Carros
Nova geração do Audi A5 Sportback chega ao Brasil
Publicado em 4 de julho de 2017

A nova geração do A5 está pronta para rodar nas ruas do interior paulista. Ainda que o A5 utilize a mesma engenharia do sedan A4, seu design próprio é ressaltado pela aerodinâmica sofisticada com a traseira rápida e melhor coeficiente de atrito (Cd 0,26).

Por enquanto, o modelo chega ao país na carroceria Sportback de quatro portas. Existe uma opção de duas portas no exterior, ainda sem previsão de chegada ao Brasil. O novo A5 Sportback tem quatro opções de acabamento: Attraction e Ambiente, equipadas com motor 2.0 TFSI de 190 cv (tração dianteira), e Ambition e Ambition plus com o 2.0 TFSI com 252 cv e tração Quattro.

Estilo

Os designers da Audi se esforçaram para garantir um estilo próprio e único ao A5, deixando o design bem diferente do Audi A4. Com a distância entre-eixos alongada (em relação à geração anterior), dianteira e traseira encurtadas e o longo capô realçam o dinamismo do modelo. A grade Singleframe tridimensional é também mais plana e larga que na geração anterior.

O novo A5 também cresceu por dentro. Seu interior ganhou 17 milímetros, o espaço para os ombros para o motorista e o passageiro de frente ficou 11 mm maior e o espaço para os joelhos dos passageiros traseiros cresceu 24 mm.

A carroceria do novo A5 Sportback é a mais leve de seu segmento. Uma mistura de materiais deixou o modelo 15 kg mais leve que seu antecessor. O peso total da nova geração diminuiu até 85 kg, dependendo da versão.

Com 480 litros no porta-malas, o A5 Sportback tem uma das maiores capacidades de carga de sua categoria. O porta-malas tem acionamento elétrico para abertura e fechamento da tampa. Assim como acontece nos hatch-backs, a tampa do porta-malas na traseira cupê da acesso ao interior do carro. E com o rebatimento dos bancos, o espaço mais que duplica a capacidade de carga.

Motor e câmbio

O conjunto do motor e câmbio seguem exatamente a receita que já é vista no sedan A4. Sob o capô, existe um motor da família EA888 – 2.0 litros TFSI a gasolina, com 1.984 cm³ com duas configurações de potência.

Entre os destaques estão um coletor de exaustão integrado ao cabeçote, o modelo de gerenciamento térmico com válvula rotativa, o Audi Valvelift System (AVS – sistema de levantamento de válvulas), a válvula de alívio (wastegate) elétrica do turbocompressor e a dupla injeção de combustível. Assim, o modelo conta com 8 bicos injetores, sendo 4 para injeção indireta no coletor de admissão, e mais quatro de injeção direta FSI.

Nas versões Attraction e Ambition, o motor entrega 190 cv de potência e torque de 320 Nm entre 1.450 e 4.200 rpm. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 7,5 segundos, e a velocidade máxima é de 239 km/h. Nessa configuração o veículo recebe letra “A” no INMETRO na categoria e “B” no geral. Na cidade a média é de 11 km/l e na estrada 13,4 km/l.

Já na versão topo de linha Ambition, o 2.0 TFSI chega à 252 cv de potência, e 370 Nm de torque, disponíveis entre 1.600 e 4.500 rpm. O novo A5 Ambition chega aos 100 km/h em 6 segundos e sua velocidade máxima é de 250 km/h, limitada eletronicamente. Nessa configuração o veículo recebe letra “B” no INMETRO na categoria e “C” no geral. Na cidade a média é de 9,3 km/l, e na estrada 11,9 km/l.

Todas as versões são sempre equipadas com transmissão Stronic de sete marchas, com dupla embreagem robotizadas. O sistema faz trocas praticamente instantâneas, sem interrupção do torque.

Para maior economia de combustível, o câmbio oferece uma função roda-livre. Quando o veículo está numa velocidade constante ou numa situação de desaceleração, o câmbio se desengata para economizar combustível.

Tração Quattro

A versão Ambition vem equipada com o sistema de tração integral permanente quattro, que distribui a força para as quatro rodas conforme a necessidade. Isso resulta em mais aderência, controle e  estabilidade.

Infotainment

O A5 Sportback está disponível com o Audi virtual cockpit (a partir da versão Ambiente), tela de 12,3 polegadas de TFT (thin film transistor) com resolução de 1.440 x 540 pixels. Junto ao MMI plus com sistema de navegação (de série nas versões Ambiente e Ambition), que inclui monitor no console central de 8,3 polegadas, forma a unidade central de informação. O ponto focal do terminal MMI é o botão rotatório que também funciona como touchpad.

O controle do MMI é feito de forma similar ao de um smartphone, incluindo a função de autocompletar textos. O novo sistema de controle de voz reconhece sentenças coloquiais, como “eu quero ligar para o Peter”. Clientes que escolherem o sistema MMI plus com sistema de navegação

Sistemas de assistência

Uma combinação inteligente de diferentes tecnologias, garantem mais segurança ao novo A5 Sportback.

O Audi “Active Lane Assist” ajuda a manter o carro na sua faixa de rodagem (na estrada, de 65 km/h à 250 km/h), e o controle de cruzeiro com Traffic Jam Asssist, (em determinadas circunstâncias) pode assumir a direção do veículo em velocidades de até 65 km/h quando o trânsito está congestionado. Assim, o carro pode acelerar e frear sozinho e se manter na faixa. O motorista, porém, precisa fazer alguma interação com o volante de 10 em 10 segundos, para o sistema se manter ativo.

O modelo também traz novidades como alerta para saída de estacionamento de vagas perpendiculares, aviso de saída para os ocupantes e assistente para evitar colisões, que junto aos sistemas Pre sense, oferecem mais segurança. Tudo isso garante cinco estrelas de proteção pelo EuroNCAP, para o Audi A5.

Mais equipamentos

A lista de equipamentos de série inclui, desde a versão de entrada Attraction, faróis bi-xenônio com luzes diurnas e lanternas de LEDs, sistema de som com Audi Music Interface, Bluetooth, entrada USB, volante multifuncional com design de três raios, Audi drive select, ar-condicionado automático, sensor de estacionamento traseiro, sistema start-stop, controle de cruzeiro com limitador de velocidade e sensor de luz e chuva.

Especificações técnicas

A5 Attraction/Ambiente

Motor: 2.0 TFSI

Cilindros /cilindrada: 4 em linha/1.984 cm³

Potência: 190 cv entre 4.200 e 6.000 rpm

Torque máximo: 320 Nm entre 1.450 e 4.200 rpm

Tração: dianteira

Transmissão: S tronic, 7 velocidades

Peso: 1.535 kg

Comprimento: 4.733 mm

Largura: 1.843 mm

Altura: 1.386 mm

Distância entre-eixos: 2.824 mm

Tanque de combustível: 54 l

Porta-malas: 480 l

Aceleração 0-100 km/h: 7,5 s

Velocidade máxima: 239 km/h (limitada eletronicamente)

 

A5 Ambition/Ambition plus

Motor: 2.0 TFSI

Cilindros /cilindrada: 4 em linha/1.984 cm³

Potência: 252 cv entre 5.000 e 6.000 rpm

Torque máximo: 370 Nm entre 1.600 e 4.500 rpm

Tração: integral quattro

Transmissão: S tronic, 7 velocidades

Peso: 1.470 kg

Comprimento: 4.733 mm

Largura: 1.843 mm

Altura: 1.386 mm

Distância entre-eixos: 2.824 mm

Tanque de combustível: 58 l

Porta-malas: 480 l

Aceleração 0-100 km/h: 6 s

Velocidade máxima: 250 km/h

 

Cores

São 13 cores disponíveis, sendo duas sólidas e 11 metálicas. Nas metálicas, 4 são inéditas. Existe ainda quatro opções de cores do interior, sendo Bege (somente no Attraction), Cinza, Preto e Marrom. Também está disponível o kit estético S Line para personalização.

Preços

A5 Sportback Attraction: R$ 189.990

A5 Sportback Ambriente: R$ 213.990

A5 Sportback Ambition: R$ 239.990

A5 Sportback Ambition plus: R$ 268.990

Compartilhe

Copyright ©2010-2018 Campinas.com.br. Todos os direitos reservados.

+ Carros