Eu Por Aí
Londres por seus ídolos musicais
por Eduardo Gregori
Publicado em 3 de dezembro de 2018

O filme Bohemian Rhapsody chegou às telas no Brasil em 1º de novembro de 2018, contando a história da ascensão meteórica e do som revolucionário da banda de rock Queen, do surgimento à apresentação no Live Aid em 1985, bem como a história da vida extraordinária do vocalista e líder Freddie Mercury. O Queen se formou e viveu em Londres, cidade onde gravou sua música e tocou em shows lendários.

Use o filme como inspiração para visitar a cidade e homenagear seus heróis da música, seja Queen ou Bowie, Pink Floyd ou Amy Winehouse, The Beatles ou Oasis. Afinal, Londres tem sido o lar e uma inspiração para todos.

Veja como seguir os passos deles.

Passeios

Para marcar o lançamento de Bohemian Rhapsody, os fãs do Queen podem fazer uma turnê de rock sobre Freddie Mercury e sua banda. A Londres Rock Tours organiza um passeio de meio dia na capital totalmente focado no Queen. Ele passa pelos lugares de formação da banda – tais como o pub onde Freddie Mercury conheceu Brian May e Roger Taylor -, os estúdios de gravação e onde os músicos viveram.

Você visitará os locais que desempenharam um papel importante na história da banda, bem como onde alguns de seus vídeos foram gravados e o endereço da última apresentação do Queen. Outros passeios alternativos que incluem locais do ligados ao Queen, além de outras bandas britânicas, são o Rock Walk e o Classic Rock Legends. Você também pode caminhar até a última casa de Freddie Mercury, a Garden Lodge Mansion, no sofisticado bairro de Kensington. Embora continue sendo uma casa particular, você pode ler algumas das cartas que as pessoas escrevem para ou sobre o cantor e deixam no muro.

Londres é a cidade ideal para visitar numa viagem focada em música. A London Rock Tours também oferece aventuras musicais tais como o Classic Rock & Beatles Tour e o Punk and New Wave tour, entre muitos outros. A Rock’n’ Roll London Tour leva você ao redor dos locais ligados aos Beatles, Pink Floyd, Jimi Hendrix, The Sex Pistols, Blur e Oasis.

Homenagem à Amy Winehouse em Camden Town

A Undiscovered London organiza o Camden Markets and Music Legends Tour, no qual você aprenderá sobre a vida e a música de Amy Winehouse, Pink Floyd e outros artistas que viveram e trabalharam no bairro de Camden, no norte de Londres.  Os fãs de David Bowie devem conferir a David Bowie Musical Walking Tour no bairro onde o artista vivia no sul de Londres, Brixton. Outra opção é viajar no tempo a bordo do Swinging 60s bus, que o transporta de volta à década crucial para a música.

Um simples passeio pelas ruas de Londres revelará locais que as lendas do rock britânico tornaram famosos. A Berwick Street, no Soho, é a rua que aparece na capa do álbum seminal do Oasis (What’s The Story) Morning Glory. Baixe o aplicativo Blue Plaques para descobrir onde músicos como Jimi Hendrix e John Lennon viveram ou tocaram. Dê um passeio pela Denmark Street do Soho – carinhosamente conhecida como Tin Pan Alley por seu grande número de lojas de instrumentos musicais que serviram clientes famosos ao longo das décadas.

Icônica faixa de pedestre em frente ao Abbey Road Studios

Visite o Handel & Hendrix Museum em 23 Brook Street, onde você aprenderá sobre a vida de dois músicos muito diferentes que viveram neste endereço com séculos de diferença. E você não pode vir para a capital da Inglaterra sem recriar a lendária travessia dos Beatles que virou capa do álbum Abbey Road – vá até o bairro de St John’s Wood e fotografe seus passos na faixa de pedestres mais
famosa do mundo (atente para o tráfego!).

Compras
Você é fãs de discos de vinil? Londres é um paraíso para os viciados em vinil. Dê uma olhada nos álbuns da Rough Trade West (a original, que abriu em 1976) perto de Portobello Road, ou seu carro-chefe no Reino Unido, a Rough Trade East no Old Truman Brewery (também casa para apresentações ao vivo). A Rekless Records vende discos de segunda mão há mais de 40 anos e tem uma enorme coleção de vinis e CDs.

Por sua vez, Flashback Records tem três lojas em Londres – em Islington, Shoreditch e Crouch End -, com milhares de vinis de segunda mão, assim como a Sister Ray Ace em Shoreditch, que também organiza espetáculos de música ao vivo. E, se você estiver em Londres durante o Record Store Day (13 de abril de 2019), pode assistir uma grande variedade de apresentações gratuitas em lojas de discos independentes. Também, a rua comercial de Carnaby Street celebrará o novo filme com instalação de luz a e “loja de pop up.”

Londres: o paraíso dos discos de vinil

Ficar
Com inauguração prevista para a primavera de 2019, o Hard Rock Hotel, localizado na esquina da Oxford Street com a Park Lane, onde é o atual Cumberland Hotel, trará sua coleção de relíquias para homenagear antigos residentes e hóspedes como Jimi Hendrix, Diana Ross, Bob Dylan, Stevie Wonder e Madonna. O Hard Rock Hotel London terá cerca de 1.000 quartos e suítes elegantes, juntamente com dois bares vibrantes e um animado Hard Rock Cafe®. No lobby, a mundialmente famosa Rock Shop® contará com os icônicos produtos do Hard Rock.

K West Hotel & Spa pode ser um retiro de quatro estrelas no oeste de Londres, mas também se orgulha de seu estilo e ambiente vanguardista. E isso se deve à sua localização dentro de antigos estúdios de gravação, onde lendas como The Kinks e Bob Marley gravaram faixas. O seu Studio Bar é todo mobiliário chique e lustres, hospedando uma multidão urbana descolada nos fins de semana.

Hotel butique no bairro de Notting Hill, o Portobello Hotel tem um “honesty bar” (sem atendentes; você deixa o dinheiro do que consumir), o que pode ser uma das razões por que tantos músicos e bandas famosos se hospedaram por aqui. Reserve um quarto aqui e você estará na companhia de hóspedes que incluíram U2, Mick Jagger, Blur, Alice Cooper, Oasis e Sex Pistols – embora nem todos ao mesmo tempo (isso seria uma festa bem louca!)

Karma Sanctum Soho convida você a “viver a vida de rock star” – o que combina perfeitamente com o bar 24 horas e a banheira de hidromassagem. Duas moradias georgianas foram convertidas em 30 quartos de hotel. O hotel butique combina com a história artística e de vanguarda de Soho. Os membros do Motorhead teriam se hospedado aqui.

Aprecie uma cerveja no mesmo lugar dos seus ídolos

Divertir-se
Quer tomar uma cerveja nos mesmos locais que seus heróis do rock beberam ou tocaram? Londres está repleta de pubs e bares onde seus artistas deram início às suas carreiras. O pub The Dublin Castle em Camden, por exemplo, já recebeu The Killers, Blur e Amy Winehouse como artistas e clientes. Confira também o Camden Assembly, (anteriormente conhecido como The Barfly), um bar onde Oasis, Coldplay e Franz Ferdinand fizeram arte, bem como The Good Mixer, ainda um local de música ao vivo e um pub onde Amy Winehouse, Blur, Pulp e Oasis eram ou são vistos.

Em Earl’s Court, The Troubadour é um local de música histórico onde Bob Dylan e Jimi Hendrix tocaram. Já em Islington, o pub The Hope & Anchor já recebeu bandas como U2, The Police e The Stranglers enquanto eles subiam no mundo da música. Os fãs dos Rolling Stones podem comer alguma coisa no restaurante Sticky Fingers  de Bill Wyman, em Kensingto

Compartilhe

Copyright ©2010-2018 Campinas.com.br. Todos os direitos reservados.

+ Eu Por Aí