Voltar para o visitecampinas.com.br
Blog do Vinho
Vinhos Brandina: pode reservar lugar na sua adega
por Suzamara Santos
Publicado em 1 de abril de 2019

Brandina Assemblage. Já ouviu falar? Guarde esse rótulo, pois em breve ele vai frequentar as adegas mais atualizadas com o vinho brasileiro. Cronologicamente, não chega a ser uma novidade, uma vez que a sua versão mais elogiada é de 2013. Mas podemos considerar que é mais um troféu da dupla poda, técnica moderna de cultivo também conhecida como ciclo invertido ou colheita de inverno, que vem espalhando vinhedos de ótima qualidade por Minas e São Paulo, com especial presença na Serra da Mantiqueira.

O Brandina Assemblage é o cartão de visita da vinícola Villa Santa Maria, instalada em São Bento do Sapucaí, próximo a Campos de Jordão, cercada da bela paisagem do Vale do Baú. A história da empresa é bem fresca, começou em 2004, quando as primeiras cepas viníferas foram plantadas, dando largada à realização de um sonho antigo da família Carbonari, de origem italiana. O nome do vinho é uma homenagem à avó imigrante, a nona Brandina.

É um ótimo começo. O Assemblage 2013 impressiona pela estrutura e equilíbrio. Corte de Cabernet Franc (60%) e Cabernet Sauvignon (40%), o vinho apresenta aromas de frutas vermelhas maduras, notas de especiarias, como noz-moscada e alcaçuz, taninos redondos, álcool um pouco quente no começo (14,5% de teor), mas que logo se acomoda, favorecido pela boa acidez do vinho. Encorpado, com potencial para mais alguns anos de guarda, mereceu medalha de prata no Concours Mondial de Bruxelles. Nada mal para um estreante.

Os outros integrantes da família Brandina Assemblage são as versões 2014 e 2015, o Assemblage Chardonnay 2017 e o Rosé Seco Colheita de Inverso 2015. E vem mais novidades por aí. Em fevereiro, foi feita a colheita da uva Merlot, em ciclo convencional (Verão) e iniciou-se a expansão dos vinhedos, com o plantio de novas cepas de Syrah, Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc e Viogner, previstas para chegar ao mercado daqui a quatro anos com colheita de Inverno.

Parênteses: colheita de inverno é uma estratégia de cultivo que visa empurrar o período de maturação da uva do Verão para o Inverno, por meio da dupla poda anual – a videira é “enganada” e levada a inverter seu ciclo de produção. Com isso, as uvas escapam do período chuvoso dos meses de dezembro, janeiro e fevereiro, que pode estragar uma safra inteira em poucos dias, e atingem o ponto de colheita no período mais frio do ano, beneficiando-se dos dias ensolarados com noites geladas, típicas do Inverno do Sudeste brasileiro. Essa amplitude térmica, aliada à luminosidade, altitude e ar seco contribui para amadurecimento pleno e aumento de acidez da fruta. Condição perfeito para os bons vinhos.

A técnica, difundida pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), de Caldas (MG) já é adotada por várias vinícolas bem-sucedidas da região – Guaspari, Casa Verroni, Casa Geraldo, Maria Maria, Luiz Porto, Primeira Estrada – e representa o avanço mais empolgante da vitivinicultura brasileira dos últimos anos. A Villa Santa Maria conta com a assessoria do agrônomo Murilo Albuquerque Regina, conhecido no meio como o “pai da dupla poda” no País. A Mantiqueira tem se revelado um terroir generoso para cepas tintas Syrah, Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc, e as brancas Viognier e Sauvignon Blanc.

SEMANA SANTA CHEGANDO

A Villa Santa Maria desfruta de uma paisagem privilegiada de montanhas, o que a torna naturalmente uma boa opção de passeio curto de fim de semana e feriados (olha a Semana Santa chegando). A vinícola tem boa estrutura para receber turistas, proporcionando visitas aos vinhedos, degustação orientada, espaço de eventos, loja de produtos gourmets, áreas para piquenique, jardins, cachoeiras e caminhadas.

Chama a atenção no complexo a Bruschetteria da Villa, com suas amplas varandas com vista para a Pedra do Baú e um menu caprichado composto de seis etapas (cinco pratos e uma sobremesa), com ênfase para a cozinha italiana. O projeto arquitetônico é assinado pela arquiteta e proprietária Célia Pinotti Carbonari: “Queríamos um projeto que valorizasse a exuberante natureza da região e ao mesmo tempo revelasse o espírito moderno dos nossos vinhos.”

GOSTOU? ENTÃO ANOTE

VILLA SANTA MARIA: Estrada Municipal José Theotônio da Silva, s/n, Bairro do Baú, São Bento do Sapucaí (SP), a 10 km do Auditório Claudio Santoro, Campos do Jordão. Horários: de quinta a domingo, das 11h às 17h. Pelo Google Maps: Villa Santa Maria, Brandina Vinhos

WhatsApp: (12) 99746-6298

Facebook.com/villasantamariavinicola

Instagram/villasantamavinicola

www.villasantamaria.com.br

 

 

 

Compartilhe

Contatos Campinas.com.br:

Redação: (19) 2511-3738

Comercial: (19) 9 8454-0081

E-mail: contato@campinas.com.br

Envie um WhatsApp para o comercial

Cadastro Newsletter:

Cadastre-se para receber todas as novidades do Campinas.com.br

Faça sua divulgação no Campinas.com.br Divulgue seu estabelecimento no Guia + Clube Campinas

Copyright ©2010 - 2019 Campinas.com.br. Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Ideia74

+ Blog do Vinho