Carros
Renault lança novos motores 1.0 e 1.6 litro para quase toda linha
Publicado em 5 de dezembro de 2016

A Renault apresentou sua nova linha de motores. Com isso, a marca aposentou de uma só vez o seu motor 1.0 – 16v Hi-Power de quatro cilindros, e o1.6 – 8v Hi-Power de quatro cilindros, em toda sua linha. Eles foram substituídos pelos novos motores 1.0 – 12 válvulas de 3 cilindros (que passa a equipar Sandero e Logan) e um novo 1.6 – 16 válvulas de 4 cilindros (Sandero, Logan, Duster, Duster Oroch e brevemente a nova Captur). Os novos motores nascem sob a designação SCe (Smart Control Efficiency). Ainda que sejam de famílias diferentes (com tecnologia diferente), esses novos motores 1.0 e 1.6 trazem uma série de tecnologias inéditas. Desenvolvidos pela Renault Tecnologia Américas (RTA), e produzidos no Complexo Ayrton Senna no Paraná, os novos motores se destacam pelo baixo consumo e maior desempenho.

Muitas inovações

O principal destaque entre as novidades é o motor 1.0 SCe 12V de três cilindros. Ele traz como diferencial, o duplo comando de válvulas variável na admissão e no escape, tecnologia inédita entre os motores de entrada aspirados (o VW Up TSI – versão turbo – também conta com duplo comando variável). Esse novo motor é todo em alumínio, 20 kg mais leve que o seu antecessor, e entrega potência e torque mais elevados em toda faixa de rotação.

Já o 1.6 SCe 16V de quatro cilindros, é uma evolução de um motor já existente no grupo Renault. Ele também traz duplo comando de válvulas, porém a variação acorre somente na admissão. Ele também recebeu mudança em injetores (posicionados agora no cabeçote) entre outras novidades. Também em alumínio, é 30 kg mais leve, e chega com torque e potência maior.

Principais evoluções

A Renault aproveitou o “know-how” adquirido nas pistas da Fórmula 1, para garantir a máxima eficiência de seus novos motores. Das pistas, veio a tecnologia ESM (Energy Smart Management) e a bomba de óleo com vazão variável, para reduzir o consumo de combustível. Outra mudança é a adoção da direção com assistência eletro-hidráulica em todas as versões, que melhora o consumo, pois não tira potência do motor.

Exclusivamente no motor 1.6 SCe, está o sistema Stop&Start, que desliga o motor automaticamente em paradas rápidas (semáforo e trânsito pesado), religando assim que o motorista pisa na embreagem, para sair com o carro. Este sistema (frequente em carros topo de gama), garante uma economia de até 5% de combustível, e está disponível nos modelos Sandero e Logan 1.6 SCe.

Apenas os modelos equipados com o câmbio automatizado Easy’R e motor 1,6 SCe, passam a oferecer controle de estabilidade (ESP) e assistente de partida em rampas (HSA), proporcionando mais segurança. Isso acontece pois o câmbio robotizado, tem um tempo de acionamento mais lento, deixando o carro escorregar um pouco em saídas de rampa. E como o HSA faz parte do sistema ESP, esse também foi incluído. O único motivo para o ESP ainda não estar disponível nos demais modelos 1.6 SCe, é uma questão de custo. O câmbio robotizado ainda não está disponível no motor SCe 1.0 litro.

Muito mais econômicos

O novo motor 1.0 SCe deixa Sandero e Logan até 19% mais econômicos. Com o 1.6 SCe, a economia chega até 21%. Hatch e sedan equipados com os novos motores e câmbio manual são destaques do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) com nota “A”. Já Duster e Duster Oroch equipados com o 1.6 SCe estão até 18% e 16% mais eficientes, respectivamente. Segundo a Renault, essa é uma mudança muito importante e significativa. Ela traz um grande pacote de benefícios para mais de 70% da gama à venda no Brasil.

Com os novos motores 1.0 SCe e 1.6 SCe, Sandero e Logan ficam entre os carros mais econômicos de suas categorias (na cidade e com gasolina), segundo o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV). O hatch 1.0 é o único modelo de seu segmento a superar a casa dos 14 km/l, enquanto o sedã 1.0 se destaca pelo consumo de 13,8 km/l. Com o motor 1.6, o hatch atinge a excelente marca de 12,8 km/l, enquanto o sedã chega a 13 km/l. Já o Duster 1,6 dá um salto de 9,5 km/l para 11,3 km/l com o novo motor.

Segundo a própria engenharia da Renault, todas as mudanças foram feitas sempre focando a máxima economia de combustível. Assim, mudanças que poderiam agregar mais conveniência (como a eliminação do tanquinho de partida à gasolina) foram deixadas para uma futura intervenção.

Novidade em toda a gama 1.0 SCe e 1.6 SCe, o sistema ESM (Energy Smart Management) de regeneração de energia, que já equipa Duster e Duster Oroch com o motor 2.0 litros, desde a metade do ano de 2016. O funcionamento é simples e eficiente: durante a desaceleração do carro, quando o motorista retira o pé do acelerador, o motor continua girando sem consumir combustível. Nesse momento, o alternador automaticamente passa a recuperar energia e enviá-la para a bateria, que aumenta sua carga sem consumo de combustível. Durante uma forte aceleração, o alternador se desliga, e não precisa “roubar” energia do motor para enviar à bateria. Esse sistema garante um consumo até 2% menor.

Outra novidade é a adoção da direção eletro-hidráulica. Para o motorista, isso representa uma direção ainda mais leve e um menor esforço na hora de realizar manobras. A direção com esforço variável ainda se ajusta de acordo com a velocidade, ficando mais pesada em altas velocidades e proporcionando maior segurança. Como nesse sistema a bomba da direção passa a ser acionada por um motor elétrico à parte, e não pelo motor do carro, evita-se a perda de potência e se reduz em até 3% o consumo de combustível.

O sistema Stop&Start, exclusivo do motor 1.6 SCe de Sandero e Logan, desliga o motor automaticamente quando o veículo para em semáforo/congestionamento. E religa automaticamente quando o motorista começa a pressionar o pedal da embreagem, economizando até 5% de combustível. O sistema pode ser ativado/desativado conforme a necessidade do motorista por meio de um botão à esquerda do volante.

Indicação Eco-Coaching

Para potencializar o comportamento econômico, os modelos equipados com o Media NAV 2.0 trazem as funções Eco-Coaching, que avalia a condução do motorista ao final de um percurso, levando em conta o momento certo para a troca de marchas, a regularidade da velocidade, o consumo e a quilometragem percorrida; e o Eco-Scoring, que orienta o condutor para dirigir de modo mais econômico.

Motor 1.0 SCe

A Renault aposta em alta tecnologia para melhorar seus motores. O 1.0 SCe é o único 1.0 litro aspirado, com dois comandos de válvulas variáveis, na admissão e no escape. Nesse sistema, o variador de fase é posicionado no eixo comando, variando sua posição em uma faixa ampla de rotações. Com isso, as características do motor são modificadas, garantindo mais rendimento e redução do consumo de combustível.

O 1.0 SCe oferece 90% do torque máximo (10,5 kgfm) já a 2.000 rpm graças ao duplo comando de válvulas variável, um número 15% superior ao do antigo 1.0. Para os motoristas que utilizam o carro em estrada, o motor 1.0 SCe oferece mais segurança nas ultrapassagens, já que as retomadas são até 6% mais rápidas (80 a 120 km/h em 14,1 seg). Além disso, a aceleração de 0 a 100km/h está 8% melhor, com a marca de 13,0 s (etanol).

O 1.0 SCe é ainda mais potente que o seu antecessor. O motor gera 82 cv de potência quando abastecido com etanol e 79 cv com gasolina – 2 cv a mais que o antigo quatro cilindros, seja com qual for o combustível.

Outra evolução é a utilização de corrente de distribuição no lugar de correia, que dispensa a troca e garante baixo custo de manutenção.

O motor 1.0 SCe é produzido em uma das três fábricas da Renault no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR). Vale destacar que esse é um motor completamente diferente ao utilizado no Nissan March 1.0. O motor da Renault, nesse caso é mais moderno e de outra família.

Motor 1.6 SCe

O destaque do novo motor 1.6 SCe é o maior desempenho, ainda que ele seja derivado de um motor já existente na Renault. A potência máxima saltou de 106 cv (no Hi-Power) para 118 cv, com etanol, um ganho de 11,3%. Com gasolina, a potência saltou de 98 cv para 115 cv, um aumento de 17,3%. O torque também é maior no novo motor: 16,0 kgfm, seja com gasolina ou etanol.

O duplo comandos de válvulas (variável apenas na admissão) garante maior torque desde as baixas rotações. O Sandero com esse motor acelera de 0 a 100 km/h em 10,3 segundos (ganho de 3,7s em relação ao antigo motor). A retomada de 60 – 100km/h está quase 4 segundos mais ágil (9,2s).

No Duster e Duster Oroch o novo motor 1.6 SCe oferece 118 cv com gasolina e 120 cv com etanol. O torque máximo é de 16,2 kgfm com ambos os combustíveis. O ganho de potência e torque se dá através de uma nova calibração da nova central eletrônica e um trabalho no coletor de escapamento.

Assim como o 1.0 SCe, o novo 1.6 SCe utiliza corrente de distribuição no lugar de correia, que dispensa a troca. Traz ainda sistema de acessórios com acionamento através de correia elástica (sem polia tensora), que garante baixo custo de manutenção.

Pós-Vendas

Os modelos Sandero, Logan, Duster e Duster Oroch têm garantia de fábrica de 3 anos ou 100 mil quilômetros rodados, prevalecendo o que ocorrer primeiro. O plano de manutenção do modelo prevê revisões periódicas a serem feitas em intervalos de 10 mil quilômetros, ou a cada ano de uso.

Além disso, nas concessionárias Renault Valec, os clientes contam com o programa “Revisão com Preço Fechado” e o “Pacote de Preço Fechado de Peças”, que reúne os principais itens de desgaste e manutenção. Esses dois serviços permitem aos clientes saberem de forma antecipada quanto gastarão para a realização de reparos, já que os preços sugeridos dos dois pacotes incluem os valores de peças e mão de obra.

Os proprietários também contam com o apoio do Renault Assistance, um serviço de atendimento emergencial e de socorro mecânico disponível 24 horas por dia, em todo território nacional. Esta assistência oferece técnico para reparo no local, remoção do automóvel para a concessionária mais próxima, meio de transporte alternativo aos ocupantes do veículo, entre outros. Para os veículos de passeio, o serviço é oferecido, gratuitamente, por 24 meses após a compra e 12 meses para veículos utilitários.

A família Sandero e Logan já estão à venda com as novas motorizações. Duster e Duster Oroch passam a ser equipados com a novidade, a partir da segunda metade de dezembro.

Compartilhe

Copyright ©2010-2018 Campinas.com.br. Todos os direitos reservados.

+ Carros