Unicamp na Agenda
Eventos científicos, culturais e institucionais da Unicamp
por Hélio Costa Júnior
Publicado em 8 de agosto de 2014

Vestibular 2015 – A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) recebe, de 11 de agosto a 11 de setembro, as inscrições e o pagamento da taxa para o Vestibular 2015. As provas de habilidades específicas de música ocorrem de 25 a 29 de setembro. Já a primeira fase do Vestibular está marcada para 23 de novembro. A segunda fase será realizada de 11 a 13 de janeiro de 2015 e as provas de habilidades específicas, de 19 a 22 do mesmo mês. No dia 2 de fevereiro a Comvest divulga a lista de chamada para matrícula virtual. Elas devem ser feitas nos dias 3 e 4 de fevereiro. A lista para a realização da primeira matrícula presencial sai no dia 6 de fevereiro e os convocados devem se matricular no dia 11 do mesmo mês. O início das aulas para o ano letivo de 2015 está previsto para 25 de fevereiro.

 Educação infantil – No dia 11 de agosto ocorrem na Unicamp o V Fórum Internacional de Educação Infantil e o III Fórum de Educação Infantil como Política Pública de Educação. Os fóruns são organizados por pesquisadoras do programa de estudos em educação infantil do Núcleo e Estudos de Políticas Públicas (NEPP), ligado à Coordenadoria dos Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa (Cocen) da Unicamp. Os fóruns ocorrerão das 8h30 às 17 horas no auditório do Centro de Convenções da Unicamp, à rua Elis Regina, 131, no campus de Campinas. Inscrições e mais detalhes no link  ou pelo telefone 19-3521-5176.

 Artes da Cena – O Seminário do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena acontece no dia 11 de agosto, às 18 horas, no Barracão do PaviArtes. Objetiva fortalecer a interlocução entre os diversos grupos de pesquisa do Programa de Pós-graduação em Artes da Cena da Unicamp e fornecer um panorama das pesquisas em andamento e já concluídas, apresentando, desse modo, o Programa aos alunos ingressantes e também aos alunos dos cursos de graduação em Artes Cênicas e em Dança. Estabelecer novos encontros e diálogos entre o corpo docente e o discente, promovendo uma maior integração entre pesquisadores de diversos níveis (professores-pesquisadores, doutorandos, mestrandos e graduandos de iniciação científica) é a meta principal do encontro. A organização é do Programa de Pós-graduação Artes da Cena do Instituto de Artes (IA). Mais informações no site ou e-mail 

 Conexão cultural – Um show de violino popular brasileiro com o Ricardo Herz Trio é a próxima atração do Projeto Conexão Cultural. O grupo faz apresentação no dia 13 de agosto, às 18 horas, na Praça do Ciclo Básico (próximo ao Instituto de Biologia). Trata-se de uma excelente oportunidade para o público conferir as mais belas melodias do choro tradicional e moderno. O Conexão Cultural é uma realização da Coordenadoria de Desenvolvimento Cultural (CDC) dentro do Programa Campus Tranquilo. Entrada livre. Mais detalhes pelo telefone 19-3521-1732 ou e-mail

 Física na Indústria – Estão abertas até 14 de agosto as inscrições para o Fórum de Física na Indústria (Industrial Physics Forum). O evento ocorrerá de 28 de setembro a 3 de outubro na Unicamp e é organizado pelo Instituto Americano de Física (AIP) e pelo Centro Internacional de Física Teórica (ICTP) em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e com o braço Sul Americano do ICTP para Pesquisas Fundamentais (ICTP-SAIFR). O tema desta edição é “Capacitação em física industrial em economias emergentes”. O objetivo é promover a aproximação entre cientistas e indústria para atender às necessidades da sociedade relacionadas ao avanço tecnológico sustentável. O fórum é aberto a cientistas e estudantes de todos os países que são membros das Nações Unidas, da Unesco ou da AIEA. O idioma oficial será o inglês. Não há taxa de inscrição e uma ajuda financeira estará disponível para um número selecionado de candidatos. Alunos de doutorado e jovens doutores, tanto do Brasil como de outros países, receberão apoio financeiro da Fapesp para a viagem e hospedagem. A conferência ocorrerá na Faculdade de Ciências Médicas, à rua Tessália Vieira de Camargo, 126, no campus de Campinas. Inscrições e outras informações pelo site.

 Planes II – A Comissão de Planejamento Estratégico Institucional (Copei) da Unicamp aprovou recursos da ordem de R$ 21,6 milhões para serviços de manutenção e reforma predial em Faculdades, Institutos, Colégios Técnicos, Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa, Órgãos da Administração Central (desde que vinculados a atividades de ensino) e Órgãos da Área de Saúde. O edital da chamada interna do Planes II – 2014 permite desde já a apresentação de projetos que podem ser encaminhados à Pró-Reitoria de Desenvolvimento Universitário (PRDU) até o dia 15 de agosto. Leia mais.

 Difusão de Educação e Ciência – O Centro de Pesquisa em Obesidade e Comorbidades (OCRC) organiza no dia 15 de agosto, das 13 às 16h30, no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (Legolândia), a “Oficina de Difusão de Educação e Ciência” com a participação das Escolas Municipais de Educação Fundamental “Elza Maria Pelegrini Aguiar” e “Padre José Narciso Vieira Ehremberg”. O evento está sob a responsabilidade dos professores Lício Augusto Velloso, da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), e Ronaldo Pilli, do Instituto de Química (IQ), coordenador de Educação e Difusão. O objetivo é orientar quanto a qualidade de vida e boa alimentação. Oficinas com alunos de escolas públicas de ensino fundamental e médio de Campinas são realizadas mensalmente pelo Centro. Apoio: Fapesp. Mais informações: 19-3521-2695 ou e-mail 

 Segurança humana no contexto dos desastres – No dia 21 de agosto, a Área de População e Meio Ambiente do Núcleo de Estudos de População “Elza Berquó”, em parceria com o Núcleo de Estudos e Pesquisas Sociais em Desastres (Neped- Universidade Federal de São Carlos), realizará o seminário “Segurança Humana no Contexto dos Desastres: dos desafios das práticas técnicas e comunitárias ao debate científico contemporâneo”. O objetivo é suscitar o debate e a busca de possíveis soluções para a questão dos desastres ‘naturais’, que afetam a população, principalmente grupos sociais menos favorecidos que habitam em áreas de risco, vulneráveis a deslizamentos de terra, enchentes, alagamentos e enxurradas. As inscrições podem ser feitas até 15 de agosto pelo e-mail. O seminário ocorrerá no auditório do Nepo, das 9 às 17 horas, à Avenida Albert Einstein, 1300, Cidade Universitária, em Campinas.

 Corredor Cultural – De 19 a 21 de agosto, a Unicamp será sede do Seminário Corredor Cultural, evento aberto à comunidade acadêmica e que terá mesas de debate e fóruns de discussão na temática da cultura e suas interfaces com a extensão universitária. O seminário faz parte do Projeto Corredor Cultural, que busca estimular a circulação de projetos artístico-culturais produzidos nas universidades públicas e institutos federais da Região Sudeste. Trabalhos pré-selecionados na área de extensão universitária e cultura serão apresentados em formato de pôsteres. O seminário ocorrerá no Centro de Convenções da Unicamp, no campus de Campinas, e é organizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Preac) e em parceria com o Fórum de Pró-Reitores de Extensão (Forproex) da Região Sudeste, com apoio do Grupo Gestor de Benefícios Sociais (GGBS). Mais detalhes pelo site.

 Fórum – No dia 21 de agosto acontece no auditório da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) da Unicamp o Fórum Permanente de Arte, Cultura e Lazer, “Literatura, Cinema e Conhecimento: possibilidades interdisciplinares”. O evento congrega docentes de diferentes formações e linhas de pesquisa e busca fomentar os diálogos entre as áreas de conhecimento. O evento ocorrerá das 9 às 17h30. A FCA fica à rua Pedro Zaccaria, 1300, Limeira. Mais detalhes e programação completa pelo site.

 SeEMTeC – O Colégio Técnico de Campinas (Cotuca) organiza nos dias 26 e 27 de agosto a Semana do Ensino Médio e Técnico (SeEMTeC). O objetivo é discutir temas da área de ensino, educação técnica e gestão de carreira através de palestras, minicursos e mesas-redondas. O evento é destinado a alunos, professores e profissionais de escolas e colégios técnicos, universidades, centros de pesquisa e empresas. O local do SeEMTeC 2014 é o Centro de Convenções da Unicamp, que fica na Av. Érico Veríssimo, 800, no campus de Campinas. Dúvidas pelo e-mail ou telefone (19) 99878-1730. Programação e mais detalhes no site.

Compartilhe

Copyright ©2010-2018 Campinas.com.br. Todos os direitos reservados.

+ Unicamp na Agenda