Bem-estar
10 erros ao cuidar dos cabelos
Publicado em 19 de março de 2018

Ter cabelos bonitos e saudáveis é um desejo comum. No entanto, para conquistar este objetivo, manter os fios bem cuidados é uma questão essencial e envolve mais do que lavagem e uso correto de produtos. Há muitas práticas diárias feitas de forma incorreta quando falamos em cuidados com as madeixas, por isso, confira os 10 maiores erros na hora de fazer a manutenção dos fios e como é possível evitar danos frequentes e conquistar um cabelo impecável.

1. Escolha errada dos produtos

Cada tipo de cabelo tem sua própria característica, formato e textura. Por isso, ao escolher o melhor produto para seus fios, estas particularidades devem ser respeitadas. Por exemplo, quem possui cabelos quimicamente tratados precisa contar com produtos que favoreçam o efeito da química; já quem possui fios cacheados e crespos, precisa priorizar os produtos que favorecem a definição, a hidratação e a emoliência dos fios. As loiras, por exemplo, devem ter produtos com ação matizadora sempre por perto, e quem possui cabelos crespíssimos, precisa contar com os melhores produtos
para cabelo afro.

2. Lavar os cabelos de forma errada

Embora seja uma prática milenar, a lavagem dos fios precisa ser feita de forma correta. Mas, como? Em primeiro lugar, entenda as características dos seus cabelos e estabeleça uma rotina de lavagens. Quem possui raiz oleosa, por exemplo, deve intercalar os dias de lavagens, pois tanto o excesso quanto a ausência desta prática contribuem para a ampliação da oleosidade excessiva. Além disso, as pessoas costumam ignorar o fato de que o shampoo é aplicado apenas na raiz para limpeza de resíduos de forma delicada, enquanto o condicionador deve ser usado somente no comprimento e nas pontas para selar as cutículas e reter a hidratação. Ao agir fora destas indicações, danos são provocados.

3. Ignorar o cronograma capilar

A rotina de cuidados que intercala três tratamentos principais (hidratação, nutrição e reconstrução), conhecida como cronograma capilar, é ideal e indicada para todos os tipos de cabelo, não apenas para os fios com curvatura. Ignorar o cronograma capilar pode comprometer a saúde dos seus cabelos, já que o objetivo principal do tratamento é repor água, lipídios e queratina aos fios.

4. Secar os cabelos de forma incorreta

A secagem dos cabelos também é uma prática que merece atenção. Usar a toalha, por exemplo, pode gerar mais frizz aos fios, por exemplo, enquanto uma camiseta de algodão pode absorver água mais rapidamente. Além disso, quem não abre mão dos secadores de cabelo deve manter uma distância segura na hora de secar as madeixas para que o calor do equipamento não danifique a fibra capilar.

5. Escovar os cabelos enquanto secos

Especialmente para quem possui cabelos ondulados, cacheados, crespos e crespíssimos, a prática de passar a escova/pente com os cabelos secos pode provocar quebras dos fios. Por isso, priorize a ação de desembaraçar os cabelos enquanto úmidos, de baixo para cima, preferencialmente, com o auxílio de um bom creme para pentear.

6. Usar ferramentas de calor sem proteção térmica

Além de secar os fios a uma distância segura, ao usar ferramentas de calor como secador, prancha e modelador de cachos, é essencial aplicar um produto protetor térmico nos fios antes de iniciar o processo. Essa substância garantirá a proteção dos cabelos, impedindo que as cutículas e a fibra capilar sejam queimadas pelo excesso de calor.

7. Alimentar-se de forma incorreta

Uma ação que poucas pessoas consideram quando o assunto tratado são os cuidados com os cabelos é a alimentação balanceada. Uma alimentação rica em nutrientes e vitaminas contribui para um organismo saudável, que reflete diretamente em cabelos mais bonitos e cheios de vida. Assim, reconsidere a forma como você se alimenta ao desejar exibir cabelos mais belos e saudáveis.

8. Fugir da tesoura por anos

Engana-se quem pensa que cortar o cabelo é uma questão unicamente estética. Embora um novo corte seja capaz de dar um up no visual, passar a tesoura periodicamente nos fios é capaz de livrar as madeixas das terríveis pontas duplas e das partes ressecadas. Por isso, ainda que você ame os fios compridos, considere fazer as pazes com a tesoura para o bem da sua saúde capilar e aposte em cortes mais discretos, como o corte em camadas ou o corte bordado, que não comprometem o comprimento dos cabelos.

9. Fazer procedimentos químicos em casa

Qualquer mudança realizada em nossos cabelos interfere diretamente na autoestima. Ao optar por um procedimento químico que seja capaz de mudar a estrutura dos fios e a aparência de forma geral, a expectativa é ainda maior! Justamente por isso, recorra sempre a um profissional de confiança e capacitado para executar este tipo de serviço, seja coloração, descoloração, alisamento progressivo ou outro. Assim, o resultado e a experiência serão totalmente satisfatórios.

10. Prender ou pentear os fios de forma errada

Por fim, um dos erros mais comuns no cuidado com os cabelos é prender os fios de maneira errada. Manusear os cabelos para compor penteados é um processo delicado e deve ser feito corretamente para que não ocorram quebras. Seja com laços, presilhas ou grampos, mais do que a beleza, priorize
o bem-estar e a saúde dos seus cabelos.

Compartilhe

Copyright ©2010-2018 Campinas.com.br. Todos os direitos reservados.

+ Bem-estar