Cinema
Programação no Sesc Campinas aborda técnicas cinematográficas
Publicado em 14 de janeiro de 2014

Em janeiro, o Sesc Campinas realiza uma programação audiovisual que faz um recorte sobre o tempo e o movimento, propondo a descoberta e experimentação de duas técnicas da produção cinematográfica: a técnica de lapso do tempo, popularmente conhecida como timelapse, e o stop motion.

As atividades integram a programação da 19ª edição do Sesc Verão, cujo tema “Toda Hora é Hora. Esporte é Agora” reforça o discurso do tempo e da falta dele para a realização de atividades esportivas e de lazer.

A ideia da programação audiovisual surgiu a partir da maneira como as pessoas se relacionam com o tempo e o movimento. Processos cujas mudanças são extremamente sutis e praticamente imperceptíveis ao olhar humano, por acontecerem em uma escala de tempo e movimento que praticamente não conseguimos perceber, e tornam-se mais pronunciados e perceptíveis com a utilização da técnica do timelapse, um exemplo seria o crescimento de uma planta ou o pôr do sol. Com isso, é possível perceber de maneira diferente aquilo que nos cerca e conhecer processos que, sem esta técnica, seriam humanamente impossíveis de serem observados.

Ao fotografar a realidade e seus processos, o timelapse se aproxima de outra técnica que gera a sensação de movimento e passagem do tempo a partir de fotografias: o stop motion, que consiste em criar a sensação de movimento em objetos inanimados através da fotografia. Ambas as técnicas são amplamente utilizadas no meio cinematográfico e provocam cada uma à sua maneira, reflexões sobre nossa própria percepção acerca do tempo e do movimento.

Confira a programação, que é gratuita:

Timelapse – Encontros de Captação
Nesses encontros, o processo de captação de imagens para elaborar um timelapse será discutido e analisado em profundidade, a partir de saídas de captação que mostrarão aos participantes os preparativos, práticas, equipamentos e processos envolvidos para executar a primeira etapa de um trabalho em lapso de tempo.
Datas: às quartas-feiras, dias 15, 22 e 29
Horários: às 14h e às 19h
Local: Sala de Internet Livre
Entrada: gratuita. 12 anos

Timelapse – Encontros de Edição
Após a captação de imagens, é preciso que haja um trabalho com elas a partir de programas específicos para gerar o timelapse: nestes encontros, você conhecerá as ferramentas necessárias para colocar a noção de movimento e passagem no grupo de imagens em questão, além de ajustar detalhes técnicos que influenciam a sensação de velocidade e passagem do tempo que o trabalho final terá.
Datas: às quintas-feiras, dias 16, 23 e 30
Horário: às 14h
Local: Sala de Internet
Entrada: gratuita. 12 anos

Timelapse – Encontros de Hackeamento
Voltados para a descoberta, construção e reconstrução de dispositivos fotográficos e similares, bem como a utilização de softwares para o trabalho com imagens, estes encontros tem como objetivo o trabalho com tecnologias diversas para compreender melhor aspectos técnicos do timelapse e facilitar a execução dos mesmos.
Datas: às sextas-feiras, dias 17, 24 e 31
Horário: das 14h às 18h
Local: Sala de Internet
Entrada: gratuita. 14 anos

Stop Motion – Presença
“O que está ali que ainda não vejo?”. Partindo desta questão, a artista Fernanda Ferrari propõe-se a analisar a percepção que se tem do tempo e do espaço no dia a dia, colocando possibilidades de percebê-las de uma maneira diferente: a partir da produção de uma animação em stop motion, será mostrado como a produção técnica e artística desse tipo de trabalho leva a questionamentos e reflexões sobre como percebemos o tempo, os espaços à nossa volta e a relação que estabelecemos com ambos.
Datas: aos sábados e domingos, dias 18, 18, 25 e 26 de janeiro
Horário: às 14h
Local: Sala de Internet
Entrada: gratuita. Livre

Serviço:

Sesc Campinas. Rua Dom José I, 270/ 333, bairro Bonfim – Campinas. (19) 3737-1500

Compartilhe

Copyright ©2010-2018 Campinas.com.br. Todos os direitos reservados.

+ Cinema