Consoantes Reticentes…
Pirataria, economia e sociedade
por Marcelo Sguassábia
Publicado em 31 de maio de 2013

A BSA – The Software Alliance, realizou um encontro este mês na Câmara dos Deputados para empresários e parlamentares que discutiu o desenvolvimento das indústrias deste ramo e, principalmente, o combate ao mercado ilegal destes produtos. Como presidente da Frente Parlamentar de Combate à Pirataria e Sonegação Fiscal, coordenei os trabalhos e, junto com os demais colegas, me surpreendi com os dados apresentados.

Hoje, mais da metade dos softwares comercializados no Brasil são pirateados. O número é alto, mas, acreditem, é uma boa notícia. No passado, a taxa de pirataria de softwares no Brasil chegou a 90%. Em 2006, o índice ficou em 64% de acordo com um estudo da BSA e agora chegamos a 53%. Para a vice-presidente da BSA mundial, Jodie Kelley, mesmo com números ainda alarmantes no mercado nacional, os resultados conquistados até agora por esforços da indústria e governo brasileiro são alentadores. Kelley está muito otimista e, segundo ela, a empresa projeta que a médio prazo, o país alcançará o índice mundial que gira em torno de 20%.

O que nos impressiona neste mercado ilegal é a facilidade e conivência que os falsários encontram de diversos setores. Os camelódromos estão instalados nos centros urbanos atuando como varejo do crime, comercializando produtos piratas, isentos de qualquer fiscalização ou punição. Os consumidores, por seu turno, não se incomodam em adquirir um produto pirata, disponível no comércio informal, na praça, no bar, com os ambulantes anunciando as promoções de CDs e DVDs falsificados.

Toda esta conivência fortalece cada vez mais o crime organizado, o contrabando, movimenta bilhões de reais, prejudica as indústrias, os empregos formais e toda a economia de forma geral. Apesar dos avanços conquistados até agora, conforme os relatos da BSA, ainda há muito a ser feito. Vamos precisar de muita mobilização para tornar as leis mais rígidas e dificultar esta ação tão impregnada no dia a dia para fazer valer a nossa indignação frente ao amplo apoio que essas quadrilhas recebem.

Compartilhe

Copyright ©2010-2018 Campinas.com.br. Todos os direitos reservados.

+ Consoantes Reticentes…