Para Crianças
Passeio pela Catedral
por Kátia Nunes
Publicado em 30 de janeiro de 2012

Fazer turismo em Salvador, Ouro Preto, Rio de Janeiro, São Paulo e em outras capitais brasileiras e do mundo sempre inclui visita a pelo menos uma igreja histórica, não é? Campinas também tem a sua, a Catedral Metropolitana – maravilhosa, diga-se de passagem –, e assim como quando viajamos com os filhos pelas capitais, não deveríamos ponderar se igreja é ou não é um bom lugar para passear com os filhos. A visita está no roteiro e pronto.

Não sou católica e não falo sob o prisma de religião, mas indico a Catedral numa exaltação ao rico patrimônio nacional que apresenta. Conheço muitos adultos – campineiros da gema e os que escolheram a cidade pra viver – que só conhecem a imponente obra que fecha ou abre a Rua Conceição pelo lado de fora. Um verdadeiro desperdício.

Não faz muito tempo levei meu filho e um amiguinho para conhecerem a Catedral. Não preciso dizer que ficaram boquiabertos. O tamanho da porta, a altura do pé direito, a cúpula por dentro, as cores, ornamentos, obras de arte, os vitrais, as escadarias, enfim… Nossos pequenos também sabem admirar os detalhes.

Quando ganham informações como que a construção foi inteira erguida por escravos, que suas paredes são de barro (taipa de pilão), que levou mais de 70 anos para ser concluída, que um sino imenso toca de hora em hora etc, etc etc, as crianças ficam ainda mais empolgadas.

Demos sorte de encontrar a cripta aberta. Imagine dois arteiros que adoram assuntos do além vislumbrando os jazigos dos bispos. Falaram pelos cotovelos, e alto! A euforia subiu conosco ao 1º andar. As imagens de santos decapitados e apunhalados com o sangue à mostra expostas no Museu de Arte Sacra da Arquidiocese de Campinas provocaram êxtase. Os dois curtiram demais o passeio. E como mãe cheia de contentamento por estar agradando ainda ouvi de uma senhora: “Que bacana você trazer ‘seus’ filhos aqui. As crianças de hoje desconhecem esse tipo de cultura”. Ganhei o dia!

Serviço:

Praça José Bonifácio, s/nº, Centro

Aberta ao público diariamente, das 7h às 19h30

Informações: (19) 3231-9540

Compartilhe

Copyright ©2010-2018 Campinas.com.br. Todos os direitos reservados.

+ Para Crianças