Voltar para o visitecampinas.com.br
rolfing.jpg
Bem-estar

“Dor nas costas – Como eu me livrei dela!”

Publicado em 3 de dezembro de 2015

Por Yeda Bocaletto

“Minha dor nas costas me acompanhou a maior parte de minha vida. Ela ia e vinha, piorava e melhorava. Eu tomava analgésico, anti-inflamatório, fazia fisioterapia. Era uma batalha. Tentei muitas alternativas sem sucesso: medicamentos, ortopedista, neurologista, acupuntura, massagem, RPG. Tudo mudou quando eu fiz Rolfing”, conta Eduardo.

O que é Rolfing? Rolfing é uma fisioterapia manual desenvolvida nos Estados Unidos pela doutora Ida Rolf. A ideia é que, organizando e alinhando as articulações e os músculos, as dores desaparecem e não voltam mais. É uma técnica que acaba com os sintomas dolorosos ou simplesmente os previne. O profissional da técnica Rolfing trabalha os músculos e as articulações, aplicando pressão através de toques precisos e profundos. Parece uma massagem, mas é um tratamento. O objetivo do Rolfing não é apenas relaxar a musculatura, mas sim corrigir padrões posturais e de movimento que criam dores e má postura. O rolfista estuda seu corpo como um todo, observando todas as relações entre articulações e músculos, o alinhamento dessas estruturas, os encurtamentos e os desvios. Depois, ele os realinha, alonga e coloca novamente no lugar correto conseguindo resultados permanentes e duradouros. Qualquer pessoa se beneficia do tratamento com o método Rolfing, pois alinha e alonga o corpo, organiza a postura, aumenta a vitalidade e previne, alivia e acaba com dores e desconfortos.

As pessoas que mais se beneficiam com o Rolfing são as que sofrem dores crônicas, pois a técnica descomprime articulações, dissolve os “nozinhos”, libera músculos cronicamente tensos, coloca as costas no lugar. Patologias que têm ótima resposta são: dores nas costas, na lombar, ombros e pescoço, tendinites, bursites, artroses, enxaqueca, fibromialgia. Para atletas, dançarinos, praticantes de artes marciais, yoga, atores, indivíduos que sofrem com demanda física e que estão sujeitos a lesões (torções, distensões, fraturas etc.), o Rolfing diminui o estresse mecânico, reequilibra tônus e alongamento, corrige compensações pós-lesão, além de aumentar a eficácia do movimento, melhorando a performance. Pessoas que estão envelhecendo se beneficiam muito do Rolfing. Com o envelhecimento, as articulações ficam rígidas; os músculos se encurtam, ficam fracos. A coluna fica curvada, perdemos tamanho.

Os desequilíbrios e compensações aumentam, gerando dores e desconfortos em várias partes do corpo. O Rolfing devolve o alongamento dos músculos, “desemperra” as articulações, traz fluidez aos movimentos, além de aliviar dores e desconfortos e aumentar a energia e a vitalidade. Experimente Rolfing!

Yeda Bocaletto é especialista em Rolfing, uma técnica corporal de correção de postura e alívio de dores, ainda pouco conhecida no Brasil, embora já seja praticada em vários lugares do mundo desde os anos 60, quando foi criada pela bioquímica Ida Rolf. Yeda é formada em 1999 pelo Rolf Institute (Boulder, Colorado, EUA), e é professora de Rolfing da Associação Brasileira de Rolfing. Foi coordenadora de Pesquisa do Núcleo de Atendimento, Pesquisa e Educação em Rolfing (NAPER), entre 2001 e 2008. Trabalhou em Boston, com atendimento clínico em Rolfing e com aulas de Rolfing Movimento, entre 2001 e 2003. Tem consultório em Campinas e em São Paulo e é a única Rolfista Avançada da região de Campinas. Mais informações: www.metodorolfing.com.br 

Compartilhe

Contatos Campinas.com.br:

Redação: (19) 2511-3738

Comercial: (19) 9 8454-0081

E-mail: contato@campinas.com.br

Envie um WhatsApp para o comercial

Cadastro Newsletter:

Cadastre-se para receber todas as novidades do Campinas.com.br

Faça sua divulgação no Campinas.com.br Divulgue seu estabelecimento no Guia + Clube Campinas

Copyright ©2010 - 2019 Campinas.com.br. Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Ideia74

+ Bem-estar