Faça as Malas
Um domingo diferente no Restaurante Martin Holandesa em Holambra
por Marcos Craveiro
Publicado em 19 de julho de 2018

A Martin Holandesa está dentro das normas do Echte Bakker da Holanda, o “papado” dos confeiteiros holandeses, uma organização das melhores confeitarias da Holanda, tanto é que teve a permissão de usar a marca da mesma, registrando-a no Brasil e tendo sua exclusividade. Na Holanda existem 400 confeitarias filiadas, uma em Curacao, uma no Vietnam, uma na Alemanha, uma nos Estados Unidos e uma no Brasil que é a Martin Holandesa.

HOLAMBRA – SÃO PAULO

A Martin Holandesa foi fundada em fevereiro de 1955 por Sr. Martin Romualdus Heinrich Gerritsen e Diny Heister Gerritsen, que vieram da Holanda trabalhando para a comunidade dos holandeses que aqui moravam. Sr. Martin era o único confeiteiro e padeiro da época e fazia pães para as famílias holandesas, que eram numerosas, e o consumo dos pães era grande, houve casos em que o Sr. Martin fazia entregas de charrete ou jipe para as famílias que moravam nos sítios afastados do centro. Em 1980 a Confeitaria mudou de endereço para o atual e se mantém até hoje. Na época o turismo em Holambra era praticamente nenhum, mas a D. Diny aos finais de semana, ficava no jardim que ficava do lado da pequena lojinha (12mts²) e, quando aparecia algum turista, ela prontamente ia atender abrindo a loja para vender os famosos pães e doces que o Sr. Martin produzia! Em 1988 o filho mais velho Frank Gerritsen, assumiu o comando junto com o Sr. Martin e realizou várias viagens à Europa para fazer reciclagem e trazendo sempre novidades, mais precisamente na Holanda, onde, fazendo estágios nas confeitarias de lá, se firmou especificamente em uma e ficou muito amigo da família. Inclusive um dos padeiros que ali trabalhava, o Sr. Frans Welling, hoje é professor da melhor Faculdade daquele país: A Rijnijssel com 100 anos de história. Hoje a Martin conseguiu firmar uma parceria muito legal com a Faculdade e, desde 2012 mantém um intercâmbio com os alunos de confeitaria e padaria, de fazerem estágios aqui no Brasil, trazendo várias novidades e também aprendendo além da nossa cultura, também de como são produzidos os produtos 100% artesanais, pois lá eles aprendem à trabalhar com produtos semi-prontos, como por exemplo a massa de amêndoas, que na Holanda é preparado por empresas de confeitaria, mas aqui na Martin, nós compramos as amêndoas em fruta e moemos, processamos e preparamos a massa pura, assim como a famosa bolacha de canela, chamada “Speculaas”, que também ainda feita em processo totalmente artesanal! Um aprendizado, mesmo para estes estagiários, visto que lá tudo é praticamente semi-industrializado.

 

 

Logo abaixo a foto do Chef e sucessor da Martin Holandesa

Sr. Frank Martin Gerritsen

No ano de 2007, a Martin Holandesa viu a necessidade de agregar mais salgados e  de trazer para o Brasil o Pannekoek. A Pannekoek (fala-se panecuque) é considerada uma das receitas mais consumidas na Holanda. O prato pode ser brasileiramente explicado como “uma panqueca aberta no prato” com recheios incorporados à massa, gratinada com queijo gouda e prato.

E em 2007 foi lançada a  Batata no Cone nos maiores eventos do país (tais como Rock in Rio, Tomorrow Land, Fórmula 01, Fórmula Indy, Skol Sensation, shows no Morumbi, etc… E à partir de final de 2012 foir agregado o restaurante típico e internacional. Nos finais de semana a Martin é muito visitada por turistas, 80% vindos da capital) inclusive várias celebridades e, nossos domingos de manhã, são “invadidos” com vários moto-clubes e motociclistas de São Paulo e região e,  durante a semana, a Martin tem tradicionais eventos, tais como a consolidada “Quarta-Country”, onde toda a temática, cardápio foi inspirada em uma rede de restaurantes norte-americano.São apresentações de autênticas bandas que tocam country e bluegrass. De segunda à sexta ardápio executivo e no final da tarde nosso “Happy na Martin”, que todas as quintas contam com o primeiro drink grátis para as mulheres e música ao vivo (mediante consulta)! A Martin também oferece um mimo para os pequenos, trata-se de “KidKit´s”, que já recebem logo na entrada, onde nossos hostless abordam as crianças dando um entretenimento para pintar e brincar. OS Jantares Românticos:- onde preparamos uma temática com decoração bem romântico, como cortesia! Você pode encomendar para incrementar seu encontro um lindo arranjo ou duas opções de lindos bouquets, com as rosas mais lindas importadas!

Hoje reconhecida por sua qualidade e pioneirismo, a Martin Holandesa oferece doces típicos holandeses, pannekoek, pratos típicos holandeses e o melhor da culinária contemporânea. Venha conhecer, experimente principalmente os doces e pães holandeses, que ainda produzimos com as antigas receitas do Sr. Martin

Site da Martin e contatos:-

http://martinholandesa.com.br/web/

EndereçoR. Dória Vasconcelos, 144 – Centro, Holambra – SP, 13825-000

Horário

Aberto ⋅ Fecha às 23:00

 

Compartilhe

Copyright ©2010-2018 Campinas.com.br. Todos os direitos reservados.

+ Faça as Malas