Voltar para o visitecampinas.com.br
Tratamento com criolipólise realizado no Espaço Corpo em Campinas
Bem-estar

A Criolipólise é perigosa como mostrou o “Fantástico”?

Publicado em 10 de agosto de 2015

Atualizado em 16 de janeiro de 2019

No domingo, 9 de agosto de 2015, o programa “Fantástico” mostrou uma reportagem sobre os riscos do tratamento da Criolipólise. Mas o que de fato é real ou mito? É perigoso?

A Criolipólise é um tratamento dermatológico não invasivo que elimina a gordura corporal através do processo de resfriamento, sendo um método tanto para homens quanto para mulheres.

É um procedimento realmente simples, eficaz e indolor, pois não é uma cirurgia, não utiliza anestesias, nem aplicação com agulhas.

Para cada área a ser tratada a sessão tem uma duração média de 40 minutos por zona.

No que consiste o tratamento?

A Criolipólise foi inicialmente desenvolvida pelos cientistas de Massachusetts General Hospital e da Universidade de Harvard (Estados Unidos). Inicialmente foi utilizado um aparelho em forma de placa que realiza o resfriamento do tecido adiposo da pele. Esse congelamento promove a decomposição das células gordurosas e com o passar do tempo o próprio organismo as absorve.

Durante o procedimento, nota-se o resfriamento da zona tratada, assim como uma sensação de dormência na parte da gordura localizada. Os pacientes sentem uma sensação de frio durante alguns minutos, uma vez que produz um efeito anestésico. A gordura é arrefecida por cerca de uma hora.

Normalmente, os equipamentos são operados entre 5 ℃ à 10 ℃, dependendo da área a ser tratada. O profissional deve regular a temperatura para cada tipo de procedimento, determinando a região a ser tratada e a duração do procedimento, afim de não danificar a pele do paciente.

O melhor de tudo é que ao término da sessão, o paciente já pode realizar suas atividades cotidianas normalmente, sendo caracterizado como procedimento não operatório.

Em quais locais do corpo se costuma aplicar a Criolipólise?

Normalmente, o umbigo, abdômen e o baixo ventre são as zonas mais solicitadas para o tratamento da Criolipólise. Nestes casos, o equipamento deve respeitar completamente a pele e só deverá destruir os adiposos sendo normalmente indicada para pequenas e médias acumulações de gordura.

Também se pode aplicar no culote para eliminar o volume de gordura que costuma provocar aqueles famosos “pneuzinhos”.

A grande vantagem do tratamento comparativamente com procedimentos cirúrgicos, as famosas cirúrgias plásticas e outros, é que ela é caracterizada como tratamento não invasivo, sendo indolor e o tempo de recuperação é imediato.

Eu fiz a Criolipólise e não vi resultado imediato

Normalmente, um paciente necessitará de uma ou duas sessões. Depois de dez dias, a eliminação de gordura pode ser visível, mas o efeito máximo pode ser visto entre dois a três meses. Cabe salientar que depende de cada paciente, sendo que em alguns casos os resultados são vistos entre 3 a 4 meses para cerca de 90% dos tratamentos. Na maioria das vezes não é preciso realizar uma terceira sessão.

Alguns casos realizados obtiveram uma redução de gordura até 20% a 25% na zona tratada.

Os resultados podem ser potencializados, tornando-se permanente nos casos em que o paciente passe a seguir todas as recomendações do profissional da saúde, com atividades físicas regulares, mas principalmente com hábitos alimentares adequados, como uma dieta saudável e equilibrada.

Não existe nenhuma contraindicação de realizar uma nova sessão após um período adequado entre as sessões, prazo esse que deve ser avaliado pelo profissional.

Quais os riscos do tratamento?

O paciente deve procurar um consultório ou clínica de estética para que um especialista possa analisar as áreas potenciais a serem tratadas e determinar o procedimento adequado, em função das características de cada pessoa, como peso, a quantidade de gordura localizada, o tipo de pele e área a ser tratada.

Todo esse cuidado é necessário porque as células de gordura localizada, após o tratamento, começarão um processo natural de eliminação, que continuará por longo período de 2, 3 ou 4 meses.

Procure sempre um profissional qualificado

A Criolipólise não deve ser utilizada como um tratamento contra a obesidade. Ela deve ser utilizada como uma opção para as pessoas que desejam eliminar gordura localizada em algumas zonas do corpo.

De qualquer maneira, o paciente deve procurar um profissional qualificado e com experiência na área para fazer uma Anamnese completa, analisando a possibilidade ou não de realização do procedimento.

A Clínica de Estética Espaço Corpo, localizada em Barão Geraldo, é especializada no tratamento com criolipólise em Campinas.

Compartilhe

Newsletter:

© 2010-2019 Todos os direitos reservados - por Ideia74

+ Bem-estar