Carros

Volkswagen T-Cross é o “SUV” mais barato para reparar

Publicado em 13 de fevereiro de 2019

Ranking elaborado pelo CESVI avalia o quão fácil e barato é reparar um carro

O Volkswagen T-Cross chegará ao mercado brasileiro com um importante reconhecimento de qualidade: será o SUV com menor custo de reparo do País. O modelo obteve classificação 13 no recém-publicado ranking Car Group, do CESVI Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária) – é o melhor índice de reparabilidade em sua categoria.

A classificação do T-Cross é quase três vezes melhor do que a do segundo colocado. Quanto menor a pontuação (em uma escala que vai de 10 a 60), menor será o tempo e o custo de reparo do veículo.

O índice do CAR Group também tem influência no cálculo da tarifa do seguro. Isso ocorre porque as seguradoras calculam os preços das apólices com base, entre outros fatores, nos resultados dos testes de impacto de baixa velocidade (a 15 km/h) realizados pelo CESVI Brasil.

Com esse excelente resultado obtido pelo T-Cross, a Volkswagen passa a reunir oito modelos entre os onze mais baratos para serem reparados no mercado. É a marca com os melhores índices de reparabilidade do País, de acordo com o ranking do CESVI.

Criado em 1997, o índice CAR Group compara veículos de uma mesma categoria quanto à facilidade e o custo de seu reparo. São realizados testes de impacto de baixa velocidade (15 km/h), com colisão de 40% da dianteira esquerda e 40% da traseira direita, de acordo com a Norma Internacional do RCAR (Research Council for Automobile Repairs). Após cada impacto, é estudada a extensão dos danos e a facilidade do reparo. É feito um cálculo que considera os custos da reparação dianteira e traseira, os tempos de substituição e a cesta básica de peças, gerando assim o índice CAR Group. O estudo contempla automóveis fabricados no Brasil, Mercosul e importados.

Compartilhe

Copyright ©2010-2018 Campinas.com.br. Todos os direitos reservados.

+ Carros