Consoantes Reticentes…
Locomotiva do turismo em Campinas
por Marcelo Sguassábia
Publicado em 30 de abril de 2013

Há tempos a retomada dos investimentos no transporte ferroviário tem sido tema de discussões e todos concordam que a ampliação da malha ferroviária para integrar grandes cidades e municípios das regiões metropolitanas deve ser feita com urgência. Mas não só os investimentos em transporte de passageiros são necessários, mas também em uma estrutura turística para contemplar o lazer com os passeios de trem.

Desde que eu era vice-prefeito já existia o projeto para esticar o trajeto da Maria Fumaça até a praça Arautos da Paz. Com a chegada da linha férrea até o local, a estação de embarque se mudaria para esta área próxima à Lagoa do Taquaral e o trem seguiria seu trajeto atual passando pelas estações Pedro Américo, Tanquinho, Desembargador Furtado, Carlos Gomes até chegar a Jaguariúna.

Porém, este projeto ainda não teve o devido encaminhamento e aguardamos até hoje a implantação do Circuito Turístico Conheça Campinas. Para se ter uma ideia da importância desta iniciativa, este passeio de trem entre Campinas e Jaguariúna recebe 5 mil pessoas por mês e o número chega a 10 mil no período de férias. A Lagoa do Taquaral recebe cerca de 120 mil frequentadores por mês, ou seja, a ampliação do trajeto tem um enorme potencial para, no mínimo, dobrar o número de passageiros.

A Maria Fumaça, que alavancou o desenvolvimento do Estado de São Paulo transportando seu café e outros produtos, agora também será importantíssima para intensificar o turismo na região de Campinas. O passeio, que tem duração de 3h30, além de exibir as belas paisagens da nossa região, é também uma grande aula de história sobre toda a gente que construiu a riqueza do nosso estado. Por isso, estamos muito otimistas que dentre toda esta movimentação sobre a retomada dos trilhos que a ampliação do trajeto da nossa querida Maria Fumaça possa ser ampliado e a população poderá então usufruir desta parte importante da nossa história.

Compartilhe

Copyright ©2010-2018 Campinas.com.br. Todos os direitos reservados.

+ Consoantes Reticentes…