encontros-e-desencontros.jpg
Cinema

Filmes de Sofia Coppola estão na programação do Cine CPFL Cultura de agosto

Publicado em 3 de agosto de 2015

O Cine CPFL Cultura, em Campinas, selecionou quatro filmes para o mês de agosto no ciclo “Encontros com Sofia Coppola”. As sessões ocorrem entre os dias 6 e 27, sempre às quintas-feiras, às 19h, e a entrada é gratuita.

Estão na programação os filmes “Encontros e Desencontros”, “Maria Antonieta, “Um Lugar Qualquer” e “Bling Ring – A Gangue de Hollywood”. 

Sofia Coppola é a cinesta do vazio. Seja num palácio, num hotel em Tóquio ou nas mansões das celebridades, o tédio e a dispersão de seus personagens servem como marca de uma geração em busca de sentidos para a vida. Esse vazio, ao tempo em que desagrega, reúne: em sua obra, os tecidos de solidariedade são construídos e reconstituídos entre encontros, desencontros e desejo de se encontrar ao se perder. Seus personagens celebrizados ou subcelebrizados, quase todos jovens, dizem mais sobre nossas vidas ordinárias do que aparentam.

Antes das sessões serão exibidos os mini-documentários do Café Pocket, série produzida a partir de discussões sobre o mundo contemporâneo organizadas pela CPFL Cultura.  Relacionamento, viagens, profissão, família e literatura estão entre os temas deste mês.

Programação Cine CPFL Cultura:

06/08, às 19h- Filme “Encontros e Desencontros”

Qual a fronteira entre a amizade e o encanto? O que une pessoas diferentes na busca por diversão, arte e atenção? A resposta, mostra a diretora, pode ser muito ou quase nada além do medo e da solidão.

Café Pocket: “O namoro: ontem, hoje e amanhã”
Exibição de entrevista com o psicoterapeuta Flávio Gikovate.

13/08, às 19h – Filme “Maria Antonieta”

Como resume o crítico Inácio Araújo, não se trata de um filme sobre uma rainha, mas de uma garota arrancada de sua terra para um casamento arranjado. No filme, a atualidade dessa violência é embalada pelo pós-punk inglês da trilha sonora.

Café Pocket: “Os livros e a vida: viagem ao coração dos livros”
Exibição de entrevista com o historiador Leandro Karnal

20/08, às 19h – Filme “Um Lugar Qualquer”

Nesta obra autorreferente, Sofia Coppola empresta a uma criança o olhar distante sobre o pai famoso. Nas brechas de tempo e reclusão há uma profusão de descobertas. Entre elas, a de as melhores coisas da vida são gratuitas e espontâneas.

Café Pocket: ” Vida profissional + vida pessoal: como se relacionar com os filhos?”
Exibição de entrevista com a psicóloga Rosely Sayão

27/08, às 19h – Filme “Bling Ring – A Gangue de Hollywood”

Em sua coluna na Folha de S.Paulo, o psicanalista Contardo Calligaris disse ter ficado aliviado por não ter levado nenhum adolescente ao cinema para ver o filme. O medo é justificável: a estupidez dos jovens retratados é obscena, e há sempre o risco de identificação. 

Café Pocket:
Estado crítico – Exibição de entrevista com o poeta Régis Bonvicino e o crítico literário Alcir Pécora

Serviço:

Cinema CPFL Cultura – “Encontros com Sofia Coppola”
Local: CPFL Cultura. Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1.632, bairro Chácara Primavera – Campinas. (19) 3756-8000
Data: às quintas-feiras, entre 6 e 27 de agosto
Horário: 19h 
Entrada: gratuita. Ingressos distribuídos por ordem de chegada. Recomenda-se estar presente uma hora antes de cada sessão

Compartilhe

Copyright ©2010-2018 Campinas.com.br. Todos os direitos reservados.

+ Cinema