Voltar para o visitecampinas.com.br
Blog do Chef Mané
Do risoto ao arancini
por Manuel Alves Filho
Publicado em 27 de setembro de 2017

Dias atrás, publiquei um texto sobre um risoto de alho-poró que preparei para meu almoço de domingo. Como tive sobras, estas foram transformadas em arancinis, bolinhos italianos que poderíamos considerar como primos do nosso clássico bolinho de arroz. Ao risoto, adicionei um ovo, um murmúrio de farinha de rosca, uma pitada de sal e outra de pimenta-do-reino. Depois de recheadas com cubos de parmesão e formatadas, passei as esferas por farinha de trigo, ovo batido e farinha de rosca feita com brioche, para dar um leve perfume e dulçor à preparação.

Os arancinis ficaram excelentes: bem crocantes e acobreados por fora e cremosos por dentro. Para acompanhá-los, lancei mão de dois presentes de amigos. O primeiro foi o molho de pimenta comari da Companhia das Ervas, que me foi enviado pelo parceiro Cláudio Cury. A conserva deu ainda mais alento ao prato, que pediu encarecidamente por um gole de cerveja. Infelizmente, por causa do tratamento da otite, tive que me contentar com água de coco.

O segundo acompanhamento foi o chutney de figo feito pela Patrícia Campos, que criou a marca Cook at my home. A combinação do salgado do arancini com o agridoce do chutney, corretamente preparado, cunhou uma nova camada de sabor extremamente agradável. Além do de figo, Patrícia também faz chutney de manga e abóbora. Eles são apresentados em delicadas canecas de vidro, que vêm dispostas sobre uma elegante tábua de madeira, esta confeccionada artesanalmente pelo filho da cozinheira.

Compartilhe

Newsletter:

© 2010-2019 Todos os direitos reservados - por Ideia74

+ Blog do Chef Mané