Voltar para o visitecampinas.com.br
cafe_-_um_dedo_de_prosa.jpg
Cinema

Animação “Café, um Dedo de Prosa”, de Maurício Squarisi, será exibido na Estação Cultura

Publicado em 3 de agosto de 2015

Após ser exibido em festivais internacionais como o Kugoma, em Moçambique, e Festival de Animação de Lisboa, em Portugal, o longa de animação “Café, um Dedo de Prosa”, de Maurício Squarisi, do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, terá uma sessão na cidade, no dia 17 de agosto, às 14h, no auditório da Estação Cultura. Também será realizada uma oficina de flip-book, nos dias 4, 11 e 18 de agosto, no Museu do Café, com Squarisi e Beth Russo, também do núcleo. 

A participação na oficina é gratuita, mas as vagas são limitadas, e é preciso ter idade mínima de 12 anos. É necessário que cada aluno leve material de desenho, como lápis, borracha e lápis de cor.

Após assistirem a uma versão resumida do filme “Café – um dedo de prosa”, os participantes iniciarão a oficina começando pelo pré-roteiro, passando pelo planejamento, desenho no papel e finalizando o flip-book com uma capa personalizada. Além do trabalho realizado, os participantes levarão para casa um outro flip-book novo.

Sobre o filme

“Café, um Dedo de Prosa”  conta de modo leve e bem humorado a história do café, e mostra sua importância na história do Brasil. O filme, de 72 minutos, é resultado de cinco anos de trabalho e teve uma pré-estreia internacional em março, no Mostra – Festival de Animação de Lisboa, um dos mais importantes eventos da animação mundial. No Brasil, fez uma pré-estreia na cidade de Itu, e foi exibido em algumas sessões especiais. Com contrato com a Polifilmes, deve ter lançamento comercial no segundo semestre.

A obra começou a ganhar vida em 2009, quando Squarisi conheceu o livro “História do Café”, que serviu de base e inspirou o roteiro. A autora, a historiadora Ana Luiza Martins, foi também a consultora e revisora histórica do filme. O enredo se desenrola a partir do encontro de um casal de amigos, Wandi Doratiotto e Vera Holtz. Apaixonados pela bebida, eles se encontram em uma cafeteria e iniciam uma conversa agradável e recheada de informações históricas, mas apresentadas de forma leve, descontraída e bem humorada, o que torna a obra acessível até mesmo para o público infantil.

Sobre Maurício Squarisi

Nascido em Campinas, cidade onde o café teve papel relevante, Maurício Squarisi tem uma longa carreira no mundo da animação: são dezesseis filmes como diretor, além de participação em dezenas de outros trabalhos como produtor, animador e colaborador. Ao lado de Wilson Lazaretti, é um dos fundadores do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, que já tem 40 anos de história. Além das obras autorais de cada diretor, o Núcleo tem forte atuação no ensino, pesquisa e divulgação de técnicas de animação, através da realização de oficinas. Até hoje, os diretores calculam ter ministrado mais de 2 mil oficinas, na maioria dos estados brasileiros, desde o Amapá até o Rio Grande do Sul, e em diversos países, como Estados Unidos, Portugal, Dinamarca, Moçambique, Argentina, Croácia, Suécia, entre outros. 

Serviço:

Oficina de flip-book “Café – um dedo de prosa”
Local: Museu do Café. Av. Heitor Penteado, 2145, Pq Taquaral – Campinas
Datas: 04, 11 e 18 de agosto
Horário: 14h
Inscrição: gratuita – através do telefone (19) 3296-1104

Exibição do longa de animação “Café, um Dedo de Prosa”
Local: auditório da Estação Cultura. Praça Marechal Floriano Peixoto, s/nº, Centro – Campinas 
Data: 17 de agosto
Horário: 14h
Entrada: gratuita

Compartilhe

Newsletter:

© 2010-2019 Todos os direitos reservados - por Ideia74

+ Cinema