Carros
10 Dicas para economizar combustível
Publicado em 29 de maio de 2018

Saiba como fazer seu tanque render mais enquanto falta combustível nos postos

A greve dos caminhoneiros fez que com os combustíveis praticamente sumisse dos postos. E quando se acha algum posto com combustível, a quantidade está muito limitada para cada veículo.

Com isso, o melhor que se pode fazer enquanto a situação não volta ao normal, é economizar o máximo de combustível possível. Separamos algumas dicas que podem ajudar muito para o combustível durar mais:

1) A dica mais importante de todas é: não ter pressa. Ou seja, acelerar suavemente o carro, deixa que ganhe velocidade aos poucos, sempre pisando pouco no acelerador.

2) Trocar de marchas em giros baixos. Sempre que possível, deve-se trocar as marchas abaixo dos 2.000 rpm, pois quando o motor trabalha em giro baixo, gasta menos combustível.

3) Deixe ar-condicionado desligado. Ele utiliza energia do motor para funcionar e, consequentemente, gasta mais combustível. Por isso se o calor estiver suportável, vale a pena o esforço.

4) Nas subidas deixe o carro perder velocidade. A tendência natural de todos é acelerar mais para o carro não perder velocidade, mas aliviando um pouco o pé do acelerador, o carro irá perder um pouco de velocidade e você demorará apenas alguns segundo a mais, mas a economia de combustível será bem maior.

5) Na estrada, não abra totalmente os vidros, pois aumentam a resistência aerodinâmica e faz com que o carro gaste mais. Abra somente uns 3 dedos dos vidros para não passar calor e não aumentar o consumo de combustível.

6) Na estrada, não ande na velocidade máxima. Quanto mais alta a velocidade, mais combustível se gasta. Por exemplo, se o limite da estrada for 120 km/h, ande a 100 km/h ou a 90 km/h. Essa pequena mudança vai reduzir MUITO o consumo de combustível sem aumentar tanto assim o tempo da viagem.

7) Calibre os pneus. Manter os pneus calibrados além de aumentar a durabilidade do pneu, colabora para a economia de combustível.

8) Anteveja as paradas. Preste atenção para ver com antecedência quando o trânsito vai parar ou um semáforo a frente, assim, já tire o pé do acelerador e deixe o carro desacelerar naturalmente. Essa é uma prática que economiza muito combustível.

9) Em descidas que não é necessário frear no final, use a “banguela”. Em descidas (principalmente na estrada) é possível desengatar o câmbio para que o carro ganhe embalo e não perca energia cinética, economizando combustível. Caso tenha que frear, engate novamente o câmbio. Vários carros de luxo (Audi, BMW, Mercedes, etc) fazem isso automaticamente sem qualquer intervenção do motorista, justamente para economizar mais combustível.

10) Se o carro for automático, coloque o câmbio na posição “N” durante as paradas. Os câmbios automáticos mais modernos têm uma função chamada “neutral function” que faz isso automaticamente justamente para economizar combustível, pois assim o conversor de torque vai gastar menos energia.

E mais uma vez, NÃO TENHA PRESSA e tenha MUITA PACIÊNCIA. No começo vai parecer que você está perdendo muito tempo andando devagar, pisando pouco no acelerador. Mas com essas dicas, é possível reduzir o consumo de combustível de 30 a 50%, e o tempo gasto a mais é menor do que você imagina.

Compartilhe

Copyright ©2010-2018 Campinas.com.br. Todos os direitos reservados.

+ Carros