Corridas Campinas
2ª Corrida e Caminhada do Café teve chuva e cenário bucólico
por Flávio Botelho
Publicado em 23 de novembro de 2017

Nem mesmo a chuva esfriou os ânimos de cerca de mil pessoas que participaram da 2ª Corrida e Caminhada do Café, evento esportivo realizado no domingo, 19 de novembro, na histórica Fazenda Santa Elisa, em Campinas. A concentração no local começou por volta das 7h e cerca de uma hora depois foi dada a largada para Corrida Kids com direito a medalha para a criançada que participou correndo 100 e 200 metros. Às 8h30 foi dada a largada oficial da Corrida.

Pelo trajeto dos 6km, um cenário muito bonito e com muita lama por conta do temporal que atingiu Campinas na noite de sábado, dia 18. No meio do caminho começou uma chuvinha fina para espantar o cansaço, que desta vez nem foi tanto. O percurso não possuía subidas longas e a maior dificuldade foi mesmo a lama e o terreno escorregadio. Não presenciei nenhuma queda, mas com certeza ocorreram várias, pois ao final vi muita gente com a roupa toda suja. Conclui a prova em 30 minutos e alguns segundos. O meu tempo poderia ter sido melhor, mas tive que tomar alguns cuidados para não cair e também dei uma paradinha para fazer uns clics com o celular dos atletas correndo e do belo cenário da fazenda. Aliás, muito bonito mesmo. Passamos por plantações de café, milho, mata nativa e bambuzal. Além das belezas naturais, passamos também em frente a alguns laboratórios.

Na categoria Masculina o primeiro lugar foi conquistado pelo atleta José Fernando P. da Silva. Ele completou a prova em 00:22:52. Na sequência, com 00:23:02 figurou o atleta Fábio Aparecido da Silva e na terceira colocação, Fabiano Rodrigues de Araújo, com o tempo de 00:23:05. A quarta e quinta colocação foram conquistadas por Adiodato Gomes Filho e Renato César de Lima, respectivamente com o tempo de 00:23:10 e 00:23:15.

Na categoria feminina, Luana Cunha de Andrade foi a campeã com o tempo de 00:25:47. Na segunda colocação, Mirian Raquel Martins, com 00:26:50. A atleta Camila Zago Castelli , ficou com o terceiro lugar com o tempo de 00:28:15. Na sequência, Silvia Maria Burakami com 00:30:21, e Fanny Béron, na quinta colocação, com o tempo de 00:30:47. 

A Fazenda Santa Elisa é o principal centro experimental do Instituto Agronômico de Campinas em perímetro urbano, pois está localizada na Avenida Theodureto de Almeida Camargo, uma das mais movimentadas da cidade.

O evento esportivo foi idealizado pelo professor e estudioso do café Ali El-Khatib e conta com o apoio da Secretaria de Esportes e Lazer de Campinas.

Este ano a madrinha do evento foi a pentacampeã do heptatlo, Conceição Geremias, um dos maiores nomes do atletismo brasileiro. A ex-atleta olímpica disse conhecer muito bem a Fazenda Santa Elisa, pois foi ali que começou a dar os seus primeiros passos no atletismo. Desta vez, ela não correu, mas levou a família para uma visita, inclusive o pai, Luiz Geremias, de 97 anos, ex-funcionário da histórica fazenda do café.

Compartilhe

Copyright ©2010-2018 Campinas.com.br. Todos os direitos reservados.

+ Corridas Campinas