Crianças
Prêmio Espantaxim incentiva crianças a escreverem sobre o Futuro
Publicado em 21 de fevereiro de 2018

Quinta edição do Concurso Nacional Literário Infantil Espantaxim e o Castelinho Mágico já está com inscrições abertas

V Concurso Nacional Literário Infantil Espantaxim e o Castelinho Mágico, mais conhecido como “Prêmio Espantaxim”, já está com inscrições abertas. Considerado o “Jabuti” da Literatura Infantil, o concurso idealizado pela autora e escritora Dulce Auriemo terá como tema: “Futuro – Visão para um Mundo Melhor”. Podem participar crianças de 7 a 12 anos, que serão “convidadas” a “embarcar” em uma “máquina do tempo” e ir até o ano de 2050, para escrever: uma história, imaginando como estará o mundo com os potenciais impactos dos avanços tecnológicos; uma mensagem, com a visão da criança participante sobre o futuro; ou então, uma poesia, falando o que deseja para um mundo melhor.

 

De acordo com Dulce, a proposta do V Prêmio Espantaxim é apresentar um retrato do futuro a partir da visão das crianças participantes, considerando fatores como as rápidas transformações tecnológicas atualmente em curso e seus reflexos no cotidiano.

Além de incentivar as crianças a desenvolverem o gosto pela leitura e escrita, outros objetivos do Prêmio Espantaxim 2018 são: valorizar a importância do livro (impresso ou virtual); ampliar o vocabulário; estimular a criatividade e a imaginação; e revelar autores do futuro; entre outros.

O Prêmio Espantaxim foi criado em 2010 e acontece a cada dois anos. Está em sua quinta edição. Os temas anteriores foram: “Guardiões da natureza” (2010); “Olimpíadas” (2012); “Música” (2014); e “Brasil, gigante pela própria natureza” (2016). 

Informações sobre o regulamento do V Prêmio Espantaxim

Para participar, é necessário ler o regulamento completo do concurso, que pode ser acessado diretamente por esse link: www.espantaxim.com.br/concurso2018.html 

  • Quem pode participar? Crianças de 7 a 12 anos, alunas de escolas públicas ou privadas de todo o País;
  • Sobre o que irão escrever? Um texto criativo sobre o tema: “Futuro – Visão para um Mundo Melhor”. A ideia é que os participantes se imaginem em 2050 e escrevam a respeito de que mundo encontrarão nesse futuro.
  • Quais formatos de texto serão aceitos? Os jovens escritores poderão optar por uma das três categorias do concurso: Redação (máximo de 30 linhas); Mensagem (texto de 5 linhas, sendo aceitas até 7); ou Poesia (de no máximo 30 linhas);
  • Como deverão ser escritos os trabalhos? Serão aceitos apenas textos escritos à mão (com lápis ou caneta), na folha própria do concurso, cujo download deverá ser feito no site: www.espantaxim.com.br. Os participantes poderão utilizar somente um lado da folha.
  • Envio das composições: os trabalhos poderão ser enviados pelo Correio ou e-mail. Pelo Correio, os textos originais deverão ser encaminhados na folha oficial do concurso, contendo os dados de identificação do estudante. A composição deve ser colocada em um envelope grande (sem dobras) e enviada para:

V Concurso Nacional Literário Infantil Espantaxim e o Castelinho Mágico – Prêmio Espantaxim 2018 

D.A Produções Artísticas

Rua Gomes de Carvalho, 1.666 – 1o andar – Vila Olímpia – São Paulo (SP)

CEP: 04547-006 

Professores(as) poderão desenvolver o tema com seus alunos em classe e, depois, encaminhar os trabalhos em um único envelope. Deverão incentivar os alunos para que façam pesquisas, debates e desafios sobre o tema. No regulamento, o professor encontrará o Portal do Professor, com dicas e sugestões.

Para envio por e-mail, a folha oficial do concurso deverá ser escaneada e encaminhada para a conta: contato@espantaxim.com.br

  • Prazo para envio dos trabalhos: até 5 de junho de 2018.

Avaliação dos trabalhos e premiação

Os trabalhos encaminhados ao Concurso Espantaxim 2018 serão avaliados por uma comissão julgadora composta por integrantes de reconhecido prestígio literário e influentes nas causas relativas à Educação Infantil Brasileira. Serão avaliados critérios como: fidelidade ao tema, clareza na exposição das ideias, qualidade literária, originalidade, criatividade e uso correto da Língua Portuguesa.

Ao todo, serão escolhidos 12 trabalhos vencedores: 3 em cada categoria (Redação, Poesia, Mensagem) e mais 3 na categoria Destaques. Entre os ganhadores, estarão representadas todas as faixas etárias participantes do concurso (7 a 12 anos).

Os escritores premiados receberão o Troféu Espantaxim e terão seus trabalhos publicados na V Antologia Espantaxim e o Castelinho Mágico, publicação que reunirá, ao todo, 200 obras, selecionadas dentre todas as encaminhadas para o concurso. Todos os ganhadores e autores dos trabalhos selecionados para compor a Antologia receberão exemplares da publicação e outros itens do Projeto Espantaxim, como a coleção completa de livros e CDs e o exclusivo boneco do personagem-título, mascote dessa iniciativa.

As três escolas que tiverem mais trabalhos selecionados para compor a Antologia também receberão o Troféu Espantaxim. Os resultados da V Edição do Concurso Nacional Literário Infantil serão divulgados em novembro de 2018. 

 

Compartilhe

Copyright ©2010-2018 Campinas.com.br. Todos os direitos reservados.

+ Crianças