Blog do Chef Mané
A cozinha do Mãe Terra
por Manuel Alves Filho
Publicado em 22 de fevereiro de 2019

Um ponto fora da curva. Esta pode ser uma classificação apropriada para o Mãe Terra, restaurante com pouco mais de seis meses de atividade em Campinas. Dois aspectos justificam essa categorização. O primeiro é o fato de a casa trabalhar com cozinha natural, aquela que, alvíssaras, dispensa o uso de produtos ultraprocessados e aditivos artificiais, entre outros cuidados. O segundo é o fato de o estabelecimento estar abrigado em um condomínio empresarial situado fora dos tradicionais eixos gastronômicos da cidade.

Por causa da minha agenda enlouquecida, levei alguns meses para conhecer o Mãe Terra. Recentemente, porém, baixei por lá para conferir a cozinha da casa, comandada pelo chef Moisés Chocolate. O restaurante está instalado na praça de alimentação do Praça Capital, condomínio empresarial localizado às margens da Rodovia D. Pedro I, nas vizinhanças do Makro. Não é exatamente um ponto natural de passagem para muitas pessoas, como o Cambuí, mas a esticada até lá vale a pena.

O Mãe Terra funciona somente no horário do almoço, de segunda-feira a sábado, sendo que neste dia o estacionamento do condomínio é bonificado. O sistema é self service por quilo. O bufê apresenta uma alentada variedade de pratos, que vão dos legumes, grãos e folhagens, passando pelas carnes brancas e chegando aos queijos, pastas e pães. Basta olhar para a apresentação da comida para constatar que foram empregadas boas técnicas no preparo. Os alimentos têm vivacidade, o que não é pouco em meio aos costumeiros vegetais esmaecidos que vemos por aí.

Um bom dia para ir ao Mãe Terra é a sexta-feira, quando o local serve um festival baseado numa dada culinária. No dia em que baixei por lá estava rolando um Dia de Espanha, por assim dizer. Pronto, lá fui eu me acabar na tortilla e na paella. Ah, o bufê conta ainda com uma seção de sobremesas, daquelas de irritar qualquer vendedor de herbalife. Tomem! De acordo com Fabiano Silva, comandante do pedaço, a proposta do restaurante vem sendo muito bem aceita pelo público de Campinas.

Tanto é assim, que ele já pensa em inaugurar uma segunda unidade na cidade. “Estamos muito satisfeitos com os resultados. É gratificante perceber que as pessoas buscam, cada vez mais, o conceito de comida saudável, mas saborosa e bem apresentada”, considera. De minha parte, pretendo retornar ao Mãe Terra num sábado, para que eu possa ter mais tempo de promover delongadas experimentações.

Fotos: Ronei Thezolin

Mãe Terra – Avenida José Rocha Bonfim, 214, Santa Genebra – Condomínio Praça Capital. Telefone (19) 3208-1023

Compartilhe

Copyright ©2010-2018 Campinas.com.br. Todos os direitos reservados.

+ Blog do Chef Mané