Cinema em São Paulo. Em 2018, serão exibidos 10 longas-metragens da 42ª edição do evento cinematográfico paulistano, que aconteceu entre 18 e 31 de outubro na Capital. No Teatro do Sesc Campinas, as exibições serão realizadas de 13 de novembro a 19 de dezembro, às 19h30 (com exceção do feriado do dia 20/11, quando a sessão será às 15h). A entrada é gratuita.

De acordo com Cássio Quitério, programador de Cinema do Sesc Campinas, o objetivo da itinerância está em proporcionar à plateia filmes premiados e de qualidade que, na maioria das vezes, não são exibidos nas salas de cinema do Brasil. “Normalmente são filmes que não chegam aos circuitos comercias das capitais ou do interior. A importância reside em darmos acesso a esses conteúdos, proporcionando o contato não só com diferentes formas de fazer cinema, mas também com diferentes culturas”, destaca.

Dentre os 300 filmes que integraram a mostra em São Paulo, os longas em cartaz em Campinas são oriundos de países de várias partes do mundo, entre os quais Irã, Índia, França, Dinamarca, Coreia do Sul, Noruega, Egito e Brasil, que se destacaram ou foram premiados em importantes festivais de cinema do mundo, como Cannes. Aliás, essa sempre foi a proposta da mostra paulistana: oferecer uma seleção de filmes contemporâneos do cinema mundial que apresenta um panorama das principais tendências, temáticas, narrativas e estéticas da produção audiovisual atual. Dos premiados no festival francês, os destaques da Itinerância ficam por conta de “3 Faces”, filme vencedor de Melhor Roteiro; “Em Chamas”, Prêmio da Crítica; e “Guerra Fria”, Vencedor do Prêmio de Melhor Direção.

“O recorte da mostra é composto por novos filmes de cineastas consagrados, filmes vencedores de festivais internacionais e filmes de cineastas estreantes que estão despontando no cinema mundial. A proposta é mesclar filmes que os cinéfilos estão esperando, com apostas e descobertas da curadoria em suas visitas aos festivais internacionais. A plateia pode esperar ineditismo e diversidade nas obras cinematográficas que o Sesc Campinas exibirá neste ano, principalmente no quesito geográfico e multicultural. Afinal, vários filmes que circulam na Itinerância são produtos da união e da produção em conjunto de vários países e são culturas diversas e distintas”, destaca.

Dois bons exemplos desse harmônico intercâmbio são os longas “Meu Querido Filho”, com direção de Mohamed Bem Attia, cuja a produção é dividida entre Tunísia, Bélgica, França e Catar; e “Pedro e Inês: O Amor Não Descansa”, do diretor António Ferreira, filmado a partir da parceria entre Portugal, Brasil e França. “A coprodução é uma realidade forte na atualidade. Isso se dá por muitos motivos, tanto pela circulação de informações que temos, que promove um grande intercâmbio de conhecimentos e vivências, quanto pelas diversas formas de financiamento dessas produções. Muitas coproduções são frutos de países próximos culturalmente e fisicamente ou estão interessadas em contar a história do outro ou buscar intersecções entre nossas vidas”, conclui o programador.

Programação completa:

Novembro:

“3 Faces” – (“Se Rokh”, Irã, 2018, 100’, Direção: Jafar Panahi).
Filme vencedor de Melhor Roteiro no Festival de Cannes. Uma renomada atriz fica perturbada com o pedido de ajuda, em vídeo, de uma garota provinciana proibida por sua família de estudar no conservatório dramático de Teerã. A atriz abandona a filmagem e pede ao cineasta Jafar Panahi para ajudá-la a resolver o mistério dos problemas da menina.
Dia 13/11, terça, às 19h30. Classificação: 12 anos.

“A Costureira dos Sonhos” (“Sir”; França, Índia; 2018, 99’; Direção: Rohena Gera)
Em Mumbai, na Índia, a jovem viúva Ratna trabalha como serva de Ashwin, um homem de família rica. Ashwin parece ter tudo, mas Ratna percebe que ele desistiu de seus objetivos e está um pouco perdido. Por outro lado, ela, que parece não ter nada, vive cheia de esperanças e se esforça para realizar seus sonhos.
Dia 14/11, quarta, às 19h30. Classificação: 12 anos.

“A Árvore dos Frutos Selvagens” (“Ahlat Agaci”; Turquia, França, Alemanha, Bulgária; 2018, 188’, Direção: Nuri Bilge Ceylan).
Sinan é apaixonado por literatura e sempre quis ser escritor. De volta à aldeia onde nasceu, ele se empenha em juntar o dinheiro que precisa para ter seu trabalho publicado, mas as dívidas do seu pai acabam o encontrando.
Dia 20/11, terça (feriado), às 15h. Classificação: 14 anos.

“Culpa” (Den Skyldige; Dinamarca, 2018; 90’, Direção: Gustav Möller)
Em uma delegacia da Dinamarca, um policial está cuidando das chamadas de emergência da noite. Seu turno está quase no fim. Ele atende a uma ligação de uma mulher sequestrada. Com o telefone como sua única ferramenta, ele logo percebe que está lidando com um crime muito maior do que pensava.
Dia 27/11, terça, às 19h30. Classificação: 14 anos.

Dezembro

“Em Chamas” (“Boening”; Coreia do Sul, 2018; 148’; Direção: Lee Chang-Dong)
Com Prêmio da Crítica no Festival de Cannes 2018, o filme é baseado no conto “Queimar Celeiros”, do escritor japonês Haruki Murakami. Nele, um entregador ajuda sua amiga que viaja para a África. Na volta, a garota o apresenta a um jovem enigmático que tem um hobby muito incomum.
Dia 4/12, terça, às 19h30. Classificação: 16 anos.

“Guerra Fria” (“Zimna Wojna”; Polônia, França, Reino Unido, 2018; 84’; Direção: Pawel Pawlikowski)
Vencedor do Prêmio de Melhor Direção no Festival de Cannes 2018, o filme retrata um amor impossível em tempos impossíveis, tendo como pano de fundo a Guerra Fria na década de 1950 na Polônia, em Berlim, na antiga Iugoslávia e em Paris. Uma história de amor entre duas pessoas de origens distintas e temperamentos diferentes.
Dia 12/12, quarta, às 19h30. Classificação: 16 anos.

“Meu Querido Filho” (“Weldi”; Tunísia, Bélgica, França, Catar, 2018; 104’; Direção: Mohamed Bem Attia)
A vida que Riadh, um operador de empilhadeira, compartilha com a mulher, Nazli, gira em torno do único filho do casal, Sami. As repetidas crises de enxaqueca do rapaz causam muita preocupação aos seus pais. Mas, quando Sami parece estar melhorando, ele, de repente, desaparece…
Dia 13/12, quinta, às 19h30. Classificação: 14 anos.

“Pedro e Inês: O Amor não Descansa” (“Pedro e Inês”; Portugal, Brasil, França, 2018; 120’. Direção: António Ferreira)
Inspirado na conhecida história de Pedro I e Inês de Castro, o filme apresenta Pedro, um homem internado num hospital psiquiátrico por viajar de carro com o cadáver da sua amada Inês para transformá-la em rainha depois de morta – , que recorda, simultaneamente, as vidas de Pedro de Portugal, na Idade Média, Pedro Bravo, no presente, e Pedro Rey, em um futuro.
Dia 14/12, sexta, às 19h30. Classificação: 12 anos.

“Utøya – 22 de Julho” (“Utøya 22. Juli”; Noruega, 2018; 92’; Direção: Erik Poppe)
Em 22 de julho de 2011, mais de 500 jovens em um acampamento político de verão em uma ilha nos arredores de Oslo foram atacados por um extremista armado. Mais cedo naquele dia, ele bombardeou um prédio do governo em Oslo, antes de seguir para a ilha de Utøya. Uma adolescente luta para sobreviver e encontrar sua irmã mais nova durante o assassinato em massa.
Dia 18/12, terça, às 19h30. Classificação: 16 anos.

“Yomeddine” (“Yomeddine”; Egito, EUA,Áustria, 2018, 97’. LEG. Direção: A. B. Shawky)
Beshay, um homem que foi curado de lepra, nunca deixou a colônia isolada, no deserto do Egito, onde foi abandonado quando criança. Após a morte de sua mulher, ele finalmente decide partir em uma jornada em busca de suas raízes. Acompanhado de seu jumento e de Obama, um jovem órfão, Beshay cruza o país na esperança de encontrar uma família, um lar e um pouco de humanidade.
Dia 19/12, quarta, às 19h30. Livre.

Serviço:

Cinema: Mostra Internacional de Cinema em São Paulo
Para participar da programação, basta retirar o ingresso para cada sessão com duas horas de antecedência na Ilha de Atendimento do Sesc Campinas.
Informações: Central de Atendimento – (19) 3737-1500

Horário: 19h30
Recomendado para: Jovem
Preço: Gratuito
Rua Dom José I, 333 - Bonfim
Aberto

Copyright ©2010-2018 Campinas.com.br. Todos os direitos reservados.

Programe-se
14/12 a 16/12
Música ao vivo: Clube Nashville traz Carina Mennitto, Os Intocáveis e banda Chevy 500
01/12 a 23/12
Crianças: T-Rex Park amplia horário de funcionamento durante férias de dezembro
31/12
Réveillon em Campinas: virada do ano no On The Bus – Ônibus balada!
15/12 a 16/12
Clima de Natal: Torre do Castelo recebe evento cultural e gastronômico no fim de semana
13/12 a 15/12
Música ao vivo: jazz é repertório nas noites da Battataria de Barão Geraldo
01/12 a 29/12
Ceias prontas: bistrô e rotisseria Beijo Gelado traz menu especial para o fim de ano
18/12
Workshop “Educação Financeira” orienta sobre como se planejar para 2019
15/12 a 16/12
Shopping Parque das Bandeiras recebe feira de adoção e encontro de raças neste fim de semana
16/12
Última roda de samba do “Escuta o Cheiro” de 2018 será neste domingo. Tem desconto no Clube Campinas!
14/12 a 15/12
Música ao vivo: repertório em clima medieval na Milord Taverna
14/12 a 15/12
Música ao vivo: tem mais rock no Bar Lado B neste fim de semana
16/12
Caminhada Solidária neste domingo comemora os 53 anos da Apae Campinas
15/12
Circo: espetáculo “Cabaré?” é destaque no Sesc Campinas
14/12 a 16/12
Unicamp realiza evento sobre inovação e criatividade no circo com diversas atividades e espetáculos gratuitos
15/12
Núcleo Campinas do Grupo Mulheres do Brasil realiza 1° Fórum de Empreendedorismo
15/12
Cinema: curtas de Hamilton Rosa Jr. terão pré-estreia na Rabeca Cultural
10/12 a 24/12
Natal: com decoração inspirada em Hollywood, Unimart Shopping ainda oferece cookies de presente
31/12
Réveillon 2018/2019: Milord Taverna, em Campinas, promove “Ano Novo Medieval”
16/12
Música: Sinfônica de Campinas faz “Concerto de Natal” neste domingo, na Concha Acústica do Taquaral
15/12
Biblioteca Municipal recebe mais uma edição da Convenção de Ficção Científica
03/01 a 31/01
Crianças: “Clubinho de Férias” terá atividades variadas em janeiro no espaço infantil Gato Mia
10/12 a 25/12
Natal: Shopping Parque das Bandeiras sorteia viagem e vales-compra, e ainda traz decoração inspirada nos pets
16/12
Carnaval: Bloco Nem Sangue Nem Areia realiza 1º “Porco no Rolete” neste domingo
15/12
Fim de ano: Bazar BVH reúne moda, sustentabilidade e responsabilidade social
13/12 a 15/12
Música ao vivo: latinidades, jazz, bossa, choro e MPB embalam a Battataria & Restaurante Alecrins
Atração fixa
Para crianças: Vivência Musical com Afonsinho Menino no Gato Mia Café
15/12 a 16/12
Humor: Gustavo Mendes apresenta em Campinas o stand up “Di Uma Vez Por Todas”
23/12
Teatro infantil: Praça do Coco, em Barão Geraldo, recebe sessões gratuitas de espetáculos
06/12 a 21/12
Confraternizações de fim de ano terão aperitivo em dobro no Abbraccio
15/12
Show: Humberto Gessinger se apresenta em Campinas na turnê “Ao Vivo Pra Caramba”
08/12 a 21/12
Exposição: Rabeca Cultural traz mostra do artista Flávio Gordon que resgata os primórdios da fotografia
06/12 a 31/12
Fim de ano: I Am Design é opção de hospedagem para quem vai curtir as festas em Campinas
06/12 a 28/12
Bourbon Atibaia oferece pacote e programação especial para Natal e Réveillon 2018/2019
21/12
Humor: Jonathan Nemer faz seu stand up “Especial de Natal” no teatro Iguatemi
18/12
Shopping Iguatemi Campinas recebe Caravana de Natal Coca-Cola
15/12 a 16/12
Teatro: espetáculo musical “A Bela e a Fera in Concert” chega a Campinas
05/12 a 24/12
Fim de Ano: Centro de Convivência recebe feira de Natal em dezembro
06/12 a 23/12
Natal: Palácio do Papai Noel é atração no Centro de Campinas
03/12 a 28/12
Bonelli oferece cardápio diversificado para ceias prontas de Natal e Ano Novo
29/11 a 31/01
Fim das aulas: que tal uma festa em um ônibus balada?
30/11 a 31/12
On The Bus é alternativa para quem busca opções diferentes para confraternizações de fim de ano
18/12
Crianças: Buffet Cantinho da Folia realiza 2ª edição do “Férias Mais Divertidas”
23/11 a 23/12
“Noeland”, em Holambra, é opção de passeio na região para curtir a magia do Natal
Atração fixa
Happy Hour começa mais cedo no Bar Lado B! E também tem desconto no Clube Campinas
24/11 a 17/01
Exposição: Rabeca Cultural reúne obras do artista alagoano Noel Américo
15/11 a 24/12
Milhares de pessoas acompanham a chegada do Papai Noel no Iguatemi Campinas. Veja a programação de Natal do shopping
15/01 a 18/01
Agora é Festa promove edição do “Super Férias” em janeiro de 2019
07/11 a 06/01
Gastronomia: Abbraccio apresenta novas versões de Gnocchi com massa artesanal
08/11 a 16/01
Exposição: “Pelo Avesso” reúne obras da artista campineira Valéria Scornaienchi no MACC
02/11 a 16/12
Teatro infantil: “A Bela e a Fera” faz temporada no espaço da Livraria Cultura do shopping Iguatemi Campinas
08/11 a 18/12
Exposição de fotografias no Arqtus Concept – Ligia Testa Espaço de Arte reúne trabalhos de sete artistas
Atração fixa
Rabeca Cultural abre novas turmas de Psicologia para crianças e adolescentes
04/11 a 16/02
4ª edição do “Verão Vivo” já começou em Campinas
25/10 a 19/12
Espaço Rabeca Cultural traz curso continuado de artes visuais
29/10 a 21/12
Maialini Campinas prepara menu executivo no almoço com os sabores das estações
Atração fixa
Academia Aquarius promove encontros de grupos de corrida e caminhada
Atração fixa
Ônibus balada chama atenção nas ruas e avenidas de Campinas
Atração fixa
Música: karaokê com banda ao vivo é atração no Bar Lado B nas noites de quarta-feira
Atração fixa
Bem-estar e lazer: “Domingo Fitness” agita o Parque Taquaral
Atração fixa
Promoção: Roots Burger oferece batata rústica grátis na compra de um hambúrguer