seda_2015-.png
Cinema

5ª Semana do Audiovisual de Campinas reúne produção independente

Publicado em 13 de agosto de 2015

A 5ª Semana do Audiovisual de Campinas (SEDA) será realizada de 16 a 26 de agosto. O evento, promovido pelo Coletivo Moinho, junto a outros coletivos e espaços culturais da cidade, apresenta a circulação da cultura audiovisual independente e alternativa da atualidade. A programação é gratuita e inclui mostras de filmes, debates, oficinas, intervenções urbanas, intercâmbios culturais, teatro, música, dança e chamadas de exposições.

O tema deste ano trará a discussão das imagens e das cenas e como estas representam ou não as realidades sociais colocadas no cotidiano. “Que formas e elementos reafirmam um grande centro repleto de instituições, convenções e representatividades errôneas e desgastadas para haver espaços para reivindicarmos os direitos básicos garantidos e a fala aos microfones públicos? Rádio, tv, internet, cinema, multimídias, quais canais temos? Quais queremos? Quais nos representa e quais não nos representa na era da imagem?”, são questionamentos levantados pelos organizadores.

Entre os locais que receberão as atividades da Seda estão a Casa de Cultura Fazenda Roseira, Casa de Cultura Tainã, Câmara Municipal de Campinas, Museu da Imagem e do Som (MIS), Centro Pop, Praças Rui Barbosa, Bento Quirino e Catedral.

Veja a programação completa do evento.

A semana conta com apoio da Secretaria Municipal de Cultura. 

Sobre a SEDA

A Semana do Audiovisual (SEDA) é um festival de audiovisual e multimídias que acontece de forma integrada com cerca de 100 SEDAs, em cidades do Brasil e América Latina, que iniciadas pela rede nacional Fora do Eixo em meados de 2009, trouxe um boom de formas e pensares para descentralizar os gargalos e meios produtivos do audiovisual das grandes empresas e produtoras que dominavam os circuitos existentes.

É por princípio um festival alternativo e independente, um evento comunitário, descentralizado e plural, que incentiva e estimula a circulação, produção e a discussão de obras audiovisuais nacionais, com uma perspectiva de incidir como tecnologia social para organização, formação e participação de grupos, coletivos e movimentos não-hegemônicos de cada cidade.

O evento visa produzir, formar, exibir, refletir, debater e propor temáticas artísticas, sociais e populares por meio das linguagens audiovisuais nas multilinguagens. Incentiva também a produção colaborativa e partilhada na construção de espaços cognitivos e interconectados para, por meio de processos e obras audiovisuais, protagonizar outras imagens, outras realidades e outras narrativas sociais já existentes em Campinas. Web-rádio, web-tv, imagens, sons, experiências multimídias que propiciem e incluam as práticas em tecnologias e pedagogias livres que possibilitem a inclusão de expressões e produções partilhadas de conhecimento.

Serviço:

“V Semana do Audiovisual Campinas – SEDA 2015”
Data: 16 a 26 de agosto
Programação completa  no link moinhocoletivo.wordpress.com/programacao-seda/
Entrada: gratuita

Fonte: assessoria de imprensa da Prefeitura de Campinas 

Compartilhe

Copyright ©2010-2018 Campinas.com.br. Todos os direitos reservados.

+ Cinema