Blog do Vinho
Decanter Wine Day: um tour pelo mundo do vinho
por Suzamara Santos
Publicado em 21 de agosto de 2018

RHU Viñedos de Alcohuaz, Melhor Tinto do Chile, pelo guia Descorchados, estará no Decanter Wine Day

Está tudo pronto para o 1º Decanter Wine Day, que acontece nesta sexta-feira. São mais de 100 rótulos, representando 56 regiões produtoras do mundo inteiro, disponibilizados para degustação e venda. A seleção destaca vinhos premiados (há vários comtemplados pelo Guia Descorchados 2018) e pouco explorados em eventos do gênero. É o que José Lúcio Natali, proprietário de duas lojas da Decanter em Campinas, chama de “curadoria de vinhos”, um diferencial importante desse Wine Day.

Dentro da proposta, os visitantes terão a oportunidade de apreciar vinhos de terroirs menos conhecidos, a exemplo, de Salta e San Juan, da Argentina, e Alcohuaz, do Chile. Países em ascensão no Brasil, como Portugal e Grécia, também terão espaço entre os 10 estandes que compõem a mostra. Um dos destaques é o Viñedos de Alcohuaz RHU, eleito o Melhor Vinho Tinto do Chile (Descorchados 2018). Regiões nobres do Velho Mundo, como Toscana, Piemonte, Bordeaux, Borgonha, Rioja e Douro não serão esquecidas e já têm lugar cativo no evento.

Com a curadoria, Natali expõe parte do diversificado acervo da Decanter e permite ao público se atualizar com o universo da bebida. Ele pretende fugir do formato tradicional dos grandes eventos, em que o visitante “se perde” com o excesso de informação a cada amostra servida pelos produtores e importadores. O empresário sugere um roteiro prático para desfrutar a “oferta” e escolher com calma os vinhos que vai levar para casa –  lembrando que cada estande vai contar com a presença de um profissional para tirar dúvidas e orientar o público.

Natali indica começar provando apenas os vinhos rosés, brancos e espumantes, pois têm alta acidez, são frescos e adequados para iniciar o “tour pelas garrafas”. Feito isso, a próxima etapa é os tintos leves, com baixo teor de álcool e poucos taninos; há muitos vinhos elegantes com essas características e seria um desperdício ignorá-los. Para o final, reserve os vinhos encorpados e tânicos, que representam tão bem a produção do Novo Mundo. E tem ainda uma estação dedicada aos vinhos de sobremesas para fechar a noite com doçura.

Lembre-se de fazer pausas entre os passeios para se alimentar e se hidratar. Haverá mesa de pães, queijos e antepastos à disposição. Com isso, fica demonstrado que a sequência clássica de uma degustação, do vinho leve ao encorpado, ainda é a forma mais indicada de apreciar vários rótulos na mesma ocasião. Depois, é só chamar o aplicativo para voltar para casa.

DECANTER WINE DAY

Sexta-feira (24 de agosto), das 18h às 22h, Espaço 301, Rua Amélia Bueno, 301, Taquaral. Convites R$ 120, com voucher de R$ 40 para compras no local. Convites: www.encontrodevinhos.com.br/decanter-wine-day-campinas/

 

 

 

Compartilhe

Copyright ©2010-2018 Campinas.com.br. Todos os direitos reservados.

+ Blog do Vinho