Blog do Chef Mané
Kaizen, um japonês com múltiplos sotaques
por Manuel Alves Filho
Publicado em 30 de novembro de 2018

Ostras vêm de fornecedor de Sana Catarina

O ano ainda não acabou, mas posso afirmar com toda a segurança que uma das melhores refeições que fiz em 2018 foi no Kaizen Japanese Food, em Campinas. Eu já havia provado a edição atual do Festival Omakase, que faz uma alentada e harmoniosa fusão da cozinha japonesa com a gastronomia de outros países, mas esta experiência ganhou ainda mais densidade com o acréscimo do Festival de Ostras no Omakase, uma exclusividade das quartas-feiras. A viagem sensorial proporcionada pelo conjunto de pratos é extremamente prazerosa.

Jantar ou almoçar no Kaizen, que acaba de completar 10 anos de atividades, é um programa para ser repetido sempre que possível. O ambiente é acolhedor, o atendimento é cuidadoso e a comida é de elevada qualidade. O Festival Omakase, por exemplo, é extremamente contemporâneo. Utiliza ingredientes sofisticados, mas com a preocupação de não serem incorporados à receita de modo aleatório. As conexões são precisas e delicadas, bem ao estilo da chef Jaque Katecare.

Barriga de porco é um dos pratos do Omakase

O Festival das Ostras, que são fornecidas por um criador de Santa Catarina, é servido em quatro opções: In Natura, Sugaki (ostra fresca temperada com momiji oroshi, pepino e cebolinha), Kaki Furai (ostra empanada com farinha japonesa panko) e Gratinada. Cada preparação tem personalidade própria, mas todas são muito agradáveis. As criações ficam ainda melhores quando acompanhadas de um dos rótulos de saquê da casa, preferencialmente os produzidos no Japão.

Juntamente com as ostras, o Omakase também serve outras iguarias saborosas, como pratos que levam wagyu (a macia e cara carne de gado de raça japonesa), minipolvos, anchova negra e salmão tartufo lemon, entre outros. Ou seja, comer no Kaizen ajuda a exorcizar aquelas refeições feitas em restaurantes japas que trabalham no sistema de rodízio e que privilegiam a quantidade em detrimento da qualidade.

Kaizen Japanese Food – Avenida Iguatemi, 556, Vila Brandina, Campinas. Telefone (19) 3395-3900

 

Compartilhe

Copyright ©2010-2018 Campinas.com.br. Todos os direitos reservados.

+ Blog do Chef Mané