Bem-estar

Os benefícios do boxe para as mulheres

Publicado em 12 de fevereiro de 2019

O boxe é erroneamente associado aos homens. Algumas crenças machistas levaram o esporte a ser percebido como agressivo, tornando-o pouco atraente a algumas mulheres. Mas um número crescente de boxeadoras vem mudando esta história e colocando as mulheres e suas luvas no centro do ringue. Estes são alguns dos benefícios físicos e mentais do boxe para as mulheres:

Intensidade que queima

As boxeadoras precisam ser ágeis e rápidas. Para desviar dos golpes do adversário, estão em constante movimento, mesmo quando estão paradas. Para alcançar essa agilidade, exercícios como pular corda são os preferidos das praticantes.

Seja em uma aula de boxe ou em uma sessão de luta, esse movimento constante mantém a frequência cardíaca elevada, que por sua vez, mantém a intensidade do treino em um nível perfeito para a queima de gordura.

Some a isso os movimentos rápidos e poderosos dos membros superiores e a intensidade aumenta, consumindo ainda mais calorias (cerca de 600 por hora) e ajudando na perda de peso.

Descarrega energias e aumenta a confiança

A principal razão pela qual tantas mulheres fogem do boxe é, na verdade, a principal razão para praticá-lo. Dar socos em um saco de areia, em algumas almofadas ou mesmo em uma pessoa descarrega as energias e muitas mulheres relatam que alivia tensões.

Basta observar uma luta de boxe para entender que o esporte vai muito além de jabs e cruzados. Ele é um canalizador de emoções através da força física. Por isso, muitas pessoas utilizam o ringue como terapia e liberam ali seus problemas e preocupações.

Fazer isso de forma contínua também pode ajudar a lidar melhor com o estresse diário. Muitas mulheres relatam também um nível maior de confiança para afirmar-se em situações em que anteriormente permaneceriam em segundo plano.

Membros superiores em ação

Muitas mulheres exageram nos abdominais em busca da barriga perfeita e acabam negligenciando outros músculos superiores necessários e responsáveis por uma boa postura.

A prática do boxe trabalha diferentes grupos de músculos de maneira integrada e tonifica troncos, braços, ombros e costas, ao mesmo tempo que ajuda a conseguir uma barriga de tanquinho.

Os músculos superiores são trabalhados mesmo em posição de defesa, já que o corpo precisa estar contraído para receber o impacto dos golpes e isso ajuda a tonificá-lo.

Membros inferiores também trabalham

O movimento constante das pernas trabalhará intensamente os membros inferiores e as posições específicas de base são ótimas para as coxas e glúteos, deixando-os definidos ao longo do tempo.

Para garantir que as pernas estejam fortes o suficiente para aguentar os golpes, a maioria dos treinos de boxe inclui agachamentos e burpees.

Braços definidos à base de socos

Enquanto o tronco e as pernas têm o seu papel no boxe, os braços tem todo o protagonismo. Novatas no mundo do boxe costumam sentir mais dores no braço do que em qualquer outra parte do corpo, o que só comprova a importância deles neste esporte.

E assim como no caso das pernas, muitas práticas incluem treinamentos com luvas de boxe fora do ringue. Seja qual for o treino, os braços serão o primeiro grupo de músculos a ganhar definição.

O boxe está ficando cada vez mais acessível

Em todo o Brasil, é cada vez maior o número de estúdios independentes especializados em todos os tipos de boxe. Além disso, muitas academias passaram a incluir treinamentos de boxe entre suas aulas e existem muitos treinadores e pugilistas que trabalham como personal trainers.

Em Campinas, é possível encontrar várias academias de boxe para homens e mulheres de todas as idades. Uma rápida busca no Google pode lhe mostrar várias opções para praticar essa modalidade na cidade.

Também é cada vez mais fácil encontrar acessórios para a prática do boxe. Protetores bucais, capacetes e, é claro, luvas de boxe tanto femininas quanto masculinas podem ser compradas facilmente em lojas de artigos esportivos.

Além disso, é claro, há sempre a opção de comprar pela internet, com dezenas de opções de sites e quase que infinitas opções de modelos e cores.

Foto – crédito: Matheus Ferrero (on Unsplash)

Compartilhe

Copyright ©2010-2018 Campinas.com.br. Todos os direitos reservados.

+ Bem-estar