Para Crianças
Dica de passeio: No volante do caminhão dos bombeiros
por Kátia Nunes
Publicado em 17 de janeiro de 2012

Nos meus tempos de repórter da seção policial conheci mais a fundo a corporação dos Bombeiros de Campinas e aprendi a admirar o trabalho desses profissionais. O soldado Coragem – no nome e na atitude –, hoje aposentado, certa vez me incentivou a levar meu filho Moises, então com 2 anos, a conhecer as viaturas vermelhas de perto. Quando chegamos ao pátio seus olhinhos brilharam e ele mal sabia onde focar. Enquanto não entrou em todas, desde o fusca vermelho até o caminhão gigante, não sossegou. Foi um dos dias mais feliz de sua vidinha, e claro, para meu marido e eu – os babões de plantão – também.

Visitamos o mini museu, que além de fardas antigas e equipamentos de salvamento de décadas atrás exibe também fotos do maior incêndio que Campinas já viu, o do Hipermercado Eldorado, que matou duas pessoas há 25 anos. Também conhecemos a sala onde os policiais – isso mesmo, para quem não sabe, os bombeiros são policiais militares – recebem as ligações de emergência e para onde só se deve ligar quando se está mesmo em perigo.

No entanto, para o Moises o auge do passeio foi mesmo a entrada nas viaturas. Ele tirou fotos vestindo as botas e o capacete e mostrou a todos os soldados que encontrava a sua miniatura de carro de bombeiro que tocava sirene. O ápice da visita, claro, foi sentar no banco do motorista do enorme caminhão, diante do volante que era quase maior que ele e poder soar a sirene que, naquele momento, representava o som da alegria.

Há poucos meses voltamos ao Corpo de Bombeiros. Meu menino está mais maduro, fala corretamente e não tem mais nem a sombra daquele bebezinho de quatro anos atrás. No entanto, amou da mesma forma o passeio e falou dele por dias e dias seguidos. Fomos novamente bem recebidos, com o mesmo carinho e atenção por um bombeiro que tivemos o prazer de conhecer.

Fica a dica de um passeio inesquecível, cultural, gratuito e que, de quebra, aumenta a autoestima desses profissionais tão admirados. Os bombeiros se encantam em ver as crianças tão interessadas pela profissão que decidiram seguir e, quem sabe, inspire os pequenos.

Serviço:
Corpo de Bombeiros de Campinas
Unidade Centro (Rua José Paulino) e Unidade Amoreiras (Av. Amoreiras)

Agendamento de visitas
Informações: (19) 
3739-3000 e e-mail: 7gbb5@policiamilitar.sp.gov.br

Compartilhe

Copyright ©2010-2018 Campinas.com.br. Todos os direitos reservados.

+ Para Crianças