Blog do Chef Mané
Projeto ‘Nossa Cozinha’ oferece segundo ciclo de aulas de gastronomia
por Manuel Alves Filho
Publicado em 22 de agosto de 2018

Após o grande sucesso do primeiro ciclo de aulas de gastronomia do projeto Nossa Cozinha, promovido pelo Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira, por meio do Cândido Gastronômico, marca de eventos culinários da instituição, em parceria com os chefs André Vanini, Evandro Higa, Joana D’Arc Lacerda e Manuel Alves Filho, uma nova rodada será oferecida ao público. Serão mais quatro aulas, cada uma ministrada por um dos cozinheiros, sempre às quartas-feiras, a partir das 18h, a cada 15 dias. A inciativa tem três objetivos: divulgar o trabalho desenvolvido pelo Armazém das Oficinas, programa de inclusão social do Cândido Ferreira, qualificar os assistidos pela instituição interessados em trabalhar na cozinha e arrecadar recursos que contribuam para a manutenção das atividades oferecidas pelas oficinas daquela unidade de saúde, considerada referência no atendimento a pessoas com transtornos mentais graves e dependência química.

Durante o primeiro ciclo, todas as aulas contaram com lotação máxima. A aprovação dos participantes foi geral, principalmente porque as atividades são essencialmente práticas. Os alunos vão à cozinha e colocam a mão na massa, sob a supervisão dos chefs. Depois, todos se reúnem para degustar os pratos preparados, em clima de descontração. Na rodada inicial, os alunos aprenderam a preparar massas frescas artesanais, arroz de bacalhau, pratos tradicionais japoneses e geleias de frutas.

De acordo com os organizadores, a nova série de aulas será igualmente interessante e saborosa. Os alunos aprenderão a fazer os seguintes pratos: massas frescas recheadas, comida baiana, hambúrguer artesanal com batata rústica e costelinha suína laqueada com mel de engenho e purê de batata doce roxa. “São preparações muito saborosas e relativamente fáceis de serem feitas. Os alunos farão muito sucesso quando forem reproduzi-las para seus familiares e amigos”, afirma André Vanini.

O convite individual para cada aula custa somente R$ 65,00. Ele deve ser adquirido pelos telefones (19) 3251-9677 e 99825-5917 ou pelo e-mail vendas@armazemoficinas.com.br. O número é de 25 alunos por aula, e por esse motivo as inscrições devem ser feitas de forma antecipada. As aulas são ministradas no restaurante do Armazém das Oficinas, que fica nas dependências do Cândido Ferreira, localizado no distrito de Sousas, em Campinas/SP.

Calendário

29/08 – Massas frescas recheadas: tortelli di zucca e ravioli caprese. Chef André Vanini

12/09 – Comida baiana: vatapá com arroz de coco. Chef Joana D’Arc Lacerda

26/09 – Hambúrguer artesanal: blend de fraldinha e bacon, com acompanhamento de batata rústica, maionese caseira e molho especial. Chef Evandro Higa

10/10 – Costelinha suína laqueada no mel de engenho guarnecida por purê de batata roxa. Chef Manu Alves Filho

Sobre o Cândido Ferreira

O Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira é uma instituição filantrópica, com cerca de 250 associados, fundada em abril de 1924 no Distrito de Sousas, Campinas/SP, e desde então, dedicada ao cuidado das pessoas com sofrimento mental. A partir da parceria firmada com a Prefeitura Municipal de Campinas em 1990, o Cândido ampliou suas ações oferecendo serviços de base comunitária com objetivo de tratar em liberdade e promover a inclusão social dos usuários de Saúde Mental em consonância com os princípios da Reforma Psiquiátrica e do Sistema Único de Saúde.

Atualmente, o Cândido Ferreira atende cerca de 6.000 usuários/mês e gerencia uma rede de atenção psicossocial diversificada para o cuidado de crianças, adolescentes e adultos em todo território de Campinas. São 900 trabalhadores envolvidos no atendimento dos usuários dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), Centros de Convivência, Consultório na Rua, Residências Terapêuticas, Oficinas de Inclusão Social pelo Trabalho e Projetos Culturais.

Compartilhe

Copyright ©2010-2018 Campinas.com.br. Todos os direitos reservados.

+ Blog do Chef Mané