Voltar para o visitecampinas.com.br
quiropraxia.jpg
Bem-estar

Quiropraxia: conheça o método preventivo e de tratamento para dores na coluna

Publicado em 27 de agosto de 2015

Por Charles Castiglioni

Quem nunca se queixou de dores nas costas? Causadas principalmente pela má postura, elas podem representar até mesmo problemas mais graves, como hérnias de disco. Conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 80% da população mundial sofrerá com problemas na coluna em algum momento da vida. Mas, independentemente da gravidade, opções é que não faltam para tratá-los.

Sem envolver medicamentos, nem técnicas invasivas, a Quiropraxia é uma delas. Por meio da manipulação articular, ela trata lombalgias (dores na lombar), cervicalgias (dores no pescoço), cefaleias (dores de cabeça), alterações de postura, hérnias de disco, bem como problemas musculares, como distensões e tensão exagerada e outros.

Conhecida como “ajuste”, a técnica utilizada pelos especialistas consiste no movimento rápido e preciso, normalmente acompanhado por um estalo. O processo tende a encurtar o período da dor, propicia melhora no quadro geral e, consequentemente, o retorno mais breve do paciente para suas atividades cotidianas. Também dá amplitude aos movimentos, diminui a rigidez e espasmos musculares e proporciona a sensação de bem-estar e de relaxamento. 

Sabemos que a coluna vertebral é o polo principal de recebimento de energias vitais e distribui pelos sistemas orgânicos relacionados, portanto, a técnica melhora as funções não só orgânicas mas, também, energéticas do corpo.

Qualquer pessoa pode recorrer ao tratamento, mas é preciso passar por avaliação e diagnóstico para ver se é possível se tratar com a Quiropraxia. Embora a tendência seja procurar um especialista apenas com o surgimento da dor, alerta-se que as pessoas deveriam se preocupar com a prevenção, uma parte muito importante do tratamento, e permanecer em atividade é importante para pessoas com dores e problemas de coluna. Durante o tratamento, os pacientes recebem orientações para exercícios específicos e de reabilitação, assim como instruções para corrigir e manter uma boa postura.

Outras áreas do corpo osteomusculares, neuromusculares podem ser avaliadas e tratadas.

O número de sessões indicadas varia de acordo com a reação do paciente. Todo tratamento é individual e se baseia na resposta que cada organismo vai dar. Às vezes, a pessoa já sente os benefícios em uma sessão.

Charles Castiglioni é Biomédico, graduado em Medicina Tradicional Chinesa com experiência em Quiropraxia, Bioenergética, Obesidade, Algias, Acupuntura Sistêmica e Auricular, Medicina Ortomolecular, Homeopatia, Fitoterapia, Crânio Sacral, entre outras especialidades. Formado no Instituto ITBA junto a Universidade UNIFEOB. Registrado no SATOSP. Atua há mais de 15 anos na área da saúde. Atende em Campinas na Clínica Inova

Compartilhe

Contatos Campinas.com.br:

Redação: (19) 2511-3738

Comercial: (19) 9 8454-0081

E-mail: contato@campinas.com.br

Envie um WhatsApp para o comercial

Cadastro Newsletter:

Cadastre-se para receber todas as novidades do Campinas.com.br

Faça sua divulgação no Campinas.com.br Divulgue seu estabelecimento no Guia + Clube Campinas

Copyright ©2010 - 2019 Campinas.com.br. Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Ideia74

+ Bem-estar